Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Qual o legado de uma Olimpíada?

Qual o legado de uma Olimpíada?

Os jogos olímpicos estão chegando e muitas pessoas ainda tem dúvidas se eles trarão legado ou se as obras serão apenas passageiras

Olá, leitores!

Faltam poucos meses para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro. Em meio a obras, críticas, preocupações, prazos e claro alegrias e emoção, muita gente se pergunta se o evento pode, realmente, trazer algum benefício à cidade ou se apenas mais dor de cabeça e dívidas.

Os projetos foram iniciados em 2009, quando a capital foi anunciada como sede da competição, com um orçamento inicial estimado em 24,6 bilhões de reais. Atualmente em fase de conclusão, já é possível perceber que o legado deixado para a cidade e população irá muito além do esporte.

As obras realizadas envolvem ações urbanísticas, ambientais e esportivas. Apesar de contar com algumas iniciativas que não serão concluídas, como o projeto despoluição da Baía de Guanabara, por exemplo, o programa conta com obras que prometem melhorar a qualidade de vida da população, como a linha de metrô que ligará Ipanema à Barra da Tijuca.

Além dessa linha, a proposta é que o sistema de transporte do Rio de Janeiro, atualmente considerado mediano para os padrões da cidade, se torne muito melhor com as novas linhas de BRT (Bus Rapid Transit), que já estão operando: a TransOeste e a TransCarioca.

cristo-redentor-e-aneis-olimpicos

Em outra dimensão, destaca-se o maior investimento no esporte com o plano Brasil Medalha. A proposta do governo é ficar entre os países com maior número de medalhas, mas o plano pode beneficiar muito além das olimpíadas, já que o país é conhecido por não investir em atletas. Consequentemente, geram-se mais empregos – os atletas podem, agora, se profissionalizar, seja em qual modalidade for, mostrando respeito pelos representantes do Brasil.

O comitê olímpico e a prefeitura da cidade querem, no entanto, que o legado deixado seja ainda maior, seguindo o exemplo das outras cidades sede. Nos últimos quatro Jogos Olímpicos foram realizadas importantes iniciativas de revitalização urbanística e também de cunho social. Em Londres, em 2012, a região industrial de Stratford teve dois milhões de toneladas de terra descontaminadas e árvores plantadas.

Além disso, logo após os Jogos, foram inaugurados parques públicos e o número de cidadãos que praticavam esportes aumentou em 1,4 milhão. O país acredita que isso seja reflexo dos jogos, que deixaram as pessoas mais engajadas e com vontade de treinar, se sentiram motivadas com os exemplos dos Jogos Olímpicos de Verão.

Já nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, cinco novas linhas de metrô foram inauguradas e uma lei que reduzia a circulação de carros pela metade acabou promulgada. Apesar dos avanços, estima-se que serão necessários 30 anos para que todos os gastos do evento sejam pagos.

Conforme é possível observar, o legado a ser deixado por uma olimpíada é muito grande. Cabe à população, atletas e governo aproveitarem da melhor maneira possível e também contar com o respeito entre ambos, o que gera um desenvolvimento cada vez maior de uma região, de um país

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo