Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual é a diferença entre abreviatura, abreviação e sigla?

Qual é a diferença entre abreviatura, abreviação e sigla?

Olá,

Existem coisas que, além de serem parecidas, até seus nomes fazem com que nós as confundamos. Não é mesmo? Um exemplo disso são as palavras abreviatura e abreviação. Você sabe qual é a diferença entre as duas? E sigla, você sabe o que é?

Neste texto, explicaremos a diferença entre abreviatura, abreviação e sigla. Vamos lá?

Abreviatura

Abreviatura, abreviação e sigla

Fonte: Reprodução

A abreviatura é um recurso da língua escrita, usada para representar, de modo reduzido (por meio de uma ou mais letras) alguma palavra, frase ou expressão.

É redução de uma palavra, cujo processo a
A abreviatura é um recurso da língua escrita usado para representar de forma reduzida algumas palavras, frases ou expressões.

A abreviatura é bastante comum em nomes de estados, cidades, países, territórios, profissões, pronomes de tratamento, nomes científicos e gramaticais.

Ex.:

PR (Paraná)

Av. (Avenida)

apto. (apartamento)

Abreviação

A abreviação é a redução de uma palavra até um limite em que ainda é permitido compreender de qual palavra se trata. Geralmente, as abreviações são criadas retirando as sílabas finais das palavras.

Ex.:

moto (motocicleta)

foto (fotografia)

Sigla

As siglas são termos criados geralmente a partir da primeira letra de cada palavra constituinte de um nome composto. Costumam ser usadas na redução de nomes de partidos políticos, organizações internacionais, empresas, firmas, associações recreativas, etc.

Ex.:

ONU (Organização das Nações Unidas)

IBOPE (Instituo Brasileiro de Opinião Pública e Estatística)

CD (compact disc)

Diferença entre abreviatura, abreviação e sigla

Para diferenciarmos abreviaturas, abreviações e siglas, é bem fácil.

Primeiramente, lembre-se que a sigla é formada pelas letras iniciais de nomes compostos, portanto cada letra da sigla costuma representar uma palavra. Esse detalhe é importante para diferenciá-la das abreviaturas e das abreviações.

Já para diferenciar as abreviaturas das abreviações, você deve lembrar que as abreviaturas muitas vezes parecem com as siglas, formadas às vezes apenas por consoantes, por exemplo. Já a abreviação trata-se de uma redução de uma palavra, palavra essa que pronunciamos apenas uma parte.

Ex.:

Sigla: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Abreviatura: BR (Brasil)

Abreviação: quilo (quilograma)

Observe que, como foi dito acima, as siglas geralmente são formadas pelas iniciais dos nomes compostos; as abreviaturas são formadas por letras constituintes de uma palavra que serão usadas para representá-la; enquanto que as abreviações são reduções de uma palavra em um nível em que ainda é permitida sua identificação.

Conclusão

Você viu neste texto os conceitos de abreviatura, abreviação e sigla. Além disso, você viu também a diferença que há entre elas.

Um grande abraço, e até a próxima!

comentários (2)

  • Josias Patriolino

    Muito bom o texto. Seria bom também dizer que vários destes termos podem ser flexionados (prof., profa., profs., motos, CDs) e acrescentar os símbolos, que não usam ponto e não se flexionam (K, kg, kcal, h, m).

    Responder
  • Ana Rosa

    Boa essa clareza. Muitas vezes passa despercebida essa diferença.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo