Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quando usar ponto e vírgula?

Quando usar ponto e vírgula?

Olá, leitores!

Você sabe quando usar ponto e vírgula corretamente? Essa é uma dúvida comum. Por isso, vamos resolver seu problema agora mesmo. Continue lendo!

Ter clareza e coerência no ato de escrever um texto é muito importante. Escrever bem não se faz necessário apenas para quem quer ir bem no vestibular, mas é válido para qualquer pessoa. Saber se expressar corretamente através de palavras é um diferencial!

Outro ponto: escrever um bom texto vai além de entender de regência verbal e conjunções. Ele precisa ter uma boa aparência para que desencadeie uma leitura mais agradável, de modo que haja melhor compreensão.

Para que isso ocorra, o uso correto de pontuações se torna essencial. Os pontos têm como objetivo dar vida e expressão às mensagens. Eles mostram a hora certa de se dar uma pausa, de enfatizar alguma oração ou de perguntar. Além disso, ele organiza e deixa o conteúdo escrito, bonito.

Há uma sinalização não tão popular, mas que tem funções no qual seu uso se torna indispensável. Ela está presente em diversos livros didáticos, receitas, textos jurídicos, manuais de instruções, orações simples e mais complexas.

O ponto e vírgula é um ponto que não tem uma ênfase tão rígida. Ele não é tão forte como um ponto final que indica que a frase acabou, mas também não é fraco como a vírgula, que indica uma pequena pausa. Ele é um intermédio entre esses dois pontos; um organizador que nos dá uma pausa de meio termo e que melhora a aparência dos textos.

Sua função principal é enumerar enunciados, itens, fatos, termos e orações. Separando aquelas estruturas que são coordenadas e não se dependem. Por isso, esse sinal é bem utilizado em textos argumentativos e explicativos.

Exemplos de quando usar ponto e vírgula

Veja nesse exemplo de enunciado:

Responda aos itens a seguir sobre uma solução aquosa de bromato de potássio, KBrO3(aq)

a. Calcule o título em massa e a porcentagem em massa de soluto em uma solução feita pela adição de 245 g de água e 105 g de bromato de potássio;

b. Calcule a massa de água existente em 600 g de solução aquosa de KBrO3 com Z=0,25;

Repare também em como o ponto e virgula separa os dois primeiros artigos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente):

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente;

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade;

Outro caso bacana para o ponto e vírgula, é quando se tem o uso excessivo de virgulas em uma oração. Veja esse simples exemplo:

Hoje, minha lista de compra teve arroz, sal, azeite, manteiga.

Com o ponto e virgula, fica da seguinte maneira:

Hoje, esta foi a minha lista de compras:

Arroz;

Sal;

Azeite;

Manteiga.

Também quando se tem uma pausa mais longa em uma frase e quando se tem uma omissão do uso do verbo, causando a impressão contrária ou que se inicia uma nova frase. Veja o exemplo:

Uns trabalham; outros descansam.

Se dirigir, não beba; se beber, não dirija.

O general não temia o que lhe podia acontecer; os soldados, sempre.

comentários (2)

  • Marlene Souza

    Muito útil e de fácil entendimento. Muito obrigada!

    Responder
  • joamingos da silva leal

    Olá, bom dia!

    Tenho observado que em alguns exemplos sobre o uso do ponto e vírgula, o autor ao citar ou elencar os itens ele (a) inicia o termos seguinte com letra maiúscula, como no exemplo abaixo. Isso é regra?
    Hoje, esta foi a minha lista de compras:
    Arroz;
    Sal;
    Azeite;
    Manteiga.
    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo