Quais são os recursos persuasivos para um bom texto discursivo?
Olá,
Você é daqueles que sentem um friozinho na barriga sempre que ouve a palavra “redação”? Além disso, fica na dúvida sobre o tipo de texto exigido? Eu sei bem como é isso, mas a coisa não é tão feia quanto parece.
Abordaremos neste texto, técnicas de persuasão para auxiliá-lo em seus textos discursivos. Vamos lá?
Texto discursivo: o que é
Um texto discursivo é aquele em que o autor deve explicar sobre um determinado tema proposto, geralmente apresentando um ponto de vista e argumentando a seu favor.
Um exemplo de texto discursivo muito cobrado em prova de vestibulares e concursos é o texto dissertativo-argumentativo. Contudo, você deve se atentar ao que é cobrado na questão, pois o texto discursivo não necessariamente será um texto dissertativo-argumentativo.
Em alguns casos, é cobrado, por exemplo, um texto com um único parágrafo e uma quantidade de linhas já predefinidas. Outro detalhe importante é que às vezes não é cobrado o ponto de vista do candidato, sendo cobrado nessas situações o conhecimento que o autor possui sobre um determinado tema, dispensando, talvez, a necessidade de argumentação.
Porém, como neste artigo propomos expor recursos persuasivos que devem ser usados em textos discursivos, o nosso foco aqui será baseado em textos que exigem a apresentação de um ponto de vista e, consequentemente, argumentação, a fim de convencer o leitor a ter a mesma opinião que o autor do texto.
Confira a seguir alguns recursos persuasivos que o ajudarão em seus textos discursivos.
Recursos persuasivos para um bom texto discursivo
Segundo o dicionário online Michaelis, alguns dos significados de persuadir são:
- Levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se);
- Levar (alguém ou a si próprio) a tomar decisão sobre (algo);
- Fazer (alguém) mudar de ideia ou atitude (por autoridade, argumentação, raciocínio etc.);
- Fazer (alguém) ter certeza (sobre algo).
Perceba, portanto, que para persuadir o seu leitor será necessário que você use bons argumentos. Confira alguns recursos persuasivos que você pode usar em seus textos para conseguir convencer o leitor:
- Seja coerente: essa primeira dica pode parecer bem óbvia, mas é importante que você seja coerente durante todo o texto, evitando se contradizer. Ou você acha que conseguirá convencer o leitor se não mantiver coerência entre todas as suas ideias?
- Use argumentos de autoridade: se você souber ou lembrar (caso não seja possível pesquisar) de alguma fala de uma autoridade naquele assunto, cite-a. Pois, ao usar como argumento o que um especialista ou pesquisador da área disse, ficará mais difícil para o leitor contestá-lo, já que você está embasando seu raciocínio com pensamentos de alguém que tem autoridade naquele assunto.
- Faça comparações: uma ótima forma de convencer o outro é fazendo comparações. Ao comparar fatos ou situações que reforcem sua opinião, isso fará com que fique menos difícil para que outros contestem seus argumentos.
- Exemplifique: sempre que possível, apresente ao leitor exemplos de situações que corroborem o que você está dizendo.
- Faça relação de causa e consequência: aponte as possíveis consequências negativas que podem ser causadas pelo ponto de vista oposto ao seu. E mostre que aquilo que você defende pode trazer consequências positivas caso seja adotado. Contudo, não invente nem minta, seja sincero para que seus argumentos não sejam invalidados posteriormente.
- Mantenha a impessoalidade: os textos discursivos, geralmente, exigem que o autor seja imparcial. Para isso, escreva seu texto na terceira pessoa. Mas como a impessoalidade entra como recurso persuasivo? Por mais que o leitor saiba que o texto aborda a opinião do autor sobre aquele tema, ao usar a terceira pessoa você dá ao texto um tom de que aquela opinião não é só sua, de que se trata de um consenso geral, por exemplo.
- Use verbos imperativo: analise bem o tema e a proposta e perceba se cabe àquele texto o uso de verbos no imperativo. Caso a resposta seja positiva, use-os. Eles o ajudarão a convencer o leitor.
- Seja claro e objetivo: a falta de clareza e objetividade tornarão seu texto confuso, dificultando que você consiga convencer o leitor. Para que seu texto seja claro e objetivo, tente usar vocabulário simples, evitando palavras difíceis ou pouco conhecidas, evite também a subjetividade, ou seja, não deixe em seu texto suas marcas pessoais.
Conclusão
Você viu neste texto alguns dos principais recursos persuasivos que podem ser usados em textos discursivos. Procure treinar o máximo possível, escrevendo ao menos um texto por semana, e ponha em prática os recursos abordados aqui.
Um grande abraço, e até a próxima.