Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Quer passar no concurso público? Veja 3 características de todo concurseiro

Quer passar no concurso público? Veja 3 características de todo concurseiro

Olá, leitor!

Quem já prestou concurso público sabe como o processo seletivo pode ser acirrado. Existem vagas que podem ser disputadas por milhares de pessoas, mas apenas uma delas conquistar o espaço.

Mas nada que dedicação e força de vontade não resolvam, afinal, estudar para um concurso vale a pena: pessoas concursadas têm a garantia de estabilidade na carreira, além de muitas vezes receberem salários compatíveis com o mercado.

A pergunta que fica para quem se interessou em tornar-se concursado é: como chegar lá e desbancar uma série de concorrentes tão qualificados como você? O Canal do Ensino tem algumas respostas!

Antes de passar algumas dicas, é importante frisar que todas as pessoas são capazes de conquistar um cargo no concurso público. O segredo está, na verdade, na dedicação. O caminho pode ser árduo, mas o final dele é compensador. Tenham isso em mente, combinado? Confira a seguir, as principais características de um bom concurseiro!

Características de um bom concurseiro

quer-passar-no-concurso-publico-veja-3-caracteristicas-de-todo-concurseiro

1 – Sabe o que quer

Processos seletivos de concursos públicos, além de serem desafiadores, podem ser extensos. Por isso, é fundamental que o concurseiro tenha em mente o que exatamente irá prestar, além de informações básicas como datas de realização de provas e atividades, local de atuação do cargo disputado e temas que precisam ser estudados.

Escolher diversos concursos de uma só vez, pode não ser uma boa opção: para dedicar-se 100%, é indicado ter um só foco. O concurseiro deve decidir por aquele que esteja alinhado ao seu perfil e objetivos profissionais, e não tentar a sorte com oportunidades que não se encaixam às suas aptidões.

2 – Aplicado nos estudos

Não basta decidir prestar um concurso, não estudar para ele e achar que irá passar. Tudo bem, às vezes isso pode acontecer, mas vocês não querem arriscar, certo? Como o processo é disputado, é mais do que fundamental que o concurseiro estude diariamente para as matérias e temas que irão cair nas provas e atividades.

Criar uma rotina de estudos, lendo livros e artigos, assistindo videoaulas e realizando testes e exercícios de concursos passados, pode fazer toda diferença. Há no mercado, também, cursos preparatórios que podem ajudar o concurseiro a se destacar diante os concorrentes – e são um ótimo investimento.

Em qualquer uma das hipóteses, o concurseiro deve treinar sempre que possível com provas passadas. Dessa forma, não irá se “assustar” quando ver os exercícios durante o dia da avaliação oficial e já estará acostumado ao formato e estilo da prova.

3 – Não desiste fácil

Como citamos anteriormente, o caminho para conquistar uma vaga em um processo seletivo pode ser árduo, mas será compensado no final. É comum pessoas pensarem em desistir enquanto estão se preparando para um concurso, mas é necessário ter perseverança.

Serão, sim, muitas horas de estudo e dedicação, dias pensando na prova. Existirá preocupação com a avaliação, mas depois tudo valerá a pena.

Mesmo se não der certo na primeira tentativa, o candidato é livre para se inscrever em novas oportunidades e dedicar-se a uma nova chance. O segredo é esse: não desistir! Tanto no percurso como com mudanças de planos.

Outras oportunidades:

Como escolher o concurso ideal

Concursos podem ser realizados tanto por pessoas graduadas ou não. O primeiro passo é entender qual processo aceita o seu nível de escolaridade e matérias cursadas.

Após escolher algumas opções, comece a avaliar pontos como localização da vaga em questão e possibilidade de morar na nova cidade, lugar de realização das provas, remuneração, funções do cargo, avaliação de funcionários da instituição, oportunidades de crescimento profissional e outros itens que julgar necessário para uma boa experiência com o novo trabalho.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo