Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a diferença da prova para vestibular e para concurso público?

Qual a diferença da prova para vestibular e para concurso público?

Olá, leitores!

Tanto o concurso público quanto o vestibular são exames de conhecimentos gerais e específicos e realizados com procedimentos parecidos.

Ambos são de ampla concorrência, em que o candidato disputa uma vaga e suas provas são elaboradas por institutos de pesquisa e fundações especializadas em educação. Porém, quais são as diferenças e vantagens de cada um?

Diferenças entre concurso público e vestibular

Objetivo – O exame de vestibular refere-se a concorrência por vaga em uma instituição de ensino superior. O candidato concorre para estudar um curso específico. Já no concurso público, o candidato concorre a uma vaga de emprego em uma instituição pública.

Datas – As datas dos vestibulares respondem a um calendário mais ou menos estável, que segue o ano letivo. Geralmente ocorrem antes do início do semestre. Já os concursos públicos não respondem a nenhum padrão de calendário, podendo acontecer a qualquer momento do ano.

Disciplinas – no que concerne aos conteúdos, as provas de vestibular são de conhecimentos gerais, todas iguais para uma instituição. O candidato responde questões de todas as disciplinas escolares e a diferença entre os cursos está na avaliação, nos pesos de cada questão.

Alguns vestibulares bastante específicos, como para o curso de música, por exemplo, realizam uma prova extra, de conhecimentos específicos, ou aptidão.  Para os concursos, as provas são mais específicas.

Realizadas especificamente para cada área de trabalho, as questões da prova são mais de conteúdos técnicos e de aptidão profissional.

Etapas – Ambos possuem etapas de avaliação. Os vestibulares geralmente se dividem em três dias de provas. Os concursos podem ter números diferentes de etapas e formas de avaliação distintas como: provas, análise de currículo, entrevista, exames físicos e psicológicos, etc.

Por que fazer um ou outro ou ainda os dois?

pessoa-em-duvida

As razões para escolher fazer um ou o outro variam de acordo ao objetivo do candidato. Se ele estiver na procura de uma carreira pública, deverá então fazer um concurso. Porém, o concurso público exige do candidato uma maior qualificação. Se a pessoa não tiver uma qualidade específica na área do concurso, então provavelmente essa não será uma boa escolha.

Nesse caso, o vestibular é a porta de entrada para a formação e qualificação profissional, por isso, deve ser considerado e é uma etapa importantíssima para qualquer pessoa que deseja prestar um concurso público no futuro.

Quem tem mais qualificações e formações, tem mais chances de ser chamado em um concurso e ter salários melhores, portanto um vestibular pode ser muito mais apropriado e vantajoso para uma pessoa do que um concurso, pois o curso superior vai abrir um leque muito maior de chances de desenvolvimento profissional.

Tem idade correta para escolher um dos dois?

Não necessariamente. Como o concurso público exige um nível maior de qualificação profissional e conta também com a experiência de trabalho do candidato na área, para as pessoas que são mais novas e, obviamente, ainda não têm tais requisitos, um vestibular é a melhor opção para o desenvolvimento de uma carreira a médio e longo prazo.

Porém, se a pessoa tem mais idade e ainda assim não possui qualificação, o vestibular ainda pode ser a melhor escolha. A escolha pelo vestibular e concurso público são muito mais influenciadas pelo nível de formação profissional do que pela idade.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo