Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

Olá, leitor!

Aprenda sobre os tipos de entrevista de emprego. Leia algumas dicas sobre elas.

Com a crise econômica muitas empresas acabam demitindo os funcionários. As exigências aumentam ao passo que as vagas diminuem. Com isso, cada dia que passa, fica mais difícil conseguir um bom emprego.

Neste artigo pretendemos explicar os tipos de entrevista de emprego e fornecer dicas que te auxiliarão a conseguir o cargo. Os tipos mais conhecidos são: Entrevista comportamental; Entrevista técnica; Entrevista de caso; Entrevista prévia; Entrevista em grupo; Entrevistas “on campus”; Entrevista telefônica; Entrevista Painel. Confira mais informações a seguir!

Tipo de entrevista comportamentalquais-sao-os-principais-tipos-de-entrevista-de-emprego

Esse tipo de entrevista é a mais comum, para todas as áreas. Ela poderá ser realizada por um membro do departamento de recursos humanos ou um gestor da área; existem empresas que ambos realizam esta entrevista.

O objetivo desta entrevista é avaliar as características pessoais, sua personalidade e suas habilidades. Destacando suas experiências, comportamento, conhecimento, habilidades/potencialidades interligadas a área profissional.

Além de verificar se o seu perfil é compatível com os demais funcionários da empresa e com a cultura empresarial. Você pode ter experiência na área, porém, seu comportamento deve ser adequado aos preceitos desta organização. Bem como, agir adequadamente a determinadas situações.

É importante, que antes de ir a esta entrevista, pesquise sobre a empresa. Verifique a sua política organizacional. Consulte se possui alguma ISO ou se está em fase de implementação. Conhecendo as características da empresa, você terá mais chance de responder corretamente as perguntas.

O entrevistador poderá perguntar sobre suas experiências, atenção as dicas:

  • Expresse sua opinião de forma clara e objetiva;
  • Não atribua a ninguém a sua demissão;
  • Evite palavras negativas;
  • Evite falar mais do que o necessário;
  • Relate se realiza algum trabalho voluntário.

O entrevistador pode simular uma situação e perguntar como agiria. Lembre-se ele observa as suas habilidades e competências; a resolução de problemas é a mais preciosa. Portanto, mantenha a calma, fale pausadamente e de forma clara e objetiva. Procure não florear o assunto, muitos priorizam o foco.

Seria bom, se você treinasse a sua fala antes de ir para a entrevista. Imagine as situações que já viveu no desempenho de suas funções. Analise se poderia melhorá-las. Verifique os pontos positivos e negativos de suas ações. Se preferir escreva-os isso te ajudará a se preparar melhor.

Lembre-se a empresa espera contratar o melhor. Seja o melhor, verifique e sinalize os seus pontos fortes. Tente corrigir os pontos fracos. Você precisa demonstrar que consegue exercer todos os requisitos da função. Uma qualidade apreciada é lidar com a resolução de problemas em diferentes situações

Como se preparar para este tipo de entrevista

Quando as pessoas marcam uma entrevista, algumas ficam ansiosa, outras nervosas e dependendo da situação entram em pânico. O importante é se preparar e manter a calma. Procure simular uma entrevista em casa. Estruture a sua fala:

  • Descreva uma situação, por exemplo: recorde de uma tarefa que precisava realizar;
  • Exemplifique esta tarefa e a sua função;
  • Explique como planejou resolver a situação;
  • Enumere suas ações, todos os passos em ordem até sua conclusão;
  • Quais foram as suas contribuições, se o trabalho é em grupo;
  • Detalhe quais foram os resultados obtidos.

Tipo de Entrevista Técnica

Normalmente após a entrevista comportamental, há a entrevista técnica. Esta analisa se você possui as habilidades que o cargo exige. Ou seja, verificar se você possui o conhecimento técnico necessário para desempenhar bem a função.

O entrevistador será um superior da área ou um profissional mais experiente do setor. Muitas vezes, se exige que o candidato realize uma prova prática. Assim, o entrevistador poderá analisar melhor as suas ações no desempenho da função.

A dica fundamental é falar com calma, clareza e objetividade. No momento da prova prática, leia com atenção o que é pedido, caso tenha dúvida pergunte. Realize com o máximo de precisão e com o menor tempo possível.

Tipo de Entrevista com Estudo de Caso

Este tipo de entrevista avalia a sua capacidade analítica e de resolução de problemas. O entrevistador descreve um problema real ou hipotético relacionado ao cargo e ele analisará sua agilidade em resolver a situação, quais foram suas estratégias e a sua postura frente ao problema.

Não importa qual seja o caso ou problema, pense na melhor solução possível. É importante que treine em casa, somente o treino dará a segurança necessária. Aumentando a sua autoconfiança, para responder adequadamente ao entrevistador.

Tipo de Entrevista Prévia ou Simulada

Este tipo de entrevista avalia a desenvoltura do candidato. Quando se relata a própria história, fornecemos muitos elementos sobre nossa personalidade. Isso acontece inconscientemente, ou seja, você não percebe que com sua entonação de voz; suas expressões faciais e corporais; relatam sua forma de ser.

Com isso o entrevistador, absorve e analisa estes traços e compara com os demais membros da equipe que irá trabalhar. Portanto, durante a sua fala, você transmite impressões positivas e negativas de sua personalidade. Podendo ter como feedback empatia ou antipatia.

É fundamental, durante esta entrevista que expresse sua opinião de forma clara e evitando palavras negativas. Cuidado para não falar além do que o necessário, pode-se transmitir informações equivocadas ou que possa prejudica-lo. Falar o necessário, de forma positiva, lhe auxilia a manter o foco e a compostura.

Recomenda-se também, que você sempre conclua um pensamento com algo positivo. Como por exemplo: Ao relatar um projeto, termine enfatizando sua colaboração para a conclusão. Se for sobre um cargo, enfatize como foi promovido.

Forneça somente as informações que serão sustentadas depois. Sempre fale a verdade, sem inventar ou florear muito. Lembre-se, provavelmente o entrevistador irá retomar os assuntos lhe fazendo algumas perguntas sobre seu relato. O mesmo vale para o currículo, só escreva a verdade.

Normalmente ao final desta entrevista, o candidato recebe um feedback da sua performance, ou seja, o resultado. É habitual que o entrevistador te relate as suas impressões. Os aspectos positivos e negativos, os motivos para seguir ou não para a próxima etapa.

A maioria das pessoas que são desclassificadas nesta fase é porque caíram em contradição; ou geraram antipatia com a sua fala demasiada.

Tipo de Entrevista em Grupo ou Coletiva

Este tipo de entrevista é comumente utilizado quando existe alguns candidatos com o mesmo perfil ou perfil semelhante. Auxilia o recrutador a verificar, quais são os candidatos que se sobressaem.

Mesmo tendo o conhecimento técnico e as habilidades profissionais semelhantes, há pessoas que trabalham melhor em equipe e são proativas. Este é o melhor momento para se verificar estas habilidades.

Normalmente é realizado uma dinâmica ou um jogo cooperativo, onde serão observadas e avaliadas as habilidades de interação social, resolução de problemas, pró atividades, disposta a ajudar o grupo sem perder o foco de sua tarefa.

Em suma, este tipo de entrevista analisa como você interage com os demais candidatos. Seu comportamento trabalhando em grupo e suas contribuições. É importante se portar bem frente ao grupo, contribuindo e interagindo o máximo possível.

Tipo de Entrevistas “on campus”

Este tipo de entrevista ocorre quando as empresas buscam estagiários e trainee. O recrutador entrevista os alunos que se destacam na própria universidade, sem que o candidato se desloque.

O intuito é selecionar os melhores alunos das áreas de interesse, deixando-os mais confiantes. Infelizmente, ainda é pouco utilizada no Brasil, mas no exterior é muito utilizada até nos esportes.

Tipo de Entrevista Telefônica

A entrevista por telefone pode ser utilizada como a primeira forma de contato com o candidato. Caso tenham alguma dúvida sobre as informações do currículo, como por exemplo: a pretensão salarial ou os horários disponíveis.

Tipo de Entrevista painel

Este tipo de entrevista é utilizado quando se quer observar um candidato por diferentes óticas, em um só momento. A mesa é composta por entrevistadores: do departamento de recursos humanos; do setor que o candidato irá trabalhar; o superior da área; e pode conter um colega de trabalho.

O objetivo é avaliar o seu potencial sob diferentes perspectivas e abordagens. O foco é a sua conduta ao responder as questões. A dica é a mesma, calma e foco. Responda pausadamente com o maior nível de coerência, focando ações positivas e o seu comprometimento com o trabalho.

Cuidados essenciais

No dia da entrevista coma bem, mas sem exageros. Você não pode sentir fome, nem desconforto estomacal ou sono. Deve estar atento e disposto. Você tem um horário de entrar, mas não de sair.

Escolha uma roupa adequada, confortável, mas de acordo com a área que irá trabalhar. As mulheres precisam tomar um cuidado a mais: evite decotes; saias curtas; camisas ou vestidos transparentes. A empresa é um local de respeito, prefira cores neutras e sem muito brilho.

Se for utilizar um terno prefira os escuros, a gravata contendo um tom do terno, os sapatos limpos e escovados. O mesmo vale para as mulheres, além da bolsa combinado com os sapatos.

Uma dica é visitar o site da empresa e observar as fotos dos escritórios ou da fábrica. Observe o modo que as pessoas estão vestidas. Verifique se há uniforme ou algo constante, como por exemplo se as mulheres usam lenços ou echarpes no pescoço ou ombros.

Retomando tenha atenção ao falar, fale pausadamente com foco e objetividade. Evite erros de português, palavras coloquiais e gírias. Lembre-se de falar responder o necessário com qualidade e eficiência quando for perguntado.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo