Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a importância do estágio para seu crescimento profissional

Qual a importância do estágio para seu crescimento profissional

Olá, leitor!

Hoje você verá a importância do estágio no crescimento pessoal e profissional de quem procura uma boa posição no mercado de trabalho.

Para que você alcance destaque no mercado de trabalho, é essencial que haja um preparo e que você busque formação de excelência. Mas além disso, é necessário também que você adquira experiência na área em que pretende atuar. É aqui que entra o estágio.

Se você ainda não conhece a importância do estágio e gostaria de se aprofundar mais no assunto, separamos algumas informações importantes que poderão te ajudar muito a conquistar o emprego dos sonhos. Acompanhe!

A importância do estágio nos dias atuais

importancia_do_estagio_estagiario_

Claramente o potencial do mercado exige profissionais capacitados e diferenciados para aumentar os resultados das empresas. Mas será que há oportunidades suficientes para estagiar?

A maioria dos estudantes que estão em formação alega dificuldades em encontrar oportunidades de estágio, mas veja o que as estatísticas mostram.

De acordo com o site Associação Brasileira de Estágios (ABRES), foi constatado que dentre mais de 14 milhões de estudantes, cerca de apenas 6,8% conseguem estagiar. Esse resultado mais tem a ver com a falta de preparo dos estudantes do que oportunidades para estagiar.

As grandes empresas que querem aumentar o crescimento precisam disponibilizar vagas de estágio, justamente para dar lugar a um profissional capacitado. Essa prática é econômica para a empresa e benéfica para o profissional, uma vez que estará adquirindo experiência. Por meio do estágio, o gestor da empresa pode fazer uma análise dos pontos fortes e estimular seu desenvolvimento, oferecendo as condições necessárias para tal.

De acordo com os gestores das maiores empresas do Brasil, investir em um estudante e acreditar no seu potencial traz um retorno muito grande para a empresa. Diante disso, o gestor já conhece os principais desafios da área e começa a preparar o estagiário para enfrentá-los.

Dessa maneira, o estágio pode ser um fator chave para o sucesso da carreira do estudante. Resumindo, o estudante pode encontrar no estágio a maior oportunidade de unir a teoria e a prática da área em que pretende atuar. Além disso, é uma forma de descobrir se realmente é a escolha certa, visto que dependerá de suas competências para ser bem-sucedido.

5 pontos em que o estágio pode beneficiar o profissional

Como pudemos perceber, o estágio tem grande participação na construção de uma carreira profissional. Mas além da importância do estágio, muitas vantagens são percebidas ao longo do período em que o estudante está se aplicando.

Veja a seguir alguns pontos de benefício que o profissional pode levar na bagagem.

1 – Ganho de responsabilidades

Enquanto o profissional está em fase de estudo, não consegue imaginar o tamanho das responsabilidades que existem em sua área de atuação. A partir do momento em que o estudante começa a estagiar, é exposto a inúmeras situações cotidianas que exigem muita responsabilidade.

Uma das maiores qualidades de um profissional é justamente saber lidar com as responsabilidades da sua função. Dentre uma das situações de responsabilidade que podemos citar aqui é a pontualidade.

Essa é uma característica fundamental que assume um importante papel nas relações profissionais. O cumprimento das principais obrigações mostra o quão responsável é esse profissional.

2 – Disciplina

Além de saber lidar com as principais responsabilidades, o estagiário também consegue dominar a disciplina, que é outra característica que todo profissional deve apresentar.

A disciplina é um hábito que deve ser cultivado diariamente. Por meio dela, o profissional tem ciência do que deve ser feito e sabe quais são os meios para realizar cada tarefa em seu tempo. Dessa forma, consegue determinar e priorizar tarefas mais importantes, tendo um domínio maior com prazos estipulados pela empresa.

3 – Identifica os pontos fracos

É claro que todo profissional apresenta seus pontos fracos, isso é inevitável. Mas identificá-los logo no processo de estágio é uma grande vantagem. O profissional pode lapidar esses pontos fracos e otimizar suas habilidades.

Diante disso, o estagiário consegue desenvolver duas das melhores características de um profissional qualificado: o autoconhecimento e o senso crítico. Ter a percepção do que é preciso aprender em sua área de atuação e conhecer suas limitações faz com que você se torne um profissional exemplar e ideal para a empresa que você escolheu estagiar.

4 – Desenvolvimento da autoconfiança

É fato que a maioria dos estudantes se sentem amedrontados pela concorrência agressiva do mercado de trabalho. Mas a partir do momento em que o profissional começa a desenvolver suas competências, se sente mais preparado e autoconfiante em sua bagagem de conhecimentos.

Inclusive, quando começa a praticar seus conhecimentos, ganha-se o domínio de hábitos imprescindíveis para a construção do caráter profissional. Justamente a partir disso é que o profissional começa a desenvolver a autoconfiança.

Essa característica possibilita que o estagiário tenha uma visão mais assertiva das necessidades da empresa e consiga elaborar metas e objetivos para alcançar resultados.

5 – Se torna mais preparado para o mercado

Quando o profissional, por mais iniciante que seja na área, consegue desenvolver todas essas habilidades, ele está pronto para encarar a competitividade do mercado de trabalho. Mais do que isso, consegue avançar para o patamar de liderança, já que é capaz de dominar as principais áreas de responsabilidades da empresa.

Como conseguir uma vaga de estágio?

Iniciar um estágio é um marco super importante na vida de qualquer profissional, mas como começar? O primeiro passo é, sem dúvidas, buscar uma empresa que você se identifique.

Mais do que isso, essa empresa precisa oferecer oportunidades para que você possa exercer todos os seus conhecimentos teóricos. Além disso, precisa estar alinhada à profissão que você escolheu.

Em seguida, você precisa ter ciência dos aspectos legais do estágio. Por exemplo, o estágio é uma atividade sem vínculo empregatício, logo, não é remunerado, nem dá direitos a outros benefícios de um emprego com carteira assinada.

Algumas empresas dão essa oportunidade com remuneração, com carga máxima de 30 horas semanais. Mas vale ressaltar que não há uma remuneração pré-fixada. Sendo assim, cada empresa ajusta o valor conforme achar adequado.

Pesquise oportunidades locais

Empresas locais sempre são as melhores escolhas dos estudantes para estagiar, pois, é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades para empresas maiores.

É nas pequenas empresas que o estagiário consegue ter a visão de mercado e ainda se tornar autoconfiante para concorrer.

Inscreva-se para várias oportunidades

Mesmo que você tenha uma determinada empresa em mente para estagiar, o ideal é que você se inscreva para diversas vagas. Afinal, haverá mais chances de conseguir um estágio mais rápido.

Além disso, você terá a oportunidade de conhecer a metodologia de trabalho de cada empresa, podendo escolher em qual delas gostaria de trabalhar.

A importância do Networking

A importância do estágio está diretamente ligada com a importância do Networking. Isso porque, é por meio de indicações que você poderá conseguir o cargo que queria na empresa dos sonhos.

O estágio é uma etapa fundamental para ganhar contatos, trocar experiências e aprender com outras pessoas. Por isso, é extremamente importante que você utilize essa etapa para fazer contatos importantes que possam agregar ao seu futuro profissional.

Participe de eventos, de cursos, treinamentos e mostre que você quer aprender a ser um melhor profissional da área. Tenha certeza de que essa atitude não passará desapercebida diante dos olhos dos gestores de grandes empresas.

Fique de olho em sites especializados em indicar estágios

Como sabemos que conseguir um estágio não é uma tarefa fácil, você pode ter ajuda de alguns sites que são especializados em agregar oportunidades de estágios. Esses sites têm comunicação direta com empresas que oferecem essa oportunidade para o estudante se aperfeiçoar mais em sua área de atuação.

Veja os principais em que você pode se cadastrar e esperar a oportunidade perfeita:

Contate diretamente a sua Universidade

Geralmente a organização de sua Universidade tem contatos de empresas que aceitam estagiários de várias áreas de atuação. Uma boa iniciativa é conversar com a equipe organizadora e explicar quais são seus principais objetivos profissionais e qual tipo de oportunidade você quer iniciar.

Diante de um mercado saturado em profissionais medianos, as grandes empresas procuram quem consegue se destacar. Quem apresenta características que podem levar a empresa ao sucesso leva vantagem.

Nesse artigo, pudemos compreender que o estágio, nada mais é do que um laboratório que incentiva, desenvolve e capacita os estudantes para a incrível jornada profissional.

O estágio não é uma mera complementação de uma graduação, por exemplo. A importância do estágio na vida profissional do aluno vai além. É, portanto, um avanço fundamental para a progressão do aluno como um profissional qualificado.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo