Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual é a diferença entre lapiseira e lápis?

Qual é a diferença entre lapiseira e lápis?

Olá leitores,

Vocês sabem qual é a diferença entre lapiseira e lápis? Muito importante entender. Então, vamos nessa!

Estamos no período oficial de volta às aulas, que se inicia realmente com o término do carnaval. E é nesta época que a preocupação com o material a ser utilizado se torna iminente. Hoje, vamos abordar as principais diferenças entre o lápis e lapiseira. Pode parecer bobagem para muitos, mas dependendo da tarefa a ser executada, utilizar um ou outro faz toda a diferença.

Abaixo, vamos aprender um pouco sobre os tipos de grafite, tanto de lápis como de lapiseiras, e como decidir qual é o melhor para a tarefa a ser executada.

Classificação dos grafites

Em geral, os grafites são classificados em relação a sua maciez ou dureza, dando uma escrita mais suave ou mais firme. Este sistema de ordenação foi criado no século XX por um fabricante de lápis do Reino Unido, para facilitar sua produção e auxiliar seus consumidores. Quanto mais preto for o grafite, maior é a sua dureza, enquanto que os de coloração acinzentada claro são mais suaves.

São quatro categorias disponíveis para classificar a dureza de um grafite: B, H, F e HB. B significa blackness, ou o quão escuro é a grafite. H é hardness e classifica em relação a dureza do lápis. F vem da palavra fine (fina) e classifica a ponta fina. E HB é um misto de hardness e blackness e são esses normalmente os lápis escolhidos para a escrita.

Escala

Esta é a escala dos lápis mais rígidos para os mais macios:

9H > 8H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > F > HB > B > 2B > 3B > 4B > 5B > 6B > 7B > 8B > 9B

Indicações

Agora que a classificação dos grafites está um pouco mais clara, é possível escolher a mais adequada de acordo com a tarefa que será realizada. Apesar de as preferências serem algo muito pessoal, há algumas indicações que podem auxiliar na hora da decisão.

Por exemplo, para rafes (primeiro rascunho de uma peça publicitária), projetos, estudos, áreas mais escuras de um desenho ou grandes projetos, o padrão é utilizar lápis com muita maciez, que vão do 9B ao 4B.

Para os desenhos que serão feitos à mão livre, os macios disponíveis entre 3B e B são os mais indicados.

Quando o objetivo for desenhos lineares, ou escrita de forma linear, a sugestão é que o lápis, para desenho, e a lapiseira, para escrita, seja de uma dureza média, disponível entre HB ou F.

No caso de desenhos técnicos, os grafites mais rígidos dão mais firmeza e permitem um traço mais forte, que marca. Por conta disso, os lápis presentes na classificação entre H e 2H devem ser os melhores para esta finalidade.

Quando o objetivo for desenhar gráficos e muitos detalhes, incluindo os da parte artística, os rígidos de 3H a 5H são os mais utilizados.

Em caso de litografia, xilogravura e outras ações que demandem muita firmeza e rigidez, os grafites de 6H a 9H devem ser usados, pois facilitam o trabalho.

Lembre-se de os lápis e lapiseira mais duros permitem ter traçados suaves, leves e mais claros, para ter o efeito de sombra e partes mais escuras. Em compensação, os de maior dureza são quase impossíveis de serem apagados e servem para um projeto mais forte e permanente.

Viu a diferença entre lapiseira e lápis?

Deixe seu comentário com a sua preferência!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo