Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Faculdade de graça: Como fazer um curso superior sem dinheiro

Faculdade de graça: Como fazer um curso superior sem dinheiro

Olá, leitor!

A escolha de fazer uma faculdade é a decisão mais importante que um estudante toma. O seu desempenho no curso escolhido irá influenciar em sua experiência universitária geral e na sua carreira.

Imagine-se investir pelo menos 4 anos de vida fazendo uma escolha errada? Além do tempo perdido, o prejuízo financeiro e emocional pode ser grande.

Se você já pensou no curso que quer fazer e não tem duvida quanto a realizar esse sonho, porém não pode pagar mensalidades, que tal fazer uma faculdade a distancia gratuita?

Essa pode ser uma ótima oportunidade, principalmente se você quer desenvolver suas habilidades e acumular novas qualificações, mas não consegue cursar a faculdade, uma faculdade à distância pode ser a solução.

Os cursos universitários destas faculdades EAD são projetados para serem estudados em casa e são fornecidos pela Internet com o apoio de uma equipe especializada. É uma maneira ideal de aprender de forma flexível e economizar muito.

Entenda o que é Educação a Distancia

faculdade a distancia gratis

Reprodução

 

O termo Educação a distancia ou EAD pode confundir muitos estudantes, pois há uma mistura de termos “aprendizagem online”, “e-learning” e “semipresencial” com os cursos feitos  totalmente pela internet.

Atualmente a maioria dos cursos a distância são baseados no uso de ferramentas da Web 2.0 que permitem aos alunos controlar o acesso à aprendizagem, através de software, plataforma online e ferramentas de multimídia, como aplicativos de videoconferência e outros.

EAD resumindo é um método de educação, os alunos podem estudar em seu próprio tempo, no local de sua escolha (casa, trabalho ou centro de aprendizagem da faculdade), e sem contato face a face com um professor.

Benefícios de se fazer uma faculdade gratuita a distancia

Se você escolher um curso universitário numa faculdade publica ou instituição de ensino superior que ofereça bolsas, a vantagem mais óbvia é claro que é a economia que você fará. Mas há muitas outras, confira a seguir.

Vantagens de fazer uma faculdade a distancia de graça

  • A principal vantagem do ensino à distância é que este método educacional permite que você adapte seu aprendizado e cronograma de estudos em torno do trabalho e da rotina da sua vida doméstica.
  • É você que irá organizar e definir seu ritmo de estudo seguindo as disciplinas e participando também de atividades de avaliação etc.
  • Você pode escolher quando e onde estudar, não importa se você mora longe da faculdade, você pode acessar a plataforma online e participar das aulas de onde estiver, em qualquer lugar do mundo com acesso a internet.
  • Provedores de ensino à distância geralmente oferecem suporte dedicado aos seus alunos on-line ou a distância.
  • Como a faculdade EAD exige maior disciplina, os alunos acabam desenvolvendo muito mais habilidades úteis no mercado de trabalho, como planejamento, pesquisa e gestão do tempo.

Desvantagens dos cursos universitários a distancia

Quando você escolhe entrar numa faculdade EAD precisa estar ciente que há desvantagens, apesar dos benefícios.

A desvantagem é que você não desfrutará do convívio de estar em um campus universitário e de se relacionar diariamente com colegas.

Então a solidão pode ser algo que pode prejudicar o desempenho de alguns alunos, principalmente aqueles de temperamento mais extrovertido. A saída é fortalecer o contato com os demais alunos do curso EAD participando de fóruns virtuais, grupos de ajuda virtual e salas de discussão e também pelo contato on-line frequente com os tutores responsáveis pela turma.

Como fazer uma faculdade a distancia gratuita

Há diversos cursos universitários para alunos interessados pela modalidade EAD, em áreas como licenciatura, graduação em pedagogia, administração de empresas, recursos humanos, assistência social e áreas de saúde.

Os cursos de TI e de gestão voltados para formar profissionais de negócios são os mais procurados.

Enfim há muitas opções para os estudantes que desejam desenvolver suas habilidades e progredir em sua carreira.

Além dos cursos de graduação pela internet você também pode fazer uma pós-graduação e muitos cursos livres e profissionalizantes via ensino à distância.

As universidades e faculdades garantem que seus programas e qualificações de ensino à distância sejam da mesma alta qualidade que os programas baseados no campus.

Universidade Aberta do Brasil – faculdade a distancia do governo

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino a distância via internet.

Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas.

O ingresso no programa é como em qualquer curso superior, através de Vestibular e os municípios onde os cursos são oferecidos são geralmente no interior de todos os estados brasileiros.

Recursos para estudar a distancia

A Universidade Aberta e outras instituições de ensino disponibilizam uma plataforma online, um site que é acessível a partir de qualquer navegador da web, seja computador ou um dispositivo móvel, como um tablet.

Você pode acessar todos os materiais de aprendizagem online através de nossa plataforma de aprendizado interativo, onde você também pode se comunicar com o tutor  do curso e enviar tarefas on-line, para um feedback mais rápido.

Além dos materiais de referencias que os professores indicam há muitos materiais que são disponibilizados na plataforma, a maioria do conteúdo interativo é baseado em HTML, o que funciona em navegadores de internet, outros conteúdos exigem a instalação de programas como o Flash. Quando procurar informações sobre o curso verifique os requisitos para atualizar seu computador.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?

Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos. Mais abaixo há uma série de links para sites onde você poderá saber como se inscrever para uma destas bolsas de estudos.

Caso não consiga entrar numa faculdade EAD de graça, confira as alternativas:

A boa notícia é que existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Até os bancos estão disponibilizando bolsas para universitários.

Mas a modalidade mais comum e fácil de conseguir é a bolsa restituível ou rotativa em que você faz o curso sem pagar a mensalidade, ou paga parcialmente, durante o período do curso. Depois do término do mesmo há um prazo de carência de um ou dois anos e depois deste período você passa a pagar a cada mês.

A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar a carreira profissional e já possui recursos próprios. Muitas vezes a própria instituição de ensino financia através de bolsa rotativa uma cota limitada de alunos com 50% ou 100% de desconto.

Portanto entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber mais detalhes.

Comumente o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir rigorosamente é manter boas notas para não perder o privilégio da bolsa de estudos.

Sempre verifique os requisitos para participar, valores de taxas do curso escolhido, prazos para concursos de bolsas de estudo e outras informações diretamente com a universidade ou faculdade a distancia que escolheu.

As taxas variam de instituição para instituição de ensino EAD, mas os custos provavelmente serão menores do que para cursos presenciais.

Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:

Perfil dos estudantes das faculdades a distancia

A principal razão para os estudantes escolher fazer uma faculdade a distancia tem relação com a necessidade econômica e também a com dificuldade de se comprometer com um tempo e local. Muitos ainda trabalham em um período e optam por estudar no contra turno.

Como as salas de aula virtuais podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, para a maioria dos alunos é a única forma de conseguirem estudar.

A maioria destes estudantes tem acima de 25 anos e trabalha nos horários dos cursos tradicionais e precisam de horários flexíveis.

Estes estudantes precisam de oportunidades de desenvolvimento profissional e escolher fazer uma faculdade a distancia gratuita é a chance de  acompanhar o ambiente de trabalho em constante mudança de hoje.

Além dos jovens que estão saindo do Ensino Médio há também muitos que já estão algum tempo no mercado de trabalho e procuram uma faculdade EAD por vários motivos.

Alguns estão interessados ​​em mudar de carreira ou simplesmente expandir sua base de conhecimento por razões pessoais ou de trabalho.

Alguns estão se atualizando após fazer um curso técnico ou simplesmente procuram cursos da Universidade Aberta para iniciar o sonho de fazer a graduação, sonho que foi adiado devido a necessidades familiares ou de carreira.

Enfim, não é apenas a necessidade financeira que faz os cursos a distancia serem cada vez mais procurados. Mas também porque a educação a distância é a forma que estas pessoas encontraram para aprender em seu próprio ritmo ou em um momento e local que seja conveniente para eles.

De muitas maneiras, as faculdades a distancia gratuitas tornam a educação acessível e disponível para muitas pessoas.

E você já escolheu qual curso EAD irá fazer?

Sucesso!

comentários (16)

  • Antonio Campelo

    Olha só a pergunta que este site Ensino Guia da Educação faz para o seu leitor,
    Que tal fazer uma faculdade de graça?
    Bom a pergunta está a ir no ar, mais me diga quem não quer uma oportunidade desta, principalmente uma pessoa madura ou uma pessoa que não tem condições de frequentar uma Faculdade ou até de está presente nela?.
    Olha só a opção que o site dá!!
    Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:

    Programa de Financiamento Estudantil – FIES
    CNPq
    Fundação Estudar
    Instituto Ling (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)
    CAPES (apenas pós-graduação gratuita)
    Olhei todas elas e nem uma é gratuita, gostaria de saber por que um site tão importante assim, faz uns anúncios mentirosos??

    Responder
  • Antonio Campelo

    Seria uma boa,
    Faculdade de graça e online, este site anuncia estas vagas e estas universidade, mais estão elas que eu nunca acho?? Este site anunciar cursos online gratuitos com certificado e eu acho que sou o único besta aqui que não achar estas oportunidades e quando eu acho é cursos que eu nunca ouvi falar na vida?.

    Responder
  • herbert de souza silkverio

    gostaria de saber se não tem um chat.

    Responder
  • MARIA DE FATIMA

    pretendo cursa assistência social.tem essa área gratuita….

    Responder
  • Jean

    Gostaria de saber se tem curso a distância na área de jornalismo ou rádio e tv.

    Responder
  • Nadir Aires da Silva

    Acredito em cursos à distância ,Pois a eficácia do curso está na capacidade ena dedicação de quem estuda e não na presença em sala .
    Solicito mais informações sobre e quais cursos são gratuitos

    Responder
  • IRANI CARLA

    QUERIA FAZER UMA FACULDADE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA TEM ALGUMA GRATUITA SEMI PRESENCIAL OU ONLINE.

    Responder
  • Elaine Aiello

    Quero estudar ,mas não tenho condições e não consigo bolsa .Sera que ninguem pode me auxiliar como conseguir estudar geografia ou história .

    Responder
  • sandra

    Por favor gostaria de saber se tem algum curso gratuito de escrituração fiscal, ou contabilidade, departamento pessoal.
    se não tiver qual estar disponível no momento a distancia?
    Obrigada.

    Responder
  • Maria Daura

    Gostaria de saber se tem o curso de psicologo, por via internet.

    Responder
  • Salete

    Muito interessante a matéria,vou repassar!Abraço!

    Responder
  • Maria Eliza Gomes de Godoy

    Gostaria de saber se é possível fazer pós graduaçao gratuitamente na área educacional!
    Professora Maria Eliza

    Responder
  • Rodolfo Abreu

    De onde veio o conceito educação? Qual a escola dos pintores renascentistas? Qual a escola de formação dos Africanos e seus descendentes? Como podemos formar cidadãos?…

    São muitas perguntas, para quem esta a procura! Somos uma nação de transeuntes procurando a tão sonhada identidade nacional, dispersar de significados mais completa de sentidos não praticados de uma pratica de interesse.

    O Social só não é social para quem precisa! Quando falamos de diversidade cultural sem sombras de duvidas podemos nos referi: Espaço, comunidade, território, lugar, quilombo, Xingu, Índio… O que fizemos na caminhada desta diversidade em articular os dons e cultura tribal a nossa sociedade? As patentes, a natureza, a estrutura e as tradições e o respeito a seu espaço, livre de predadores…

    Formamos? Pensadores? Coerentes? Somos nos tempos atuais analfabetos funcionais esclarecidos, fingidores, oportunistas, matadores de caneta, politiqueiro… Sem equilíbrio não somos nada além de um câncer, culpando o outro por fazer a mesma coisa…

    Quando vejo uma pessoa dispersa lembro-me imediatamente da ditadura, sim estamos em seu legado abrangente. Cadê a dureza das Leis para quem associa e vincula nos órgãos de carácter público?

    Perdemos tanto tempo com o Presidente FHC, homem despreocupado com tudo que somos e o que seremos com quem?

    Aceito as cotas, a copa e as olimpíadas, mais quero a casa, a escola pública e comunitária, saúde e medicamentos naturais e laboratoriais, tratamentos alternativos atenção continuada.

    Falo pós gostaria que meus deveres fossem vistos, estruturados, oportunizados, conciliadores, complementares, contínuos… Para ver destes que se auto conclamam servidores, assessores, coordenadores, com mais do que apenas o essencial e com resultados qualitativos abrangentes e uma adequação sistêmica propositiva continuada.

    Desta forma coloco-me como guerreiro pós mesmo que as outras pessoas não façam o que eu faria no lugar delas eu permaneço fazendo no meu ponto de referencia… Humanos para onde iremos?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo