Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual pós-graduação escolher: GMAT ou GRE

Qual pós-graduação escolher: GMAT ou GRE

Olá leitores!

Você que pretende fazer pós-graduação fora do Brasil, deve estar na dúvida: devo fazer o GMAT ou GRE?

Bom… isso depende do seu objetivo. Enquanto o GMAT (Graduate Management Admission Test) é o exame exigido pela maioria das escolas de negócio dos Estados Unidos e da Europa para admissão a cursos de MBA, o GRE (Graduate Records Examinations) é indicado principalmente para quem tem interesse em realizar um mestrado profissional em outra área, como finanças, economia, políticas públicas e relações internacionais.

No entanto, hoje em dia, a escolha do GRE também vem aumentando entre interessados no MBA e já é aceito por cerca de 250 escolas de negócios, incluindo instituições renomadas como Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Johns Hopkins.

As duas provas avaliam habilidades de raciocínios lógico e verbal, além da capacidade de articular ideias complexas e sustentar um ponto de vista de forma clara e eficiente. Nenhuma delas cobra conhecimentos específicos da área de negócios.

Veja na tabela a seguir as diferenças entre cada uma das avaliações:

tabela-gmat-e-gre

Notas

No GMAT e no GRE, o candidato não é aprovado ou reprovado nas provas. A exemplo dos testes de proficiência em inglês (TOELF e IELTS), o que vai determinar se a sua nota é competitiva é a universidade escolhida. “No caso do GMAT, uma pontuação excelente é acima de 700. Já no GRE as universidades top exigem 160 pontos”, afirma Darrin Kerr, sócio da consultoria FK Partners e coach em preparação para a pós no exterior. Ou seja, o que importa é sempre fazer o maior número de pontos possíveis, já que não se sabe o quanto será suficiente para ser escolhido.

Estratégias de estudo

Como não há exames parecidos no Brasil, veja algumas dicas de estudo para o aluno ter um bom desempenho:

  1. Faça um simulado diagnóstico para saber qual é o seu nível e, assim, poder traçar uma estratégia de estudo. Em geral, são necessários seis meses de preparação.
  2. Estude todos os conteúdos que apareceram no simulado. Há vasto material para isso nos sites do GMAT e do GRE. Se necessário, procure ajuda especializada.
  3. Faça resumos dos assuntos estudados. Isso irá ajudá-lo a memorizá-los.
  4. Por cerca de três meses (até a data de realização da prova) faça simulados semanais. A ideia é chegar à avaliação bastante familiarizado com a sua estrutura.

O GMAT e o GRE parecem complicados, mas, sabendo o que você quer e fazendo uma boa preparação, não tem com o que se preocupar.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo