Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Qual a importância da letra cursiva na alfabetização

Qual a importância da letra cursiva na alfabetização

Olá, leitores

Quando estamos passando pelo período de alfabetização infantil temos duas fases distintas, uma em que é ensinado o uso da letra de forma (também chamado de letra bastão) e outro momento em que é ensinado a letra cursiva (conhecida também como letra de mão).

De forma geral, o processo é sempre o mesmo, primeiro é ensinado a formar palavras na letra de forma e depois se faz a migração da letra de mão, que é usada até o final do ensino médio.

O processo segue este caminho para que seja mais fácil a alfabetização, já que as letras de forma são bem mais fáceis de serem aprendidas pelas crianças. Esse tipo de letra é formado por linhas mais retas e simples de serem feitas.

É ideal que o aprendizado da letra cursiva seja introduzido aos alunos apenas depois de alfabetizados. Assim eles podem se concentrar mais nas curvas e desenhos das letras sem ter que se preocupar tanto com a construção das palavras.

Mas em dias em que as crianças já nascem coladas com a tecnologia, o aprendizado da letra cursiva ainda é importante?

Com o avanço da tecnologia e com as crianças sendo introduzidas a ela cada vez mais cedo, está aumentando a discussão sobre a necessidade da letra de mão durante a alfabetização.

Deve-se ou não exigir que as crianças escrevam com a letra cursiva? Esta é a questão que anda dividindo educadores de todo o Brasil. E a letra cursiva não é a única a gerar polêmica, já que o ensino da tabuada também foi alvo de muitos questionamentos.

O fato é que, apesar da letra cursiva não ser mais tão relevante após a formação, ela ainda é muito importante durante a alfabetização.

Após alfabetizado e já nos últimos anos escolares não é mais tão importante ficar preocupado com o tipo de letra usado. Nenhum professor vai obrigar que os alunos do ensino médio ou então que os alunos da faculdade usem um tipo específico de letra.

O recomendado é que a pessoa utilize a letra que for mais compatível com ela e mais confortável. Caso a sua letra seja difícil de entender, tente mudar o formato e ver se se sente mais confortável.

A letra cursiva em novos tempos

letra-cursiva

Como dissemos, a letra cursiva é alvo de muitas discussões por causa do avanço da tecnologia. Afinal, se é possível digitar palavras ao invés de ter que escrevê-las, porque ensinar a escrever de um jeito tão complicado e que leva tanto tempo para ser assimilada?

O caderno de caligrafia já deixou de ser relevante a alguns anos, será que a letra cursiva pode sofrer o mesmo fim?

Bom, aparentemente, as novas maneiras de ensino, principalmente o ensino construtivista, não ligam tanto para o ensino da letra cursiva. Algumas instituições apenas ensinam a letra de mão por costume ou para manter a tradição.

Há quem vai ainda mais longe quando se fala sobre a necessidade de ensinar a letra cursiva as crianças. Segundo a pedagoga Juliana Storino, coordenadora de um programa de alfabetização de Belo Horizonte, “ Acho que a ela [letra cursiva] é uma das responsáveis pelo analfabetismo em nosso país. As crianças além de decodificar o código da língua escrita (fonema/grafema), também têm que desenvolver habilidades motoras específicas para “bordar” as letras. O tempo perdido tanto pelo aluno, como pelo professor, com essa prática, aliada ao cansaço muscular, desmotivam o aluno a aprender a ler e muitas vezes emperram o processo”.

Claro que está não é uma opinião unanime, alguns acreditam que a prática da caligrafia é importante para criar uma escrita mais fluente e com agilidade, permitindo que o aluno “escreva em tempo real”, no ato, podendo assim acompanhar o ritmo da escola.

Em alguns casos o uso da cursiva não é apenas uma forma de ensinar algo novo para os alunos, mas é também uma maneira de prender a atenção deles no ensino.

Algumas turmas ficam bem animadas enquanto estão aprendendo a escrever. Elas querem logo chegar na letra cursiva e aprender a escrever como gente grande. Portanto o ensino da letra a mão pode ser usada como um incentivo a alfabetização.

Qual a importância da letra cursiva na alfabetização

Apesar das opiniões contrárias sobre a letra cursiva, ainda não há evidências para acabar com a cursiva de uma vez por todas. Na verdade, existem muitos que defendem a necessidade dela se manter viva durante o período de alfabetização.

Segundo alguns especialistas, como o neurocientista Norman Doidge, a letra cursiva exige mais das áreas simbólicas e motoras do cérebro, portanto ela é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir uma maior fluência.

Outros educadores defendem também a ideia de que a letra cursiva é importante para melhorar a coordenação motora das crianças. Este é um fato que é comprovado pela ciência, já que a atividade realmente exige uma melhora constante da coordenação.

A letra cursiva também pode ajudar os alunos a melhorar na disciplina, pois como já dissemos é bem difícil aperfeiçoar esta escrita.

Porém, até mesmo estes benefícios não são claros, já que os críticos da letra cursiva também argumentam que na falta da letra cursiva, outras atividades vão servir para treinar a coordenação motora.

Entre alguns motivos interessantes para manter o ensino da letra cursiva está a assinatura. Muitos documentos ainda exigem uma assinatura tradicional, portanto há a necessidade de saber escrever com letra de mão para isso.

Outro fator é que muita gente escreve em letra de mão, assim como há muitos documentos e notas escritas neste formato. Saber entender a letra cursiva, mesmo que só para leitura, também se torna fundamental nestes aspectos.

Este é um assunto realmente delicado e que ainda exige estudos mais concretos. Estas dúvidas preocupam principalmente os pais dos alunos, que não estão acostumados com os novos métodos de ensino e podem achar que os filhos estão “aprendendo de menos”.

E vocês leitores, o que acham da letra cursiva? Ela deve continuar a ser ensinada ou deve ser finalmente descontinuada? Fale para nós a sua opinião nos comentários!

Até o próximo texto!

comentários (1)

  • Wilma Barbosa Ferraz

    Considero importante continuar ensinando a usar a letra cursiva. Depois de aprendida, a escrita fica mais rápida, mais fluida. menos cansativa. É importante para decodificar escritos de outras pessoas em diversas epocas, para a assinatura além da letra escrita como a pessoa quer, é uma forma de criação e portanto um aspecto de sua personalidade.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo