Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Qual perfil profissional as empresas buscam nos candidatos?

Qual perfil profissional as empresas buscam nos candidatos?

Olá, leitores

Atualmente os processos de recrutamento e seleção passaram a avaliar não apenas o currículo dos candidatos, mas também habilidades e características pessoais que compõem um perfil comportamental alinhado às expectativas dos empregadores.

Os recrutadores buscam um perfil profissional diferenciado e dinâmico que realmente agregue valor a empresa.

Mas quais são as características desse perfil profissional? O que as empresas buscam avaliar? Como se destacar num cenário concorrido em meio a crise?

Para responder estas questões preparamos este artigo com dicas para você ser um profissional de sucesso. Confira!

Perfil profissional de sucesso

perfil-candidato

O profissional considerado bem sucedido precisa de um domínio técnico da sua função e ter um conhecimento sistêmico de todo o funcionamento da empresa e mercado estando apto a apontar falhas na estratégia atual e sugerir melhorias que possam ampliar o lucro da organização.

·         É essencial ter uma boa formação para compor o Perfil Profissional

A sua formação profissional é a primeira característica analisada em um currículo. Muitas empresas analisam o nome e a tradição da universidade em que o candidato se graduou. Elas sabem que boas faculdades exigem habilidades dos seus estudantes e são eficientes em prepará-los para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo em relação ao perfil profissional.

·         Fluência em outros idiomas

O domínio de outros idiomas já é quase um pré-requisito para diversas funções, principalmente o inglês. Porém para se destacar é interessante investir em outras línguas que podem abrir portas em grandes grupos multinacionais, que valorizam muito a fluência em alemão, francês, espanhol ou mandarim, por exemplo.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Competências comportamentais do perfil profissional

Além de dominar técnicas e conhecimento, é preciso ter habilidades comportamentais como facilidade em trabalhar bem em equipe, pró-atividade, valores, ética e autoconhecimento.

O contínuo aprimoramento e desenvolvimento das competências e pontos fortes do perfil profissional são indispensáveis. Uma característica que fará a diferença é a busca contínua por aprender mais sobre a sua área, aprender sobre comportamento assertivo e sobre outros campos de atuação.

Possuir essas competências e habilidades em seu perfil profissional será um grande diferencial para conquistar a vaga almejada.

Sugerimos que leia as competências comportamentais que compõe um perfil profissional de sucesso e faça uma auto avaliação utilizando uma ferramenta de coaching.

Reflita sobre cada característica comportamental e se dê uma nota, classifique de 1 a 10 cada uma, sendo a nota mais alta quando você possui muitas características desse comportamento.

Depois dessa avaliação escolha as habilidades com notas mais altas, esta é uma amostra de seus pontos fortes e pode indicar a descoberta de sua paixão. A partir dessas competências pesquise  funções, atividades e profissões que você poderá utilizar estes pontos fortes.

Por outro lado, reconheça seus pontos fracos e trabalhe cada um deles, faça cursos, assista palestras, leia livros sobre o assunto e invista em seu desenvolvimento pessoal.

Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças. Sun Tzu

10 Características comportamentais de um perfil profissional de sucesso

1.      Autoconhecimento

Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é na essência. Um perfil profissional que possui ampla consciência de si mesmo é aquele que busca identificar seus pontos fortes e pontos de melhoria. E usa isso para potencializar suas habilidades e competências e com isso acaba contribuindo de forma positiva com a empresa em que trabalha com decisões mais seguras, com autoconfiança, com motivação para manter-se focado e também para otimizar processos e alcançar resultados eficazes.

O autoconhecimento contribui muito para conquista de sonhos. O profissional sabe onde quer chegar, conhece o que gosta, e usa suas características pessoais a seu favor.

2.      Inteligência Emocional

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade, e sabe lidar com elas, para então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas no ambiente de trabalho.

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo criador do conceito, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

– Autoconhecimento emocional

– Controle emocional

РAutomotiva̤̣o

– Empatia

– Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

3. Comunicação

As falhas de comunicação são um dos maiores problemas que contribuem para conflitos no ambiente de trabalho e baixo rendimento nas organizações.

Para ter uma comunicação efetiva é necessário saber se expressar, saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e passar e receber feedbacks construtivos.

4.      Flexibilidade

Estar disposto a se adaptar a novos métodos de trabalho e desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica valorizada para as empresas. Um profissional inflexível pode causar conflitos na organização e se tornar resistente a mudanças positivas.

5.      Trabalho em equipe

Essa é uma característica que compõe a inteligência emocional. Ter essa habilidade social é fundamental para qualquer profissional e valorizada pelas empresas. Aprenda a realizar trabalhos em equipe e a lidar com diferentes perfis de pessoas com uma postura colaborativa.

6.      Proatividade

Um perfil profissional de sucesso deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa. Os empregadores querem selecionar para sua equipe profissionais ativos, que fazem o que precisa ser feito sem ser solicitado, que resolve problemas em vez de criá-los.

A iniciativa e a proatividade são as características comportamentais mais medidas nas dinâmicas de grupo nos processos de recrutamento e seleção e também em testes comportamentais.

7.      Liderança

Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de interagir, influenciar e incentivar aqueles que estão ao seu redor. E você não precisa estar em um cargo de gestão para ser um líder. A liderança é uma capacidade que envolve muito mais a influencia que você exerce onde está.

8.      Produtividade

Fazer o trabalho de forma rápida não significa ser produtivo. A produtividade envolve agilidade aliado a resultados eficazes. Ter essa característica no seu perfil profissional gera à empresa, diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas, por isso é uma competência comportamental muito valorizada.

9.      Criatividade

Pessoas com essa característica em seu perfil profissional conseguem identificar alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além de ter talento para criar novos métodos de trabalho e até mesmo novos produtos e serviços que podem compor os negócios da empresa.

10. Equilíbrio

As empresas buscam por profissionais motivados e felizes pois sabem que eles serão produtivos no ambiente de trabalho. Para isso buscam profissionais que saibam equilibrar carreira e vida pessoal, que praticam hobbies, que tenham hábitos saudáveis. Essas características contribuem para o bem estar do profissional e reduz índices de estresse.

De modo geral essas 10 características são as mais valorizadas pelo mercado de trabalho atual. Você com certeza possui muitas delas! Saiba que as competências comportamentais são conquistadas pelo autoconhecimento.

Conte conosco para desenvolver um perfil profissional de sucesso.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo