Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Que tipo de concurseiro você é?

Que tipo de concurseiro você é?

Olá concurseiro!

Você sabe que tipo de concurseiro você é? Existem sim alguns tipos de pessoas que prestam concurso. Saiba em qual deles você se encaixa.

O site IOB Concursos pesquisou e identificou 8 tipos diferentes: o Sonhador, o Financista, o Desesperado, o Indeterminado, o Idealista, a Aventureira, o Atirador Profissional e o Degrau.

Só pelos nomes, já dá para saber como diferenciar cada um, mas vamos falar individualmente:

1. O Sonhador

O concurseiro sonhador acredita que ao passar em um concurso, ele estará com a vida garantida. Não precisará mais trabalhar duro e se empenhar quando empossar o cargo. Para ele, a aprovação em um concurso público representa a solução para sua vida tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

2. O Financista

Baseia-se apenas na remuneração para escolha do concurso e cargo, não considera as funções que irá desempenhar no dia-a-dia, local de trabalho, vocação e habilidades. Geralmente o financista continua prestando concursos com cargos de salário maior, mesmo após sua aprovação ou posse.

3. O Desesperado

São os candidatos que mesmo possuindo nível superior decidem prestar um concurso de nível médio, acreditando ter melhores chances de aprovação. Grande parte dos “desesperados” não passaram em um concurso de nível superior após várias tentativas.

4. O Indeterminado

São os concurseiros que foram demitidos ou sofreram alguma desilusão profissional e resolvem ser funcionários públicos por não ter mais “patrão”. Eles têm dois destinos: estudam até passar ou, no segundo semestre de estudo, recebem uma boa proposta de trabalho e voltam para a iniciativa privada.

5. A Idealista

É o que quer assumir uma função pública, quer fazer a diferença no cargo escolhido, seguindo à risca suas obrigações. São os mais obstinados em passar, estudam mais tempo e não param até passar no concurso que idealizaram. São concurseiros assumidos, mas não prestam diversos concursos, apenas aqueles que realmente querem.

6. A Aventureira

Não estuda até a saída do edital e, em alguns casos, mesmo depois da publicação do edital, protela os estudos ao máximo e quando falta 1 mês para a data da prova, acredita que pode tirar o atraso, estudando incansavelmente.

7. Atirador Profissional

Faz a inscrição em vários concursos, sempre motivado pelo salário, mas não estuda e tenta a sorte na hora da prova. Procura por dicas de como chutar certo e fórmulas mágicas para passar em concursos.

8. Degrau

Usa os concursos como degraus. Após a aprovação, assumir o cargo serve para dar segurança financeira para continuar os estudos para outros certames e cargos melhores. Mas cuidado! Algumas vezes ao empossar o cargo, o candidato se acomoda na função ou ainda acaba não tendo tempo para dedicar-se aos estudos, dificultando o objetivo inicial.

E aí? Qual é o seu tipo?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo