Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Reforço escolar: o que é, sua importância e onde encontrar grátis

Reforço escolar: o que é, sua importância e onde encontrar grátis

Olá, leitor!

Até alguns anos atrás, o reforço escolar era visto como algo vergonhoso, como se o aluno não tivesse a capacidade de aprender determinado conteúdo na escola ou mesmo na faculdade, mas hoje a realidade é outra, e essa prática é vista com outros olhos.

O reforço escolar é uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor a matéria passada na escola, e assim ajudar na fixação do conteúdo em sua mente, não decorando o que está sendo ensinado, mas sim, entendendo e buscando aplicar de alguma forma, em sua vida ou em atividades diárias.

Há aqueles pais que ajudam seus filhos nas tarefas escolares, e isso é ótimo, pois, esse tipo de atitude estreita as relações familiares, mas muitas vezes, esses pais não conseguem tirar todas as dúvidas, ou como aprenderam determinado conteúdo há alguns anos atrás, talvez os seus conhecimentos estejam desatualizados, o que pode prejudicar o processo de aprendizagem da criança.

O reforço escolar é uma força extra no processo de aprendizagem

reforço_escolar

A primeira coisa que é preciso compreender, é que o reforço escolar não deve ser tratado como algo que seja mais importante do que o conteúdo aprendido em sala de aula, o reforço escolar é um complemento desse material.

Claro que o professor de reforço escolar tem o mesmo potencial para ensinar, que um professor que leciona em sala de aula, o fato que este último não pode ser substituído, uma vez que, o processo de aprendizagem em sala de aula é essencial para o desenvolvimento da criança como pessoa, pois ali, além de aprender a ler e escrever, ele aprende a socializar e a viver em sociedade.

Portanto, o professor responsável pelo reforço, se apresenta como uma força extra para auxiliar no processo de aprendizagem, nos momentos em que o aluno esteja com mais dificuldade em uma matéria.

Dessa maneira, o reforço pode ser tratado como uma forma de permitir que a criança, tenha contato por mais tempo com aquele conteúdo que tenha mais dificuldade em compreender.

As aulas de reforço escolar respeitam os limites da criança

Cada pessoa tem um determinado tempo para aprender um conteúdo específico, e essa limitação deve ser respeitada. No casos das crianças, quando ficam sob pressão para aprender, muitas vezes elas não aprendem apenas decoram a matéria, se tornando algo temporário.

Durante as aulas de reforço escolar, o professor tende a ser mais paciente e ir de acordo com o ritmo da criança, conseguindo assim identificar onde ele tem mais dificuldade e trabalhar esse ponto com mais atenção e carinho.

O professor de reforço escolar utiliza outra linguagem

Outro grande benefício do reforço escolar, é que muitas vezes o aluno não aprende determinada matéria por não entender a linguagem utilizada por seu professor em sala de aula, mas se outro professor explicar o mesmo conteúdo de uma maneira diferente, esse aluno consegue compreender melhor e aprender o que está sendo ensinado.

Essa nova linguagem utilizada pelo professor de reforço escolar, além de diferenciada, pode conter dicas ou dependendo do conteúdo alguns macetes, que o professor em sala de aula não teve tempo para passar, e esse pode ser todo o diferencial para o processo de aprendizagem do aluno.

O professor de reforço escolar foca em problemas pontuais

Todos sabemos que independente da criança estudar em uma escola particular ou pública, o professor não consegue dar a devida atenção para todos os alunos e assim sanar as dúvidas pontuais de cada um deles.

Por outro lado, um professor de reforço escolar, está ali exclusivamente para auxiliar apenas essa determinada criança e conseguir tirar todas as dúvidas sobre a matéria que ela tem mais dificuldade em sala de aula.

Esse auxílio nas dificuldades pontuais que as aulas de reforço escolar proporcionam as criança durante o processo de aprendizagem, pode ser fundamental para a sua formação e desenvolvimento pessoal e profissional, se pensarmos a longo prazo.

Como saber se a criança precisa de reforço escolar

Muitos pais, mesmo acompanhando o boletim de notas de seus filhos e participando ativamente das atividades da escola, não sabem qual o momento certo para contratar um professor de reforço escolar para seu filho.

Uma maneira de saber se a criança precisa de aulas de reforço escolar é manter um diálogo constante com o professor, pois, ele poderá indicar se há ou não necessidade. Os pontos que o professor irá observar no comportamento do aluno são:

  • A desorganização e a não entrega das atividades relacionadas com a matéria
  • A falta de interesse durante a aula por determinado conteúdo
  • A falta de confiança e baixa autoestima quando questionado sobre o assunto abordado em sala de aula
  • O esquecimento de materiais correspondentes a matéria
  • A necessidade de chamar atenção em sala de aula todas as vezes que o conteúdo é abordado

Há ainda casos de crianças com inteligência acima da média e que se sentem entediados porque acham a aula fácil. Por essa razão, é tão importante a avaliação do professor sobre a necessidade de aulas de reforço escolar.

Em que a falta do reforço escolar pode refletir na vida da criança?

Se uma criança tem dificuldade em um determinado conteúdo em sala de aula, e seus pais não se empenham para que ele consiga compreender e aprender essa matéria através de aulas de reforço escolar, isso pode refletir diretamente no futuro dela.

Grande parte do conteúdo ensinado no ensino básico, são aprimorados ou complementados nos ensinos médios e superiores, quando um aluno chega com dificuldade, por exemplo, em matemática, nessas séries mais avançadas, ele terá mais dificuldade para aprender, o que irá diminuir sua dedicação para os estudos.

Essa falta de dedicação reflete diretamente no processo de formação. Essa criança poderá se tornar um cidadão relapso, sem interesse em crescer pessoal e profissionalmente, simplesmente porque não entendia a matéria passada.

Então, porque não investir uma ou duas horas por semana em um professor de reforço escolar, para que essa criança possa ter uma formação mais completa, e assim, garantir um futuro no qual ele terá mais autoconfiança?

A importância do reforço escolar para o MEC

Como já falamos aqui no Canal do Ensino, o reforço escolar é considerado algo tão importante no processo de aprendizagem do aluno, que o Ministério da Educação – MEC, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latino-Americana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI, criou o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE.

Esse banco tem como objetivo principal compartilhar recursos educacionais digitais gratuitamente em diversos formatos, tais como áudio, simulação, vídeo, software educacional, animação, mapa, imagem, entre outros materiais.

Onde encontrar reforço escolar gratuito

Se você se interessou pela ideia de reforço escolar para seu filho, mas no momento não tem condições de pagar um professor particular, não se preocupe, na internet existem diversos sites de reforço escolar gratuito que podem ajudar a tirar as dúvidas de seu filho.

E pensando nisso, nós do Canal do Ensino, preparamos uma lista com os principais sites de reforço escolar gratuito para te ajudar nessa busca.

Grupo Virtuous

Esse é um site de reforço escolar que está no ar desde 1998, e tem ótima qualificação. Ele possui mais de três mil páginas de conteúdo de matemática, além de outras matérias. Entretanto, o site não disponibiliza vídeo- aulas, apenas material de apoio que pode ser impresso ou baixado no computador ou tablet.

Outros sites vinculados ao Grupo Virtuous são:

Programa FGV Ensino Médio Digital

Essa é uma plataforma digital da Fundação Getúlio Vargas, que tem como objetivo dar aula de reforço escolar para alunos do ensino médio que estão estudando para o ENEM.

Diferente do Grupo Virtuous, além de exercícios e material teórico de apoio, o Programa FGV ainda oferece videoaula para os alunos que se cadastrarem e tiverem interesse em aprender um pouco mais.

Para se cadastrar e fazer as aulas de reforço escolar gratuitamente pelo Programa FGV, basta entrar no site e se cadastrar. Você receberá um e-mail de confirmação, e pronto! Pode começar a estudar.

Me Salva

Essa plataforma foi desenvolvida em 2012, com o objetivo de auxiliar os alunos de ensino médio e superior que tenham dúvidas na área de exatas. Os seus criadores disponibilizam videoaulas de no máximo 10 minutos, sendo que o conteúdo é explicado de maneira simples e objetiva.

O interessante dessa plataforma, é que os estudantes de reforço escolar podem interagir entre si, ajudando dessa forma um ao outro a tirar dúvidas e a resolver exercícios mais complexos.

Calcule Mais

A Calcule Mais é uma plataforma criada para ajudar alunos do ensino médio que tenham dificuldades em exercícios de matemática. O site conta hoje com mais de 700 videoaulas.

Esse site é considerado um dos melhores na área, e já foi recomendado pelo MEC, Secretaria de Educação de São Paulo e considerado o site com maior qualidade e audiência, de acordo com avaliação de professores da UNICAMP.

Grátis Videoaulas

Apesar de ainda não possuir um conteúdo completo, a plataforma Grátis Videoaulas, possui um ótimo conteúdo que pode auxiliar no reforço escolar os alunos do ensino médio e fundamental.

Qual sua opinião sobre o reforço escolar? Ele é realmente importante para o processo de aprendizagem e a formação da criança?

Compartilhe com seus amigos.

Até breve!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo