Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Quais vantagens de se investir na web semântica?

Quais vantagens de se investir na web semântica?

Olá, leitores!

A web semântica surgiu em 2001 e é uma forma usada para que humanos e computadores consigam encontrar conteúdos publicados na internet. Parece um pouco confuso de início, mas vamos explicar mais detalhadamente ao longo do artigo. Vamos falar também sobre as vantagens de investir na web semântica.

Na web semântica o homem depende da máquina e a máquina depende do homem para que uma tarefa seja concluída. O computador é muito importante em qualquer ambiente, ele ajuda em tarefas que fazemos manualmente, mas facilita tudo por causa da web semântica. Ela é a evolução da nossa web, mas com as informações muito bem organizadas. Para que você entenda melhor e de uma só vez, vamos dar um exemplo:

  • Com a web semântica, as informações ficam todas organizadas e você consegue ter acesso a essas informações com mais facilidade, pense na seguinte situação: Você foi convidado para um casamento e alguns dias antes lembra que ainda não comprou o presente de casamento. Você confere o convite e percebe que os noivos fizeram uma lista de casamento, com isso você entra no site, pede a lista de casamento dos noivos e seleciona o valor que quer gastar. Depois disso, vai aparecer uma lista com os presentes que você pode comprar e com o preço que quer gastar, assim é só escolher o presente, comprar e ele será entregue para os noivos sem você precisar se preocupar.

Isso é web semântica, ela incorpora significado às informações, dessa forma as máquinas conseguem compreender as informações que passamos e nos auxiliam em tarefas simples e corriqueiras que antes eram feitas manualmente.

Quais as vantagens de investir nessa área

icone-de-uniao-interpessoal

A web semântica não é algo novo como já mostramos, mas ainda existem poucas coisas que usam essa nova tecnologia. O Google, por exemplo, já é uma grande ferramenta que auxilia o ser humano de diversas formas, mas as informações contidas ali não são organizadas. Agora imagine o que você poderia fazer se as informações do Google fossem organizadas, tudo seria mais simples e fácil.

Por isso existem muitas vantagens em investir na web semântica, porque essa tecnologia pode ajudar e facilitar muitas funções do dia a dia. Se você como investidor ou mesmo programador pensa em algo que pode ser feito com a web semântica que mudaria nosso modo de vida e facilitaria muitas coisas, seria muito interessante e com toda certeza renderia muitos benefícios.

Muitas pessoas já pensaram em possibilidades de usar a web semântica e criaram formas de simplificar algumas tarefas. Com as redes sociais, por exemplo, a web semântica já está presente, ela permite agregar diversos dados entre as comunidades como blogs, Facebook, Instagram e outros, tudo isso enriquece as possibilidades de busca de informações.

Um programa muito usado atualmente por empresas também utiliza a web semântica, o CloudView Exalead foi lançado há cerca de dois anos, ele é uma plataforma de pesquisa e acesso à informação dentro e fora da empresa. Com ele é possível colher, analisar e organizar grandes volumes de dados, como por exemplo, e-mail, notas do call center, comentários dos fóruns, as redes sociais da empresa e muitos outros. Com esse programa a empresa pode dimensionar suas necessidades de informação e resolver problemas.

Esses são só alguns exemplos da implementação da web semântica na vida das pessoas, ela traz muitas vantagens e economia de tempo. Invista na web semântica, você vai ter inúmeras vantagens em investir e usar, pode ter certeza que a aceitação será muito grande.

Compartilhe com seus amigos essas ideias, as pessoas precisam conhecer a web semântica e até saber que já usam. Deixe seu comentário também se tiver alguma dúvida.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo