Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais são os ecossistemas brasileiros?

Quais são os ecossistemas brasileiros?

Olá, leitores!

Vocês sabem quais sãos os ecossistemas brasileiros? Neste artigo, vamos descrevê-los, para você conhecer um pouquinho mais de nossa terra!

Como definição, ecossistemas são todos os sistemas abertos onde estão envolvidos fatores físicos e biológicos de uma área determinada e que estão englobados seres vivos, os meios em que vivem e todas as interações entre ambos.

No caso do Brasil, o clima Tropical predomina em quase todo o território e favorece uma grande diversidade de ecossistemas.

7 lindos ecossistemas brasileiros

Podemos dizer que no Brasil, temos 7 diferentes tipos de ecossistemas, são eles: Floresta Amazônica, Caatinga, Campos, Cerrados, Pantanal, Mata Atlântica e Vegetação Litorânea (esta engloba os manguezais e as restingas).

Floresta Amazônica

Essa floresta cobre uma parte de nosso país, mas também vai além dele. Suas principais características são chuvas abundantes e muito frequentes, além de possui uma flora muito exuberante, com uma grande diversidade de espécies como a seringueira, o guaraná e a vitória régia, muito conhecidas como típicas desse local.

Quanto aos animais mais icônicos dessa região, estão o boto, a arara, o peixe-boi e o pirarucu. Ao todo a região possui mais de 1,5 milhão de espécies de animais e vegetais já identificadas por especialistas.

Mata Atlântica

Esse ecossistema foi muito prejudicado pelo desmatamento, originalmente ele cobria 12% do território brasileiro, hoje restam apenas 9% dessa extensão, ou seja, apenas 1% do território nacional.

Diversos rios importantes para nossa economia e para o meio ambiente ficavam nesse ecossistema e acabaram muitos deles sendo poluídos. Sua formação vegetal tem bastante diversidade, apresentando até três tipos de florestas diferentes , mas com algumas coisas em comum.

Ao todo, na Mata Atlântica, estão cerca de 800 espécies de aves, 180 de anfíbios e 131 tipos de mamíferos, sendo que quatro espécies de mico-leão são exclusivas desse ecossistema.

Cerrado

A principal característica do cerrado são suas árvores pequenas e com troncos retorcidos que surgem no meio de uma vegetação rasteira bastante rala. Entre as espécies de vegetação estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, todos atingindo uma altura máxima de 2,5 metros. Já entre os animais, os mais comuns são os lagartos, a onça pintada, o buriti, o lobo guará e o tamanduá-bandeira.

Caatinga

Durante o verão esse ecossistema possui uma umidade extremamente baixa, portanto as plantas mais comuns por ali são cactos, cajueiros e juazeiros.

Elas possuem modos de armazenar água para esse período de seca, já os animais mais comuns são a ema, o preá, o mocó e o camaleão, este tendem a ficar bem magros durante a seca e voltam ao normal no período de chuvas.

Campos

Essa região é conhecida também como pampa. Sua vegetação é de um tapete herbáceo baixo, chegando até 1 metro de altura, e costuma ser bastante pobre em espécies predominando gramíneas, compostas e leguminosas.

Na atualidade essa vegetação tem sido consumida para o pastoreio sem se preocupar com a reposição, também se costuma a plantar arroz, milho, trigo e soja nessa região.

Pantanal

Essa é uma área de inundação contínua, sendo uma área de transição e por isso possui um grande mosaico de ecossistemas terrestres.

Ele sofreu muita degradação devido ao garimpo de ouro e diamantes, além da caça, da pesca, do turismo e da agropecuária predatória, fora as diversas construções de rodovias e hidrelétricas.

Vegetação Litorânea

Sua biodiversidade de vegetação é muito grande, além de também abrigar uma grande quantidade de animais como crustáceos, peixes e aves.

Os animais mais comuns por ali são a coruja-buraqueira, a Maria-farinha, o besourinho-da-praia e a perereca, além, claro, dos caranguejos que se concentram nos mangues.

Já entre as plantas estão a Sumaré, açucena, bromélias, cactos e nos mangues as muito conhecidas árvores com raízes escoras para se fixarem no chão extremamente lodoso.

Quais dos ecossistemas brasileiro você conhece? Comente!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo