Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a diferença entre curso técnico e curso livre?

Qual a diferença entre curso técnico e curso livre?

Olá, leitor!

Existem várias opções para quem gosta de aprender. Há a graduação, que inclui bacharelado, licenciatura e tecnólogo, os cursos sequenciais, voltados para as necessidades do mercado, e os cursos de treinamento, que ajudam o estudante a aprimorar os conhecimentos que já possui.

A graduação, os cursos sequenciais e, em alguns casos, os cursos de treinamento são considerados modalidades de Ensino Superior. Entretanto, além desses, também existem os cursos técnicos e os cursos livres. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles? Sabe qual é tipo de formação e certificação que cada um oferece? Leia e descubra.

O que são cursos técnicos?

Cursos técnicos e cursos livres

Fonte: Reprodução

Diferentemente de uma graduação, que traz conhecimentos amplos e teóricos, os cursos técnicos são direcionados para a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Assim, ao invés de terem atividades que envolvem os setores acadêmico e científico, suas grades curriculares são praticamente compostas apenas por exercícios práticos.

Os cursos técnicos não são considerados nível superior e podem, dependendo da categoria, serem feitos durante o Ensino Médio. Veja abaixo as características dos 3 tipos de curso técnico que existem. Confira!

Tipos de curso técnico

Curso técnico integrado

Os cursos técnicos integrados ocorrem durante o Ensino Médio, com as matérias específicas substituindo as disciplinas da grade escolar regular. Pode durar 3 ou 4 anos e, ao final, o aluno recebe 2 diplomas, um de conclusão do Ensino Médio e outro de conclusão do Ensino Técnico.

Curso técnico externo ou concomitante

Também acontece simultaneamente ao Ensino Médio, mas não interfere em sua grade curricular. Para fazê-lo, o estudante deve já ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio e realizar ambos em paralelo, com horários e atividades diferentes. Os cursos externos costumam ser divididos em módulos e durar entre 1 ano e meio e 2.

Curso técnico subsequente ou profissionalizante

É destinado para quem já terminou o Ensino Médio e busca uma forma rápida de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, os cursos técnicos subsequentes geralmente são divididos em módulos e duram aproximadamente 2 anos.

Vantagens

Um curso técnico é um jeito mais rápido de começar a trabalhar. A modalidade é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e a maioria de seus alunos é admitida em empregos ainda no primeiro ano de curso, com renda maior do que a recebida por aqueles que encerraram os estudos no Ensino Médio regular.

Existem vários setores nos quais um profissional desse tipo pode atuar. Segundo o MEC, o Ensino Técnico é voltado para 13 eixos principais, que incluem, entre outros, Produção Cultural, Produção Industrial, Informática & Comunicação e Gestão & Negócios.

Desvantagens

Por outro lado, ao optar por um curso técnico, o estudante deixa de ter acesso à formação ampla e teórica desenvolvida em faculdades. Além disso, por não ter um diploma de nível superior, ele não poderá realizar pós-graduação nem seguir carreira no campo acadêmico.

Cursos técnicos gratuitos e online

O governo brasileiro mantém o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego) e o Rede e-TEC Brasil, iniciativas que investem na capacitação de jovens por meio do Ensino Técnico, em cursos presenciais ou a distância.

Assim, esse tipo de aprendizado é oferecido gratuitamente em escolas públicas ou privadas e nas unidades das seguintes instituições:

Para participar do programa, é preciso passar por um processo de comprovação de renda. Mas, para os demais candidatos, essas organizações e algumas outras faculdades, como a Unifran (Universidade de Franca), disponibilizam cursos técnicos por EAD (Ensino a Distância), que têm mensalidade mais enxuta e maior flexibilidade de horário.

O que são cursos livres?

Cursos livres fazem parte da Educação Profissional, mas, diferentemente do Ensino Técnico, não são reconhecidos pelo MEC e não precisam ser oferecidos por uma instituição credenciada pelo Ministério.

Essa modalidade normalmente é procurada por pessoas que já têm uma formação anterior e desejam aprimorar sua atuação no mercado de trabalho ou aprofundar seus conhecimentos.

Mesmo assim, os cursos livres não costumam exigir nenhum pré-requisito. Eles podem ser ministrados tanto presencialmente quanto a distância e seu certificado é aceito como capacitação e atualização, mas não habilitam ao exercício de uma profissão.

Vantagens

Os cursos livres são mais rápidos do que uma faculdade ou uma pós-graduação. Além disso, seu conteúdo é voltado para questões práticas, podendo ser aplicado facilmente no ambiente profissional.

Esse tipo de aprendizado também tem um preço mais acessível, por vezes, é até gratuito, e, quando feito online, permite que o aluno estude nos locais e nos horários que considerar mais conveniente.

Desvantagens

Ao contrário do Ensino Técnico, os cursos livres não oferecem um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Geralmente, os certificados apenas são aceitos pelo mercado de trabalho quando complementam outro tipo de formação, como uma graduação.

Cursos livres gratuitos

Portais ligados a faculdades, plataformas de empresas privadas e até mesmo sites especializados oferecem cursos livres online gratuitos. Abaixo, trazemos alguns exemplos. Confira:

Lúmina

A Lúmina é a plataforma online da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e conta com diversos cursos com atestado de conclusão. Para participar, não há nenhum pré-requisito; somente é necessário fazer um cadastro no site.

Prime Cursos

O Prime Cursos é um portal online que traz diversos cursos gratuitos. As aulas são todas ministradas via internet e, ao final, é possível solicitar um certificado. Para obter o documento, é preciso ter nota superior ou igual a 6 na avaliação e pagar uma taxa que varia de R$ 39 a R$ 44, 90.

Escol@ Virtual Brasdeco

A Escol@ Virtual Bradesco é uma plataforma online criada em 2001 que disponibiliza cursos gratuitos sobre temas como Administração, Contabilidade, Informática e Pedagogia.

Para ter acesso ao conteúdo, é preciso ser maior de 14 anos, ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) e preencher os dados solicitados pelo site. Os cursos contam com certificado de conclusão gratuito mas, para obtê-lo, é necessário ter desempenho igual ou maior a 70 % na avaliação.

E então? Gostou do nosso artigo sobre cursos técnicos e cursos livres? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre os tipos de Ensino Superior, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo