Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Redes sociais a favor dos filhos e dos pais

Redes sociais a favor dos filhos e dos pais

Olá, leitores!

Muitas pessoas criticam as redes sociais e dizem que elas afastam as pessoas do convívio comum. Atualmente temos tantas redes sociais que, se você parar e passar um tempo em cada uma delas, não terá tempo para fazer outras atividades, mas elas podem ajudar muito e estão a favor dos filhos e dos pais, basta saber como usar.

As redes sociais revolucionaram muitos aspectos. Você pode ter contato com pessoas que moram longe, pode conversar e não pagará nada por isso. Estar nas redes sociais é bem vantajoso e muitos pais e filhos gostam. Pode parecer estranho ser uma vantagem, pais e filhos terem redes sociais, mas é muito bom e elas estão aqui para te ajudar. Atualmente as crianças e adolescentes ficam muito tempo na frente do computador, tablet ou celular, locais em que eles podem fazer de tudo, brincar, falar com os amigos e usar as redes sociais.

O problema é que não dá para ficar atrás do filho vendo tudo o que ele faz, isso pode ser considerado até invasão de privacidade, mas você pode ver o que ele faz e quem são os amigos através da rede social. Essa é uma forma da rede social estar a seu favor. Se você também usa e tem seu filho como amigo, poderá ver tudo o que ele posta e as pessoas que participam do convívio dele. É preciso confiar e dar uma ”espiadinha”, mas é claro que ter uma boa conversa sobre isso é importante.

A rede social está mais a favor dos pais e filhos que o contrário, ela pode ajudar bastante na relação da família, você só precisa saber usar de forma sábia e mostrar a seus filho como usar da melhor forma. É bom estar sempre atento ao que acontece nas redes socais, acompanhar o relacionamento dos filhos, prestar atenção nos comentários feitos por eles ou outras pessoas e ver o conteúdo acessado.

É claro que tudo isso vai depender da idade do seu filho. Se você tem filhos menores é sempre bom ter mais atenção. Se seus filhos já são maiores você pode conversar com eles e instruir, mas os benefícios não são apenas para os pais e para vigiar os filhos, elas são uma forma de interação, se você tem uma rede social que seu filho também tem, vocês podem se interagir, podem ter assunto um com o outro sobre determinado tema ou pessoas que vocês viram por lá.

A internet também ajuda a educar, já falamos aqui em outra ocasião que as redes sociais podem ser usadas na aprendizagem. Isso será um grande benefício para seus filhos e também para vocês como pais, pois podem acompanhar o que é feito em sala de aula e os filhos vão se sentir mais interessados em aprender usando essa ferramenta tão nova e atrativa.

O que fazer com seus filhos nas redes sociais

varios-perfis-conectados

O forte dessas redes é a interação e você pode interagir com seus filhos por lá, é claro que tudo deve ser com moderação e sem exageros. Você não pode constranger os filhos fazendo comentários bobos e constrangedores, mas pode curtir uma foto que ele posta, pode fazer um simples comentário. Pode ter certeza que seus filhos vão gostar dessa interação nas redes sociais, ela é importante, mas precisa ser moderada para a criança ou adolescente não se sentir sufocado ou constrangido.

A liberdade é a melhor forma de confiança, você pode dar liberdade para seus filhos usarem todas as redes sociais que eles tem vontade, isso vai gerar confiança e pode ter certeza que eles ficarão felizes com essas ações. Quando os pais conversam mais e liberam a criança ou adolescente para fazer algo, eles sentem que podem confiar também em vocês e contar as coisas que acontecem.

As redes sociais podem transformar pais em amigos e isso é muito bom para o desenvolvimento pessoal e familiar, o adolescente que se sente a vontade para conversar com o pai sobre diversas coisas é bem mais tranquilo que o adolescente que vive preso e não pode fazer nada. A verdade é que as redes sociais estão ai para benefício de todos, saiba usar e mostre ao seu filho como usar.

Achou interessante e quer compartilhar com seu amigos que vigiam demais o filho? Ou você que é filho achou legal e quer mostrar para seus pais? Não deixe de compartilhar, as redes sociais são podem ajudar bastante no convívio da família.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo