Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual o momento para fazer um intercâmbio

Qual o momento para fazer um intercâmbio

Olá leitores do Canal do Ensino!

Está decidido: você vai fazer um intercâmbio! Mas será que este é o momento certo? Qual a melhor opção de curso? Antes de tudo, essa não é uma decisão para ser tomada assim, de repente.

Um bom planejamento é essencial para o sucesso de sua viagem.  Aqui você confere algumas dicas de como se preparar para essa experiência.

1.  O momento certo

A decisão sobre a hora certa de viajar é muito pessoal – e não há escolha certa ou errada. Há estudantes que fazem intercâmbio assim que concluem o ensino médio; outros que optam por viajar durante as férias da faculdade; e há ainda os que preferem adiar a experiência para depois de iniciada a vida profissional, quando já possuem uma situação financeira melhor. Reflita sobre o seu momento de vida e expectativas em relação ao curso.

2. Planejamento

O primeiro passo é verificar o seu orçamento e decidir o destino. Neste caso, há duas alternativas: escolher uma determinada cidade porque tem vontade de conhecê-la, ou escolher um curso específico, e a cidade será consequência.

Depois, é preciso obter informações sobre o local: faz muito frio ou muito calor? Quais são os índices de violência? Onde vou morar? O que há nos arredores? Conversar com alguém que já foi ou que esteja lá pode ajudar muito! Lembre-se de fazer uma lista com os itens principais que você precisa definir: quanto dinheiro levar, tempo de permanência, plano de saúde, etc.

3. Necessidade x possibilidade

Nem sempre você vai conseguir aliar o curso de idioma dos seus sonhos com o orçamento que possui. A melhor opção é sempre se programar com antecedência. Deste modo, será possível pagar o curso aos poucos e, paralelamente, juntar dinheiro para a viagem. Seja realista e veja o que cabe no seu bolso. Não adianta gastar tudo no programa e não ter dinheiro para quando estiver fora. A sua necessidade tem que se ajustar à sua possibilidade financeira.

4. O curso ideal

Que tal aprender um idioma, e de quebra, realizar trabalho voluntário ou aprender a cozinhar? As possibilidades são muitas! Para evitar decepções futuras, pesquise bastante e converse com a família, amigos e especialistas das agências de intercâmbio sobre as opções disponíveis.

Essas dicas são só o começo. Pesquisando e sabendo o que você tem e o que realmente quer, o intercâmbio pode se tornar uma experiência inesquecível, que vai marcar sua vida para sempre!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo