Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais são as matérias mais pedidas em vestibulares

Quais são as matérias mais pedidas em vestibulares

Olá, leitores!

A fase de estudar para o vestibular é sempre muito complicada, muitos estudantes além de se dedicarem nos estudos para passar no vestibular, também precisam estudar na escola, pois estão no ensino médio. Perder tempo nessa hora é muito complicado e você não pode deixar isso acontecer. O problema é quando o aluno começa a estudar de tudo sem ao menos saber o que vai ou não ser pedido.

Os vestibulares não são como os concursos que tem edital e anunciam o que vai cair na prova, mas é bem possível saber o que vai ser pedido. Para isso é só observar as provas anteriores, por mais que as questões mudem, as matérias são sempre as mesmas e existe uma constância. Então, pegue agora suas anotações de estudo e comece a escrever as matérias mais pedidas em vestibulares, não são muitas, mas o bastante para fazer você estudar por muitas horas.

As matérias não são tantas assim, muitas vezes em um vestibular é possível encontrar até três questões sobre o mesmo assunto e isso ajuda muito, mas é importante saber todas as matérias que tem possibilidade de aparecer na prova. Para dar aquela ajuda, vamos mostrar os principais assuntos de cada matéria começado pelas disciplinas que tem mais questões: Português e Matemática.

Português

Nessa matéria é muito comum cair questões de gramática como regência verbal, figura de linguagem, concordância nominal e verbal, emprego de pronomes relativos e outros. Na literatura que também faz parte dessa matéria é importante prestar atenção nas obras literárias pedidas.

Matemática

A matemática é sempre complicada e muitos alunos tem dificuldade, mas para não ficar na dúvida é só estudar muito e se dedicar nas questões que mais aparecem como equações e inequações, PA (progressão aritmética) e PG (progressão geométrica), combinatória e probabilidade, sistemas lineares, logaritmos e temas de geometria como área de figuras planas, prisma, cilindro e cone, relações métricas no triângulo retângulo e outros.

Outras matérias

estudantes-fazendo-prova

Seguindo as outras matérias que aparecem sempre nos vestibulares temos a física com questões relacionadas as leis de Newton, energia mecânica, gravitação, força centrípeta, M.U. e M.U.V. (movimento uniforme e movimento uniforme variado) e seus respectivos gráficos, circuitos elétricos, força magnética e indução magnética, termometria e calorimetria, óptica, ondas e hidrostática. Na matéria de química que muita gente também tem dificuldade os alunos precisam estudar ligações químicas, reações inorgânicas e de oxidorredução, massa molar, conceito de mol, cálculo estequiométrico, principais funções orgânicas e isomeria, além de matérias de físico-químicos como: cinética química, equilíbrio, termoquímica, eletroquímica e soluções.

Passando para as matérias que exigem mais leitura temos história, nesse caso você precisa estudar a história do Brasil como República Velha, Era Vargas, a ditadura militar e governos atuais. É importante saber também sobre o Neocolonialismo e Primeira Guerra Mundial, crise de 1929, Revolução Russa, Guerra Fria e Segunda Guerra Mundial. Em geografia o aluno precisa ter na “ponta da língua” assuntos como o conflito no Golfo, Mercosul, acordos entre palestinos e israelenses, ALCA, globalização, narcotráfico na Colômbia, população brasileira, agricultura, descentralização industrial do Brasil, relevo, formações climatobotânicas, clima e vegetação.

Ainda não acabou, você também precisa estudar biologia e, nesse caso, os temas mais recorrentes são: genética, DNA e RNA, grupos sanguíneos, animais, circulação e respiração, infecções e até botânica e citologia.   

Esses são os assuntos mais abordados em cada matéria, você precisa ficar muito atento na hora de responder as questões, muitas vezes as provas possuem pegadinhas e você precisa saber como lidar com isso. Agora está fácil estudar, prepare-se e boas provas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo