Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a diferença entre graduação online e graduação presencial?

Qual a diferença entre graduação online e graduação presencial?

Olá, leitores!

Esse é um assunto que gera muita discussão e também muitas dúvidas, muitas pessoas ficam com receio de fazer uma graduação online por achar que ela não é bem aceita. Além disso, muitos alunos de graduação presencial condenam e discriminam os alunos da graduação online. Se você está com dúvida sobre esse assunto e quer saber um pouco mais para conseguir escolher a melhor opção para você, nós vamos te ajudar.

Para começar é bom deixar de lado tudo o que já escutou sobre a graduação online, principalmente se ouviu falar mal dela. É claro que existem diferenças dos cursos presenciais e online, isso é óbvio, mas essas diferenças podem não ser ruins.

O cursos de graduação online são bons sim, essa é a primeira coisa que deve saber, é claro que existe diferentes instituições, mas não é diferente da graduação presencial, nesse caso também existem faculdades boas e ruins. Por isso, nossa primeira dica é escolher uma boa instituição de ensino, uma que tenha renome e o mais importante, tenha aprovação do MEC, não adianta fazer um curso que não é reconhecido, isso vale para curso online e presencial.

A diferença maior está na forma de ensino, enquanto os alunos de faculdade presencial precisam ir para a aula todos os dias, o aluno do ensino a distância faz o curso em sua casa, no horário que achar mais conveniente. A forma de estudar é diferente, o acesso ao conteúdo é diferente, mas o que não muda é a formação, o aluno que fez faculdade de administração online é tão competente quanto o aluno que estudou o mesmo curso em faculdade presencial.

Na hora de mostrar o currículo o que vai valer mais é a experiência que cada aluno teve na área e nesse ponto o aluno de graduação online sai ganhando, pois ele tem mais tempo disponível para trabalhar, ele pode trabalhar em qualquer horário, pois pode fazer seu curso em qualquer horário também. Além disso existem outras vantagens em ser aluno online, você não precisa passar pelo estresse de sair de casa e ir para outro local estudar, basta ligar seu computador.

Mas é claro que o curso presencial também é muito bom, estamos mostrando apenas algumas diferenças para que você saiba escolher a melhor opção. Também existem muitas semelhanças dos cursos presenciais e online, a formação é a mesma, os alunos têm acesso direto aos professores, mas um acontece de forma presencial e outro online, os alunos também têm contato com os colegas entre outras coisas.

Qual a importância de fazer cursos de graduação?

O que queremos mesmo mostrar é que não importa se você vai fazer uma graduação online ou presencial, o importante é fazer uma graduação. Não importa também o tempo dessa graduação, algumas levam apenas dois anos, outras quatro anos e outras mais do que isso, o importante mesmo é ter um curso de graduação. Dessa forma você melhora seu currículo e tem uma maior chance de ser contratado.

O estudo é muito importante para a área profissional de uma pessoa, se você é graduado e concorre a uma vaga com uma pessoa que não tem graduação a sua chance de ser contratado é muito maior. Essa é a “lei”, quanto mais especialização você tem, melhor será para a empresa, pois mostra que você é qualificado.

Uma dica muito legal para você que não tem muito dinheiro para investir em uma faculdade é fazer uma graduação gratuita. Para fazer uma graduação online e gratuita é até muito simples, já falamos sobre algumas instituições que oferecem cursos online e gratuitos e você pode conferir, existem até universidades federais. É claro que você não terá muitas opções de cursos para fazer, mas você vai encontrar algo que lhe agrade, pode ter certeza.

Não deixe esse tipo de oportunidade passar, fazer um curso de graduação online e gratuito é um benefício para poucos e agora que você sabe que existe essa possibilidade é só correr atrás. Se tiver alguma dúvida é só compartilhar, nós podemos te ajudar e solucionar algumas dúvidas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo