Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Que tipo de profissional o mercado de trabalho procura?

Que tipo de profissional o mercado de trabalho procura?

Olá leitores, tudo bem?

O mercado de trabalho é quase que um campo de batalha nos dias de hoje. Antigamente apenas a qualificação era o suficiente para garantir uma vaga de emprego.

Até alguns anos fazer uma faculdade era consideravelmente mais difícil, portanto, quem conseguia concluir o ensino médio estava muito acima dos outros concorrentes no mercado de trabalho.

Os tempos mudaram e felizmente o acesso à universidade é mais fácil. Porém, isso cria um mercado com concorrentes mais capacidades, acirrando a disputa pelas vagas de trabalho.

Mas, que tipo de profissional o mercado de trabalho procura?

Conheça as principais características mais buscadas no mercado de trabalho atual:

Autogerenciamento

O que é uma pessoa capaz de autogerenciamento? Como a própria palavra expõe, o autogerenciamento é a capacidade de agir sobre si mesmo como um gerente.

Você é capaz de se motivar, disciplinar, auto avaliar, realizar projetos, ter novas ideias, manter seus planos, criar novas ideias e implementar soluções.

O mercado busca um profissional que não dependa de gerenciamento constante, ele pode fazer isso por si só.

Capacidade de comunicação múltipla

Na era digital ter mais do que uma língua fluente não é mais o suficiente para garantir que você seja um profissional qualificado para uma empresa.

Empresas procuram profissionais que são capazes de se comunicar com o mundo utilizando as milhares ferramentas oferecidas digitalmente. E-mails, redes sociais, aplicativos, programas de transferência de arquivos, transmissão de dados, tudo isso é algo necessário para um candidato que quer estar à frente do mercado de trabalho.

Proatividade

As empresas buscam funcionários que estão dispostos a atender à empresa, até mesmo fora das 8 horas por dia.

Uma pessoa proativa está disposta a colaborar com a empresa, com os colegas e com todos os resultados e visão da empresa.

Tudo isso é comum em profissionais, porém fazer isso sem a necessidade de ordens é o que configura a proatividade de um profissional.

Resiliência

A resiliência é a capacidade de ultrapassar as adversidades e fortalecer-se através das dificuldades e dos desafios.

A resiliência garante que o profissional consiga vencer qualquer pressão, tornando-se ainda mais experiente e forte. O mercado de trabalho está cheio de desafios, portanto aprenda a ter resiliência, isso será muito valioso na sua carreira profissional e pessoal.

Educação contínua

Como qualquer área da vida, não só a profissional, você não pode parar de estudar nunca.

Não existe um “Sei tudo sobre isso”, principalmente quando o assunto é na sua carreira. Não importa o quão simples pareça o seu trabalho, sempre tem algo a mais para ser aprendido e aprimorado.

Um funcionário que não está “congelado” é muito valioso para as empresas.

O que vocês acham dessa lista? Concordam?

Até mais, leitores!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo