Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Quando e como fazer um curso de coaching na área educacional?

Quando e como fazer um curso de coaching na área educacional?

Olá, leitor!

Você já percebeu que os temas relacionados à Educação vem recebendo destaque ultimamente?

O que estamos querendo comunicar não são problemas governamentais e afins, mas realmente o quanto as conversas sobre educação estão sendo intensificadas em todos os departamentos sociais, assim como a ciência política, identidade de gênero e outros.

O fato é que aparentemente, muitas pessoas não estão mais buscando que nossos gestores criem espaços para o desenvolvimento pessoal, mas querem saber como treinar suas habilidades para auxiliar no desenvolvimento social.

É dentro de demandas interpessoais e outros argumentos sobre desenvolvimento do potencial humano, que surge o Coaching. Onde líderes com conhecimento e habilidade despertam o poder nas pessoas.

Na área da educação, o curso de coaching pode ser um grande diferencial, não só em sala de aula como também nas instituições de ensino onde o profissional de coaching atuar. E é sobre isso que vamos abordar neste conteúdo, você saberá como superar problemas educacionais.

Então, continue conosco e saiba mais sobre essa área de desenvolvimento tão importante. Confira!

Entenda a importância do curso de coaching educacional para o educador

coaching_educacional

A principal vantagem de fazer um curso de coaching educacional, é sem dúvidas a promoção de melhorias no ambiente educacional. Voltado para a educação, pode significar a mudança dos espaços, haja vista que atua nos detalhes dando maior abrangência de resultados positivos.

Os resultados positivos são possíveis porque o professor, com formação em coaching educacional, são formados para criarem estratégias e uso de técnicas específicas para lidar com os envolvidos com o sistema de ensino. Essas estratégias objetivam preparar organizações para apoiar o sistema de ensino local.

Contexto

Pensando sobre um ponto de vista ideológico,  valorizar o coaching educacional significa agir como célula nas organizações, semeando conhecimento, reajustando e potencializando a convivência em sala de aula e com os colegas de trabalho.

Aplicação

Sabemos que o objetivo maior é otimizar a educação, mas você já parou pra pensar como seria possível? É mais simples do que imagina. Com devida certificação, o professor pode aplicar dinâmicas, contando com: diálogos, leituras, debates e autoconhecimento. A ideia é que juntos transformem falhas em algo positivo e com potencial.

Possibilidades

É comum ouvirmos falar sobre Coach na web, você deve ter uma ideia básica do que seja. Mas, em termos conceituais Coach é o especialista que treina e acompanha o cliente e o instiga ao raciocínio prático para alcançar objetivos, cumprir metas e satisfazer os desejos.

 Nesse momento é evidente e caloroso os debates a respeito do nosso sistema de ensino. A partir disso muita coisa tem mudado, inclusive, após as últimas mudanças nos conteúdos e congelamento de verba para educação. Neste cenário é que o profissional em Coach se destaca, levando método de desenvolvimento pessoal para instituições públicas e/ou privadas.

Superar problemas educacionais só é possível quando  profissionais buscam evidências de falhas de organização ou no processo de aprendizagem. Ainda, elaborar ações que auxiliem no desenvolvimento de gestores, educadores, políticos e outros agentes.

Entenda como funciona o curso de coaching educacional

Basicamente, o curso de coaching para a área da educação funciona como um potencializador de talento, formando agentes multiplicadores que atuam na transformação do sistema de ensino e educação.

O curso de coaching educacional em primeiro lugar, busca adequação de pessoa para o processo de desenvolvimento pessoal. Na escola podemos encontrar um campo amplo para aplicação e melhorias sobre diversas nuances. Os conhecimentos transmitidos por esse curso são capazes de incentivar mudanças significativas no âmbito da Educação.

Não é por acaso que a carreira coaching surgiu, menos ainda como teve rápido desenvolvimento. Esse conjunto de bases norteadoras para o desenvolvimento humano vem modificando as atitudes de muitos profissionais. Além da condução pedagógica e desenvolvimento pessoal, essa ferramenta utiliza técnicas e metodologias inovadoras.

A adequação de pessoas para o processo de coaching, leva em consideração para metodologia trabalhar com alunos, as seguintes características.

  • Inteligência Emocional;
  • Gestão do Tempo;
  • Foco nas atividades;
  • Definição de metas;
  • Alinhamento com objetivos maiores na área de Educação.

Aqueles que recorrem ao curso de coaching educacional se faz significativo nos ambientes em que presta os seus serviços. Principalmente, por se tratar de participação intensa nas mudanças conceituais sobre o sistema de ensino.

Dentro de uma perspectiva atual, estamos vivenciando tempos de complexidade que está afetando a educação e suas bases de resistência. Nas salas de aula essas mudanças se abrangem em:

  • Ajudar os estudantes a desenvolverem seus potenciais humanos e não apenas acadêmicos;
  • Facilitação de aprendizado;
  • Facilitação de convivência em ambiente acadêmico;
  • Mediação de conflitos e análise profunda de dados;
  • Trabalho especializado sobre, atenção, foco e concentração;
  • Potencialização de ações para obter conquistas importantes para a área de educação.

Em sala de aula, o educador com habilitação em coaching adequará as normas e comportamento coletivo, não em um senso de restrição e autoridade. Pelo contrário, com incentivo à emancipação das pessoas ao redor. A facilitação interpessoal e perspectiva de aprendizado em: organização, novas direções para aprendizado e outras metas.

Todo alcance de metas representa um aprendizado importante. Esse aprendizado deve servir a longo prazo e auxiliar no alcance do objetivo em comum, que é otimizar o sistema de ensino.

As técnicas e dinâmicas que devem ser oferecidas junto ao plano de aula; estreita os laços entre colegas e educadores, o senso de responsabilidade e continuidade são os principais conceitos transferidos em ambiente escolar.

A promoção de melhoria no sistema de ensino se dá por essas pequenas adaptações: estímulo de relacionamento interpessoal, alinhamento de valores, educação emocional e transformação de pontos fracos em potencial positivo.

Para a área de educação não é diferente, na realidade o impacto nesta área se mostra mais intenso, pelo fato de adequar soluções para as necessidades emergentes do sistema de Ensino.

Esperamos que este conteúdo tenha despertado em você, o desejo de auxiliar no processo de melhoria da educação brasileira através do coaching.

Até logo!

 

comentários (2)

Deixe um comentário para Ariovania Silva

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo