Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a importância dos cursos profissionalizantes no seu desenvolvimento?

Qual a importância dos cursos profissionalizantes no seu desenvolvimento?

Olá, leitor!

Como já comentamos aqui no Canal do Ensino, o Brasil conta, hoje, com cerca de 13 milhões de desempregados. A taxa alta vem preocupando os jovens que estão procurando o primeiro emprego e os profissionais que ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho.

Para se destacar em meio a tanta concorrência, o segredo de sucesso para os candidatos é sempre se manterem preparados para as etapas dos processos seletivos que virão a participar, especialmente estudando.

Quem fica parado enquanto está desempregado ou em busca do primeiro emprego está perdendo não só a chance de se desenvolver profissionalmente, como também a oportunidade de se manter atualizado em seu mercado de atuação – requisito tão solicitado pelos profissionais de recrutamento e seleção.

Se você se enquadra em uma das duas opções ou, ainda, está buscando uma nova área de atuação em sua carreira, indicamos que você invista nos chamados cursos profissionalizantes.

O que são os cursos profissionalizantes?

cursos-profissionalizantes-para-o-desenvolvimento

Os cursos profissionalizantes oferecem uma boa qualificação profissional aos alunos em um curto período de tempo.

Focado na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas de uma carreira, direciona os estudantes exatamente para o ramo que pretendem seguir em suas profissões, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho.

Como são bem mais curtos do que uma graduação (com duração de 1 mês a 2 anos), os cursos profissionalizantes focam em oferecer aulas mais interativas aos alunos, com conteúdos dinâmicos e didáticos, a fim de estimular o aprendizado mais rápido acerca do tema.

Por que investir em um curso profissionalizante?

As principais vantagens de se investir em um curso profissionalizante estão no seu custo e na sua duração. Como a modalidade custa menos do que uma faculdade, pode ser a mais indicada se você não está com o dinheiro necessário para investir em um curso de longa duração.

Com duração de 1 mês a 2 anos, o curso também é ideal para aqueles que querem se inserir rapidamente no mercado de trabalho, ao invés de esperar de quatro a cinco anos para ingressarem em uma carreira – no caso de estarem realizando uma graduação.

Outra vantagem que merece muito destaque é o formato com os quais as aulas dos cursos profissionalizantes são oferecidos. Mais curtas, são voltadas, em sua maioria, para a prática e a interação dos alunos.

Como a concorrência está acirrada para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, os recrutadores estão em busca de profissionais que demonstrem estar preparados para as funções básicas de seu cargo. As aulas práticas ajudam, e muito, nessa preparação.

Além disso, profissionais que possuem certificados de cursos profissionalizantes tendem a se destacar de outros candidatos em processos seletivos, ganhando mais oportunidade de conquistar a posição tão desejada.

Opções de cursos profissionalizantes

Existem três opções no mercado para quem está interessado em investir em um curso profissionalizante. Os requisitos variam entre elas e nem todas exigem que o aluno tenha o ensino médio concluído.

Cursos livres

Os cursos livres costumam ser curtos, com duração, geralmente, de meses. Em sua maioria, não requerem que os interessados tenham concluído o ensino médio, um ponto positivo para aqueles que já querem sair do colegial com alguns cursos extras no currículo.

Com temas dos mais variados possíveis, os cursos livres focam mais no aperfeiçoamento e na atualização de alguma área específica. Podem ser cursados por aqueles que querem ter noção básica de alguma profissão ou por aqueles que querem se atualizar às tendências de sua carreira.

Cursos técnicos

Já os cursos técnicos são indicados para aqueles que querem alinhar os estudos do ensino médio com um curso profissionalizante, voltado para sua carreira de interesse. Costumam durar de um a dois anos e serem ministrados durante o próprio colegial, em escolas voltadas para essa modalidade.

Quem se forma em um curso técnico, já termina o ensino médio preparado para ingressar no mercado de trabalho, afinal, muitas empresas têm esses cursos como requisito básico para contratação.

Existem cursos técnicos voltados para diversas áreas profissionais.

Cursos tecnólogos

Os cursos tecnólogos só podem ser ingressados por quem já concluiu o ensino médio, porque são como se fossem uma graduação, porém mais curta.

Com duração média de dois anos, suas disciplinas são pensadas de acordo com a realidade do mercado de trabalho para determinada área de atuação. Ou seja, as matérias dos cursos tecnólogos estão em constante atualização em prol do desenvolvimento efetivo de seus estudantes.

Também existem cursos tecnólogos voltados para diversas áreas profissionais.

Para quem os cursos são indicados?

Os cursos profissionalizantes são indicados, na verdade, para todas as pessoas que estão interessadas em obter conhecimento de forma prática e rápida.

São uma ótima opção para os estudantes do ensino médio, pois permite que terminem o colegial já preparados para ocupar uma posição no mercado, sem a necessidade de ingressar de imediato em uma graduação.

Também são indicados para profissionais que estão desempregados e carecem de novas informações a respeito de sua área de atuação.

Os desempregados também podem investir em um curso profissionalizante caso sintam que o mercado de trabalho para sua função anterior não está dando retorno. Sendo assim, o profissional escolhe um novo rumo para sua carreira e tem a oportunidade de vivenciá-la na prática.

Para quem está dúvida sobre qual graduação escolher, os cursos profissionalizantes, como são mais curtos, podem ser cursados de forma que apresentem ao aluno toda realidade da área de atuação, facilitando a escolha sobre o ensino superior.

Quem concluiu o ensino médio, a graduação e já está empregado também pode investir em um curso profissionalizante, caso queira se especializar em algum nicho de atuação de sua área.

Onde procurar cursos profissionalizantes?

Cursos livres

Quase toda instituição de ensino superior oferece cursos livres durante seu período letivo. Para inscrever-se, não há necessidade de conclusão do ensino médio ou do profissional já ser matriculado em um de seus cursos, apenas demonstrar interesse na vaga.

Para encontrar a melhor opção, basta buscar instituições que tenham aulas voltadas para sua área de atuação e interesse e pesquisar sobre os cursos livres, ou de curta duração, oferecidos. Uma opção interessante é o SENAC que oferece ensino a distância.

Cursos técnicos

O país conta com diversas escolas técnicas, que oferecem aos alunos a oportunidade de não só estudarem os cursos técnicos, como também as matérias do colegial.

Há também a possibilidade do aluno fazer o ensino médio em outra escola e, no período vespertino ou noturno, ir até a escola técnica para complementar sua educação ou, então, realizar o curso após a conclusão da escola.

Assim como no vestibular, para ingressar, é preciso definir a instituição de acordo com os interesses profissionais e prestar uma prova de ingresso.

Cursos tecnólogos

Diversas instituições de ensino de curso superior também oferecem cursos tecnólogos entre suas modalidades. Para ingressar, como é um curso de ensino superior, é necessário que o interessado comprove já ter concluído o ensino médio e também realize uma prova de ingresso.

Se faz necessária, portanto, a busca por instituições de ensino superior voltadas para a área de interesse.

Não deixe de considerar uma graduação!

Cursos profissionalizantes podem ter o caminho mais rápido, mas não significa que serão efetivos em todos os casos. Claramente, investir em educação nunca é demais, mas é necessário pesquisar se apenas um curso técnico garantirá uma vaga na empresa que você deseja atuar ou emprego que você quer conquistar.

Muitas organizações solicitam, ainda, que seus profissionais tenham uma graduação completa. Por isso, vale a pena se informar se é o caso de sua carreira. Lembrando que os cursos profissionalizantes podem ser realizados em conjunto com outros cursos, inclusive uma graduação.

Você é o único responsável por decidir seu futuro profissional. Seja sábio nas escolhas e tenha em mente que estudar sempre será preciso.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo