Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a diferença entre resumo, resenha e sinopse?

Qual a diferença entre resumo, resenha e sinopse?

Olá,

Quando lemos um livro, ou assistimos a um filme, por exemplo, é importante que saibamos nos posicionar, que consigamos tanto expor o conteúdo daquele livro ou filme quanto emitir nossa opinião a respeito.

Neste texto, apresentaremos a diferença entre três gêneros textuais que se encarregam exatamente disso que estamos falando: resumir e opinar sobre uma obra. Os gêneros textuais em questão são: o resumo, a resenha e a sinopse. Confira abaixo cada um deles:

Resumo

resumo, resenha e sinopse

Fonte: Reprodução

Resumir é apresentar, de forma abreviada e concisa, o conteúdo, os acontecimentos ou as ideias presentes em alguma coisa, geralmente um texto, um livro, um filme ou uma peça de teatro.

A finalidade do resumo é compartilhar, de maneira seletiva, as principais características do objeto a ser resumido. Para isso, ao fazermos um resumo, devemos procurar destacar os elementos mais relevantes daquilo que resumimos.

Algumas dicas sobre resumo

  • Não dê a sua opinião: o resumo deve conter apenas aquilo que puder ser retirado do texto original. Portanto, o resumo não é um texto opinativo. Apresente apenas de forma sintetizada o conteúdo da obra original e nada mais.
  • Use a terceira pessoa: ao fazer um resumo você deve ser imparcial. Portanto, procure usar a terceira pessoa em vez da primeira.
  • Não copiar ou fazer citações: o resumo deve ser escrito com as suas palavras. Logo, não copie trechos do texto original.

Exemplo de resumo

Confira nos links abaixo alguns exemplos de resumos:

A Cartomante, de Machado de Assis

 O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Resenha

Resenhar é sintetizar uma obra expondo de maneira crítica a sua opinião, tendo como finalidade avaliar a obra que estiver sendo resenhada. Ou seja, ao escrever uma resenha, você deve apresentar um resumo da obra original acompanhado de sua opinião ou avaliação.

A resenha é comumente publicada em veículos de comunicação logo após a edição de uma obra. Contudo, não há regras quanto isso, portanto podemos escrever resenhas sobre obras de qualquer época.

Algumas dicas sobre resenha

  • Apresente um resumo das principais ideias da obra;
  • Deixe claro para o leitor qual é o assunto abordado na obra;
  • Apresente como o autor aborda o assunto;
  • Informe o leitor se a obra exige conhecimentos prévios;
  • Informe, se possível, em qual teoria a obra foi embasada;
  • Indique a que tipo de público a obra se destina;
  • Ao dar a sua opinião, você pode avaliar coisas como:
  1. O mérito da obra: o que ela apresenta de novo? A abordagem e os conceitos são diferentes dos habituais?
  2. O estilo: informe ao leitor qual o tipo de linguagem presente na obra. O autor é conciso ou prolixo? Usa uma linguagem de fácil acesso ou exagera no uso de termos técnicos?

 

Exemplo de resenha

Confira nos links a seguir alguns exemplos de resenhas:

A cidade e as Serras

A hora da estrela

Sinopse

A sinopse é um resumo que geralmente acompanha a obra original e é escrita pelo próprio autor ou por alguém envolvido na produção da obra.

Além de acompanhar a obra, a sinopse costuma aparecer em materiais de divulgação, pois a sinopse é um resumo escrito com o intuito de chamar a atenção para a obra em questão. Trata-se, portanto, de uma espécie de resumo que desperta a curiosidade para que o leitor se interesse pela obra original.

Exemplo de sinopse

Um avião cai em uma ilha deserta e logo um grupo de passageiros precisa lutar para sobreviver. Liderados pelo médico Jack Shephard (Matthew Fox) e pelo misterioso John Locke (Terry O’Quinn), eles irão descobrir que o local esconde perigosos segredos. Com o passar do tempo, são reveladas informações sobre o passado dos sobreviventes, como Hugo ‘Hurley’ Reyes (Jorge Garcia), Sayid Jarrah (Naveen Andrews), Kate Austen (Evangeline Lilly) e James ‘Sawyer’ Ford (Josh Holloway).

Fonte: Adoro Cinema 

Diferenças entre resumo, resenha e sinopse

Agora que conceituamos o que é resumo, resenha e sinopse, ficará mais fácil apresentar as suas diferenças.

Primeiramente, perceba que nos três gêneros há a presença de um resumo. Contudo, a intenção comunicativa de cada texto é diferente. Veja essa intenção para entendermos melhor essas diferenças:

  • Resumo: tem a intenção de apresentar de forma sintetizada os principais pontos de uma obra;
  • Resenha: tem a intenção de avaliar uma obra, apresentando seus pontos positivos e/ou negativos com o intuito de incentivar ou não que seu leitor tenha contato com a obra original.
  • Sinopse: tem a intenção de despertar interesse pela obra original através de um breve resumo. Perceba que a sinopse deve despertar curiosidade em relação à obra original.

Conclusão

Você viu neste texto quais são as principais diferenças entre resumo, resenha e sinopse. Leia o conteúdo quantas vezes forem necessárias para você assimilar bem os conceitos e não confundir mais.

Um grande abraço, e até a próxima!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo