Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Quais tipos de concursos públicos existem no Brasil atualmente

Quais tipos de concursos públicos existem no Brasil atualmente

Olá, leitor!

Você sabia que existem 4 tipos de concurso público no Brasil? Os concurseiros mais experientes já conhecem as diferenças entre as regras de cada tipo de concurso publico, mas os iniciantes podem ficar confusos na hora de escolher qual prestar, as vantagens e desvantagens de cada.

Os concurseiros já possuem muitos assuntos para estudar e muitas escolhas a fazer, pensando nisso, preparamos esse artigo para esclarecer as principais diferenças entre os tipos de concursos públicos existentes no Brasil, assim será mais fácil escolher o melhor concurso para prestar. Confira!

Tipos de concurso público no Brasil

concurso_publico_tipos_de_concurso_publico_como_ser_aprovado_em_concurso_publico_como_ser_aprovado_em_concurso_publico_livro_passar_em_concurso_publico-01

Os concursos públicos oferecidos pelo governo são 4 os tipos: distrital, municipal, estadual e federal. O que altera para cada tipo de concurso são as leis que regem os editais.

Por isso, quando abrir um concurso público ou se você já estiver aguardando algum, verifique sempre o edital do concurso, é nele que estarão todas as regras e a legislação vigente que aquele exame segue. Basicamente é a seguinte regra:

  • Concursos públicos municipais são regidos pela legislação municipal;
  • Concursos públicos estaduais são regidos pela legislação dos estados da federação;
  • Concursos públicos federais são regidos pela legislação federal;
  • Concursos públicos distritais são regidos pelo Distrito Federal, que oferecem concursos públicos independentes para a esfera de Brasília.

Concursos Públicos Municipais

O concurso público municipal é promovido por uma cidade específica e a vaga para ocupação após aprovação será naquele município.

Se você não quer mudar de cidade poderá fazer um concurso no seu município de residência, pois saberá que a vaga será alocada nele, e dependendo do cargo e instituição poderá haver mais de uma vaga e a lotação seguirá a ordem de classificação, se for bem colocado poderá escolher e ocupar a vaga mais próxima de sua residência.

É importante ficar sempre atento aos prazos e exigências do edital do concurso público municipal, vale ressaltar que não há como pedir transferência para outro estado, outra cidade ou para o distrito federal. As leis que regem o edital são municipais, mas há também leis estaduais que valem para os concursos municipais.

Uma das vantagens dos concursos públicos municipais é que as provas são mais simples que os concursos federais e estaduais, você também irá economizar no transporte até o local da prova caso more no município.

Outra vantagem é que estes concursos são menos concorridos em relação aos estaduais e federais, e também quando você assume o cargo tem a estabilidade como em qualquer outro concurso público, sem correr o risco de ser transferido para outra cidade.

Se estas vantagens te atraem, principalmente se você não tem disponibilidade para mudanças, talvez seja uma boa opção focar seus estudos nos concursos municipais.

Caso você tenha disponibilidade para se mudar poderá ainda assim fazer um exame para concurso municipal em uma cidade diferente do local de sua residência, mas quando for aprovado precisará se mudar para o município ou terá que arcar com as despesas de transportes e deslocamentos até o local da lotação da vaga naquela cidade, caso for vizinha ou próxima a sua.

Concursos Públicos Estaduais

Uma das características dos concursos públicos estaduais, é que o candidato poderá ser alocado em uma cidade naquele estado sem saber com certeza qual local da lotação da vaga.

Isso ocorre em muitos concursos estaduais para várias áreas, você poderá ter uma relação de possíveis locais se informando pelo edital, mas quando for fazer o exame ainda não terá certeza do local.

É importante também ficar atento as regras das exigências descritas no edital, que são regidas pelas leis do Estado e também do Governo Federal.

Há possibilidade do candidato aprovado precisar ser transferido para outro local ou cidade, então se este não é o seu desejo, talvez este tipo de concurso público não seja o mais indicado para seu perfil.

Nesta categoria de concursos há vagas bastante concorridas como defensor público estadual e para juiz estadual. Porém, também existem concursos estaduais para disputar vagas de cargos com uma concorrência menor para diferentes níveis de escolaridade, graduação, nível médio e fundamental.

A prova para um concurso público estadual é considerada um pouco mais complexa do que para concurso municipal, geralmente há mais fases e testes práticos dependendo do cargo.

Com relação a abertura de editais, na esfera estadual, sempre há alguma oferta devido a demanda de muitos órgãos estaduais.

Há também concursos para cargos na área de educação para as escolas estaduais, como por exemplo, para professor estadual, diretor estadual, agente de organização escolar, entre outras.

Concursos Públicos Federais

Alguns tipos de concursos públicos muito desejados pelos “concurseiros profissionais” são os federais, considerados mais atraentes que os demais em relação a remuneração ser mais alta para diversos cargos.

Essa não é uma regra, mas geralmente os cargos públicos federais possuem uma remuneração maior se comparado ao mesmo tipo de cargo de um concurso municipal.

Se você possui disponibilidade para mudança poderá se preparar para um concurso federal, e caso for aprovado, exercer o cargo em uma cidade e após o período mínimo e cumprir alguns requisitos do cargo, poderá pedir sua transferência para outro município no estado ou em um estado diferente que tenha surgido uma vaga para lotação da sua função.

Isso é possível para órgãos federais que possuem escritórios-sede em diferentes cidades do Brasil, como por exemplo, o da Receita Federal, INSS, Correios, Sefaz, ICMS, TCU, etc.

É essencial entender as regras de cada órgão federal caso você pretenda prestar este tipo de concurso público. Cada órgão do governo federal possui regras específicas e são regidas pela União, então é interessante conhecer e estudar as políticas públicas federais implementadas no setor que pretende prestar o exame.

Além dos órgãos do governo federal, como Polícia Federal e o INSS, há ainda outras instituições que são subordinadas ao governo federal, é o caso de alguns bancos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Dicas importantes para os concurseiros

Independente do tipo de concurso público que escolher prestar, é importante planejar seus estudos.

O primeiro passo é conferir o edital do concurso público que já abriu ou consultar editais passados para ter uma referência dos conteúdos programáticos de cada prova, as etapas, prazos, tempo para fazer a prova, locais de lotação da vaga que pretende ocupar, possibilidades de transferências, etc. No edital você também encontrará a referência da legislação que aquele edital está seguindo.

Após ler e entender o edital você pode iniciar seu planejamento para prestar um concurso público, escolher bons livros indicados para concurseiros, preparar seus materiais de estudo, baixar aplicativos de questões de concursos, baixar editais e provas anteriores, consultar sites de questões e sites com dicas para concurseiros.

Será a partir do edital que poderá traçar a melhor estratégia de estudos, se for para um concurso municipal talvez opte por estudar as disciplinas separadamente.

Se você escolher prestar um concurso estadual ou federal, terá mais materiais personalizados para os órgãos e secretarias, para bancos e instituições, como apostilas para estudar para Polícia Federal, por exemplo. Esta é uma boa vantagem dos concursos federais e estaduais, é muito mais fácil encontrar material para uma instituição específica.

Outra vantagem é que estes tipos de concurso público são geralmente organizados pela mesma banca examinadora, o que facilita e muito na hora de estudar, pois as disciplinas básicas são cobradas da mesma forma para diferentes cargos de concursos regidos pela mesma instituição que faz a prova.

Estar preparado para o dia prova é o mais importante, seja para concurso municipal, estadual ou federal. Por isso, aproveite as dicas valiosas que disponibilizamos aqui no Canal do Ensino para preparar sua rotina de estudos e garantir sua aprovação em um destes tipos de concurso público.

Outras oportunidades:

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo