Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Qual o papel do professor na sociedade moderna?

Qual o papel do professor na sociedade moderna?

Olá, leitores!

Ser professor é uma das profissões mais antigas e importantes que já existiu e existe. Ser professor é ter em suas mãos o poder de formar uma sociedade mais humana e conhecedora do universo.

Os pais confiam plenamente seus filhos nas mãos desses educadores, que tem em suas mãos o poder de formar cidadãos dignos, com a total certeza de que fizeram o seu trabalho da melhor maneira possível.

Os professores são os personagens principais do processo de ensino e aprendizagem, mas esse desenvolvimento não está apenas dentro dos muros das escolas, os ensinamentos passados dentro de uma sala de aula podem ultrapassar barreiras indescritíveis.

De acordo com Paulo Freire, “ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado.”

O papel do professor na escola moderna

O papel do professor atualmente não está apenas relacionada a passar um conteúdo em sala de aula, para os alunos apenas assimilarem esse conteúdo, sem discutir ou questionar sobre essa dada informação.

Hoje, o professor tem a fun̤̣o de mediar o seu conhecimento, com o conhecimento que os jovens alunos tem Рdesde que sejam relevantes ao assunto abordado em sala de aula.

É o professor que induz o aluno a raciocinar e a comparar, o que foi dito pelo educador durante a aula, e como aplicar essa informação ao mundo fora dos muros da escola, integrando-os mais ativamente a sociedade.

Mais do que transmitir informações, muitas vezes o professor acaba sendo um confidente de seus alunos, pois, em uma sociedade cada vez mas consumista, no qual alguns pais – não generalizando, obviamente – passam horas trabalhando, ou se dedicando a suas atividades pessoais, esquecendo-se que possuem a responsabilidade de educar seus filhos e, no final das contas, acabam “jogando” essa responsabilidade para os professores.

Que professor nunca se viu nessa situação?

E esses grandes mestres, apesar de todas as dificuldades, empenham-se da melhor maneira possível para passar a esses jovens os verdadeiros valores de uma sociedade.

Como a sociedade enxerga o professor?

O professor é a maior fonte de conhecimento que há dentre todas as profissões, entretanto uma das mais desvalorizadas. Ser professor é ser uma figura crucial para a formação de cidadãos, entretanto, pouco valorizado pela sociedade.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade em que esses grandes mestres são desrespeitados, violentados e tratados com descaso por alunos e seus pais. Essas pessoas se esquecem que, se não fosse um professor, não saberiam escrever o próprio nome.

Mas vivemos em uma sociedade cuja a inversão de valores é nítida. Dá-se mais importância a jogadores de futebol, por exemplo, do que aqueles que nos guiam para sermos pessoas melhores em um mundo melhor.

Entretanto, diante dessa situação, o professor não esmorece, ele permanece de cabeça erguida, acreditando que ainda são capazes de construir um mundo melhor, onde serão valorizados e respeitados.

Para você. qual a importância do professor em sua vida?

Até mais!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo