Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Quando a internet surgiu? Saiba como tudo começou!

Quando a internet surgiu? Saiba como tudo começou!

Olá, leitores!

A internet, hoje em dia, é de extrema importância na vida de praticamente todos os seres humanos, raramente irá achar alguém que consiga viver sem. Ela é usada para tudo, desde trabalhar, estudar, informar, praticar, se entreter até comprar algo.

A internet está presente nos estudos e a maior prova disso foi a recente implantação do Hora do Enem, criado pelo governo, para melhorar o desempenho dos alunos na prova, disponibilizando simulados, exercícios e explicação das matérias.

Isso é só uma maneira de provar sua importância para os alunos, sem contar que, atualmente, diversos professores e escolas estão incluindo a internet em suas aulas, tanto para criar bons planejamentos, quanto para ajudar a disciplinar e ensinar de maneiras alternativas e inovadoras.

Essas são formas de provar sua importância nos estudos, mas ainda temos a sua importância em relação ao trabalho, comunicação, entretenimento e outras diversas opções.

A internet, sem dúvida alguma, é de extrema importância e, somos muito gratos por sua existência, mas qual será sua história? De onde surgiu?

História da Internet

A internet teve seu grande destaque na década de 90, porém foi em 1969 que nasceu o princípio básico do que viria pela frente.

A internet é um meio de comunicação considerado novo perto dos outros meios, hoje ela possui apenas 44 anos.

A internet começou lentamente e teve suas origens ainda na época da Guerra Fria, quando em meados da década de 50 os conceitos militares estavam envolvidos, porém apenas na década de 60, com o mundo polarizado entre Estados Unidos e URSS, que houve o desenvolvimento da ideia.

Curiosos do poder que ela teria, principalmente na comunicação, os Estados Unidos criaram um sistema de descentralização de informações, para evitar que, possíveis ataques, pudessem causar a perda de documentos do governo, o que seria um problema irreparável.

No inicio da década de 60, mais precisamente no ano de 1962, o engenheiro Joseph Licklider, do instituto tecnológico de Massachusetts, já mencionava sobre a criação de uma rede extremamente ampla, intergaláctica de computadores.

Após sete anos, houve o estabelecimento e, enfim, o nascimento da famosa internet, com a criação do Arpanet, a rede de conexão da Darpa e agência de projetos de pesquisas avançadas dos Estados Unidos.

Nessa época a atuação era através de um chaveamento de pacotes, onde as informações eram divididas em diversos pequenos pacotes com trechos de dados. A maior importância da internet nessa época era o de proteger o pais de possíveis ataques soviéticos, já que a época necessitava dessa segurança.

Termo internet

computador-e-suas-funcoes

O termo surgiu entre a década de 70 e 80, quando houve uma mudança de padrão de conexão, que permitia que os novos protocolos da internet surgissem.

Em 1973 foi feita a primeira descrição de protocolos TCP, pelos especialista Vint Cerf e Robert Kahn. O termo internet foi definido em dezembro de 1974, para uma rede TCP/IP. A partir disso,  foi aumentando a qualidade e implementação de novas tecnologias no meio.

Em 1983 foi marcada a entrada no ar da primeira rede de grande extensão baseada na TCp/Ip, na época todos os computadores usavam a Arpanet.

Após 2 anos foi criada a National Science Foundation Network, um conjunto de redes universitárias interconectadas.

Em 1988 foi feita a abertura da rede para fins de interesses comerciais, e, então, começou a popularização da rede. Os correios eletrônicos e provedores começou a surgir no final dos anos 80.

Internet atualmente

Atualmente estamos no que achamos ser o mais avançado nível da internet, até porque é possível realizar tudo o que precisamos com ela, desde pagamentos de contas até trabalhar e estudar.

A tecnologia evoluiu muito e com isso a internet melhora cada dia mais.

Mesmo sem termos noção do quanto mais ela irá evoluir, a certeza é que a internet e a tecnologia sempre estarão em constante movimento e a evolução humana depende e dependerá dessa ferramenta por muitos e muitos anos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo