Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Qual é a melhor idade para aprender idiomas?

Qual é a melhor idade para aprender idiomas?

Será que existe uma idade certa para aprender um outro idioma? Ou será que existem situações ideais que são facilitadoras deste processo?

Olá, leitores!

Qual é a melhor idade para aprender idiomas? Pesquisas recentes sugerem de fato que a nossa capacidade de aprender uma língua diminui gradualmente ao longo de nossas vidas. De um modo geral, existe a opinião de que as crianças acham mais fácil do que os adultos, porque a infância é um “período propício”, principalmente depois dos 6 anos de idade quando o hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória de longa duração, está desenvolvido. Mas será que é só isso mesmo?

Quanto antes melhor?

A máxima conhecida de que as crianças imersas em um idioma “absorvem como uma esponja”, enquanto os adultos não, aparentemente não é em si uma prova da existência de um período propício para a aprendizagem de línguas.

Mas é mais fácil e mais rápido para as crianças tornarem-se bons falantes quando estão em contato com outro idioma regularmente. As principais razões disso são:

  • As crianças, sem esforço, podem passar mais tempo aprendendo do que os adultos que sofrem muitas exigências no cotidiano;
  • A motivação das crianças em aprender é muito maior;
  • Os hábitos de pronúncia e gramática das crianças são menos profundos e enraizados, portanto, é mais fácil de superá-los.

Nenhum desses fatores tem a ver com um período propício específico, mas todos colaboram para que os alunos mais jovens superem os mais velhos.

Porém, existem estudos também que reforçam a ideia de que por volta dos 11 a 13 anos de idade a língua materna já se encontra bem estruturada e o desenvolvimento de uma segunda língua encontra condições para tomar o lugar da primeira. Caso contrário, como o de crianças que mudam de país antes desta idade, por exemplo, pode acontecer de não se desenvolver proficiência em nenhuma das duas, o que é chamado de duplo semilinguismo.

A importância de aprender outro idioma

Existem pelo menos dez motivos para se aprender, outro idioma, independentemente da idade. Entre eles estão:

  1. Você se apaixona pelo assunto logo que começa a expressar as primeiras palavras ou sentenças;
  2. Só a língua materna não é o suficiente. É muito importante você compreender o que falam outras pessoas, não importa de onde elas sejam;
  3. Você pode viajar para outros lugares ao redor do mundo;
  4. É a melhor maneira de conhecer novas pessoas e descobrir outras culturas, sair da rotina e ganhar mais prazer em viver;
  5. Falar outra língua te diferencia dos demais e eleva a autoestima;
  6. Aprender um novo idioma pode ajudar a você conhecer seu próprio idioma;
  7. Você desenvolve 4 importantes competências: ouvir, falar, ler e escrever;
  8. Você amplia seus horizontes de conhecimentos que podem ir de bens de consumo à alimentação, negócios e entretenimento;
  9. Falar mais do que uma língua amplia a capacidade cerebral e aumenta a memória;
  10. É uma grande conquista e aumenta as oportunidades profissionais futuras.

Onde estudar e como se preparar para ser fluente em outro idioma?

letras-coloridas-embaralhadas

Quem não possui recursos ou possibilidades de sair do país para praticar e aprimorar um novo idioma com um nativo, além dos cursos presenciais, pode facilmente encontrar nativos para um intercâmbio linguístico por meio de aplicativos, sites e chats.

De qualquer modo, se preparar para a fluência em um novo idioma requer algumas tomadas de ações em relação a nova língua, como estas que listamos abaixo, ideais para um intercâmbio linguístico, por exemplo:

1º) Emergir

Mergulhar nos estudos e conhecimentos da língua estudada. Isso significa que você tem que praticar, pensar e se dedicar, ou por meio de cursos e contatos com pessoas nativas, ou principalmente, viajando para um país em que este seja o idioma falado. Interagir com a cultura, a música, a política, os esportes e modos de vida, possibilita a prática e a curiosidade, ingredientes indispensáveis para a aquisição do idioma estudado.

2º) Relaxar

Deixar de lado a preocupação com tradução e se deixar levar pela aprendizagem. Resistir à tentação de querer, imediatamente, traduzir tudo para sua língua materna e deixar-se levar pelos sons e expressões da fala e da pronúncia dos nativos pode ser um atalho para a aquisição do idioma. Assim como uma criança aprende a falar pela repetição do som, imitar um nativo pode ser um processo mágico para o pensamento e fala da nova língua.

3º) Perguntar

Querer saber como se fala é fundamental em todos os tipos de aprendizagem do novo idioma. Desde as saudações até as conversas rotineiras. Ao praticar um novo idioma, seja em cursos, ou em viagens, as respostas provenientes desta pergunta tornam-se a chave para ampliar o vocabulário e interagir com pessoas, mesmo quando a conversa não pode ser totalmente finalizada.

4º) Relacionar

Algumas palavras parecem ser exatamente as mesmas em várias línguas. São os chamados “cognatos”. Saber relacionar estes cognatos é uma forma rápida de liberar algumas centenas de palavras no novo idioma. A maioria das palavras terminadas em “ion” na língua inglesa são as mesmas que terminam em “ão” nas línguas latinas, por exemplo.

5º) Anotar

Após uma conversa no outro idioma, faça anotações sobre o que foi dito e o que você não compreendeu muito bem. Em seguida busque no dicionário e tente reformular a conversa por escrito ou mentalmente, para que na próxima oportunidade você use o que aprendeu. Se precisar recorra à uma gramática.

Conclusão

icone-de-intercambio

Diante destes estudos podemos concluir que não existe a idade ideal para a aquisição de um novo idioma, mesmo que os mais jovens tenham óbvias vantagens, mas existe a situação mais propícia para que possamos desenvolvê-la.

E estudos têm demonstrado também que, quando dominamos uma segunda língua, o cérebro fica mais apto a fazer essas conexões e torna-se cada vez mais fácil a aquisição de um novo idioma. Então quanto mais idiomas aprendemos, mais fácil se torna a aprendizagem.

E você, amigo leitor, o que pensa sobre a melhor idade para aprender idiomas? Conte-nos a sua experiência. Deixe seu comentário.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo