Você está aqui:Home » Enem » Quando e como se inscrever para o Enem 2016

Quando e como se inscrever para o Enem 2016

Para a edição de 2016, o Inep realizou algumas mudanças, como o aumento do valor da inscrição e a criação de um aplicativo para os estudantes

Olá, leitores! Estão preparados para o Enem 2016?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgou recentemente que o período de inscrição da edição de 2016 começa no dia 9 de maio e terminam às 23h59min do dia 20. As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

Este ano o exame passou por algumas mudanças em relação a 2015, como o aumento da taxa de inscrição, que agora é de R$ 68,00. O pagamento deve ser efetuado até o dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, agência dos correios ou casas lotéricas.

A isenção para estudantes do ensino médio em escolas da rede pública é automática. Quem não estiver incluso nessa população e não possuir condições de arcar com a quantia estabelecida, também pode declarar carência no ato da inscrição. Basta preencher um formulário socioeconômico para comprovar os dados.

As provas contam com quatro áreas de conhecimento, divididas em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, sendo as duas primeiras aplicadas no sábado e as segundas no domingo. No último dia, os estudantes ainda passarão pela redação, dia que estende a prova em uma hora.

Como se inscrever?

Para se inscrever, basta acessar o portal do Inep, disponível no endereço do site do Enem. O candidato deve informar o RG e CPF, alguns dados escolares e familiares, bem como se há necessidade de atendimento diferenciado nos dias de aplicação do Exame – são concedidos alguns direitos a seguidores de algumas religiões, gestantes e deficientes.

No ato da inscrição é preciso também escolher o município onde deseja realizar a prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Ao fim da inscrição, o candidato será informado do seu número de inscrição e da senha de acesso, que serão a chave para entrar no sistema e alterar os dados ou conferir os resultados.

Novas regras para 2016

Todos os anos, com o objetivo de melhorar o processo de aplicação das provas, o Inep realiza diversas mudanças no exame. Para 2016, por exemplo, as alterações realizadas estão relacionadas principalmente à segurança e tecnologia. Esse ano, além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, as digitais dos participantes também serão colhidas, por meio de leitores biométricos.

Além disso, foi desenvolvido um aplicativo para iOS e Android para que os estudantes acompanhem o cronograma e recebam avisos sobre mudanças ou informações sobre a prova. A ideia é que ninguém seja prejudicado pela falta de dados.

Ainda nesse contexto de tecnologia, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu a ferramenta “A Hora do Enem”, que traz simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e um canal de notícias.

E você, vai se inscrever no Enem 2016? Prepare seus documentos e não perca a data!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo