Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Quais são os tipos de vestibulares existentes?

Quais são os tipos de vestibulares existentes?

Olá Leitores!

Uma das mais importantes decisões de nossas vidas está ligada a escolha da carreira que desejamos seguir e, consequentemente, o curso superior que nos levará a alcançar esse objetivo.

Para iniciar essa nova fase em uma faculdade é preciso vencer uma primeira etapa, chamada de Vestibular. Vamos falar sobre os tipos de vestibulares existentes e você irá conhecer os quatro que são aplicados no Brasil.

O que é Vestibular?

O vestibular é um importante exame de seleção aplicado aos que desejam ingressar no ensino superior.

No vestibular são aplicadas questões que englobam todos os conhecimentos adquiridos durante sua vida escolar, partindo no ensino fundamental ao ensino médio, para que possa assim medir o nível de conhecimento do aluno.

No Brasil são aplicadas quatro formas de vestibulares e conheceremos melhor cada um a seguir.

Quais são os tipos de vestibulares existentes?

No Brasil são utilizadas as seguintes formas:

  • Vestibular Seriado;
  • Vestibular Agendado;
  • Vestibular Tradicional;
  • Enem.

Vamos conhecer a diferença entre eles:

Vestibular Seriado

No vestibular seriado as provas são realizadas de forma sequencial, anulando assim a necessidade do tradicional vestibular.

No vestibular seriado as provas sequenciais são realizadas ao final de cada ano do ensino médio do aluno, ao fim do terceiro ano de prova o aluno escolhe o curso superior que deseja realizar.

Vestibular Agendado

O vestibular agendado permite ao candidato agendar o dia e a hora em que deseja realizar a sua prova seguindo uma série de opções disponibilizadas pela instituição de ensino.

Esse tipo de vestibular é adotado por faculdades particulares e possui a vantagem de poder ser realizada por meio do computador, onde as as questões são eletronicamente selecionadas.

Vestibular Tradicional

Esse é o mais comum e mais utilizado entre os vestibulares, suas provas são presenciais e em grande parte se dividem entre:

  • Questões Objetivas;
  • Questões Discursivas;
  • Redação;

No vestibular tradicional todos os candidatos realizam as provas em dias e horários iguais, além disso, alguns cursos trazem uma avaliação de Habilidades Específicas.

Enem

Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio que pode ser utilizado como forma de ingresso em uma universidade, faculdade ou centro universitário.

As instituições de ensino superior usam a nota do candidato no Enem para complementar a prova do vestibular em porcentagens variadas ou até mesmo para substituir uma das fases do vestibular tradicional.

A nota do Enem pode ainda ser utilizada para o SISU (Sistema de Seleção Unificada e Programa Universidade para Todos).

Outra forma de utilização da nota do Enem é com o Prouni (Programa Universidade para Todos), que seleciona candidatos de acordo com a nota obtida atribuindo a eles bolsas parciais e integrais para cursos em instituições particulares aderentes ao programa.

A seleção dos candidatos para as bolsas do Prouni ocorrem duas vezes por ano.

Conhecendo melhor os tipos de vestibulares existentes você pode escolher aquele que melhor se adequa a sua necessidade, iniciando assim uma nova fase em sua vida.

Entre os tipos de vestibulares apresentados aqui, qual você considera mais usual? Já realizou algum? Entre eles qual deseja prestar?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo