Você está aqui:Home » Enem » Redação Enem: sites que você pode utilizar para treinar

Redação Enem: sites que você pode utilizar para treinar

 Olá,

Sabemos que você tem estudado bastante para o Enem, isso é importante. É necessário rever as matérias e ter um plano de estudo bem fechadinho para se sair bem. Mas está treinando a redação? Este é também um estudo muito significativo e não pode ser deixado de lado. A redação Enem conta muito, por isso veja nossas dicas e sites que você pode utilizar para treinar.

 Não esqueça de treinar a redação pelo menos uma vez na semana. Se você escrever uma redação de acordo com as regras pedidas pelo Enem, vai conseguir uma boa nota. Ah! Vale lembrar que mesmo você que tem mais dificuldade em escrever e apresentar suas ideias, com o treino vai conseguir uma nota legal. A redação Enem não é um bicho de sete cabeças e você vai descobrir isso ao final deste artigo.

Como fazer redação Enem 

Se já está estudando já deve ter reparado em algumas regrinhas. Para que sua redação fique coerente e concisa é importante saber as competências de cabeça. É assim que vai conseguir fazer uma redação no Enem para tirar nota máxima. Então vejamos as competências:

  • Demonstre domínio da norma culta da língua escrita;
  • Entenda a proposta da redação;
  • Seja fiel ao tema;
  • Tenha uma boa argumentação em seu texto dissertativo argumentativo;
  • Não esqueça de interpretar as informações, organizar e selecionar os fatos e opiniões;
  • Mostre conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para argumentação;
  • Elabore uma proposta de solução para o problema abordado.

Baseando nessas competências conseguirá se sair bem na redação. São esses critérios que os corretores do Enem esperam ver em sua redação. Por isso pratique e sempre que terminar uma redação veja se ela tem as competências citadas.

Mas vamos concordar com você que apenas vendo essas competências não fica mais fácil fazer uma redação Enem. Você apenas sabe o que deve ter, mas como fazer? É ai que entram os sites que você pode utilizar para treinar. Saber como fazer você já sabe, entende o que deve ter em seu texto, mas está na hora de obter ajuda.

redacao-enem

Sites para treinar redação Enem

Além dos sites que você pode pagar para fazer a redação e ter a correção de um professor, existem sites que fazem esse trabalho gratuitamente. O intuito é te ajudar não só mostrando como deve ser feito, mas também dar dicas e formas mais simples e baratas de estudar.

Um site que tem uma proposta bem interessante é o Escrever Online fazendo o cadastro no site você pode fazer suas redações e ter elas corrigidas por colegas. Além disso, outras pessoas podem comentar e dizer o que você pode melhorar. Mas não é só isso, você também pode contribuir na correção de outras pessoas e estudar ainda mais. Corrigir a redação de uma pessoa também é um treino importante, vai te ajudar bastante.

Um outro site bem interessante que também vai te ajudar é o Redação Enem ele não é gratuito, mas o valor é bem em conta. Com ele você pode escolher o pacote que mais lhe interessa e fazer as redações. Elas serão corrigidas por pessoas especializadas e você ainda recebe pontuação e comentários.

Curso de Redação Enem – Curso avançado de técnicas e metodologia para ajudar ao aluno a aumentar suas chances de tirar a nota 1000 na redação do Enem. Método desenvolvido e comprovado pelo Professor Walther Dorighelo de técnicas avançadas.

Redação Criativa 2.0 – Aprenda como começar redações nota 10 de forma simples e prática. Entenda como persuadir o emocional do avaliador através de 9 gatilhos mentais poderosos.

+ Conheça também o Guia Prático da Interpretação de Textos para o ENEM

App para treinar

E não acabou, como estamos o tempo todo conectados não podia faltar a dica de um aplicativo para treinar a redação Enem. Um app para treinar redação que é bem legal é o Redação nota 1000, com ele você vai conseguir ver os temas possíveis para a próxima prova. Também pode visualizar as últimas redações com notas boas, tem a opção de marcar as favoritas e também acessar seu manual de redação.

Existem outros apps para treinar a redação, como:

Baixe esses aplicativos ou escolha o que achar mais interessante para você treinar, não deixe de praticar a redação Enem dessa forma também.

Possíveis temas da redação Enem

Todos os anos aparecem opções de temas para a redação, ela sempre trata de assuntos atuais. Por isso é sempre bom ficar atento as novidades e aos acontecimentos. O tema já está definido, mas você só saberá no dia da prova, mesmo assim, podemos citar alguns que podem aparecer. No ano passado o tema da redação foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Para este ano já existem algumas opções com mais chances de aparecer como conteúdo. Temas como água, família, desigualdade e o mosquito Aedes Aegypti são sempre bem atuais e podem aparecer como assunto para a redação Enem. Mas existem outros, vamos citar aqui 5 deles, veja e comece a praticar com essas temáticas também.

Redes Sociais

O uso das redes sociais já faz parte da vida de muitas pessoas e também da sociedade. O assunto rede social pode ser tratado de diversas formas, como por exemplo, a ética e a moral nas redes sociais. É um tema atual e interessante, pois faz parte da vida da maioria dos brasileiros, principalmente jovens.

Liberdade de expressão

Muito ligado as redes sociais está a liberdade de expressão. Atualmente não só a mídia, mas também as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade. O problema é que por causa dessa liberdade algumas pessoas a usam de forma errada e acabam ferindo o direito do outro.

Bullying

Mais um assunto bem atual. É um problema não só no Brasil, mas em todo o mundo, principalmente na fase escolar. O tema sobre bullying pode discutir as causas e soluções para esse problema.

Ocupação

Os jovens estão cada vez mais envolvidos com a política e estão se conscientizando mais. A ocupação das escolas foi um acontecimento recente e que mostra a importância do diálogo e respeito pela opinião dos jovens.

Estética

Este é um assunto bem presente na internet e nas redes sociais. É possível que o tema da redação Enem seja este e que peça para discutir sobre a aceitação dos padrões.

Não deixe de ler sobre esses temas, buscar saber mais sobre cada um dos assuntos e praticar. Escreva sobre cada um deles, faça mais de uma dissertação envolvendo assuntos diferentes, mas com o mesmo tema. Assim você vai estar bem mais preparado para a redação Enem.

É bom lembrar também que você não precisa se apavorar se o tema da redação não foi treinado. Se você fizer diversas dissertações e treinar bastante, vai conseguir tirar uma boa nota. Por isso anote as competências que mostramos no início desse artigo e sempre que fizer um texto confira se as competências necessárias estão ali.

Fazer a redação Enem não é complicado nem um bicho de sete cabeças. Você vai conseguir fazer algo interessante se tiver treinado. Por fim vamos mostrar como escrever uma redação passo a passo.

redacao-nota-enem

Dicas e passo a passo para você tirar 1000

Com nossas dicas e esse simples passo a passo você vai tirar nota máxima, mas lembre-se que você precisa treinar. Por isso use os sites que passamos, não deixe de escrever bastante, faça pelo menos uma redação por semana. Veja o passo a passo para fazer uma redação.

  • Veja o tema e faça uma leitura cuidadosa Entender o que está sendo pedido é a principal dica, esse passo vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia quantas vezes for preciso os textos de apoio.
  • Elabore o projeto de texto e escolha uma tese – É necessário escolher uma abordagem e os argumentos que usará. Você precisa defender a abordagem que escolher e ter bons argumentos, por isso pense bem no que vai escolher.
  • Faça a primeira versão do texto – Use a folha de rascunho para fazer a primeira versão da redação. Nesse momento preocupe apenas com o conteúdo e deixe a gramática para depois. Não esqueça que seu texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Revise o texto Este é o momento de preocupar com a gramática, faça uma correção bem caprichada. Se estiver com dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão.
  • Passe o texto a limpo Agora é o momento de passar a redação a limpo. Está é a última etapa da redação, lembre-se de respeitar o limite de linhas e não colocar informações fora da área de correção.

Sua redação já está pronta e agora é só entregar. Espere o resultado confiante, pois se seguir todas as dicas vai conseguir tirar nota 1000. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário. Não esqueça de compartilhar com seus amigos também, esse é um assunto que todo estudante precisa saber. Tenha tudo na ponta do lápis.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo