Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Quais São as Funções de um Delegado?

Quais São as Funções de um Delegado?

Olá,

Os delegados atuam em delegacias, participando e encabeçando investigações e inquéritos. Um dos grandes atrativos da profissão de delegado é a média salarial que, atualmente, varia entre R$ 10.000,00 até R$ 15.500,00, além de outros benefícios.

Mas não pense que é tão simples assim ocupar o cargo, pois é preciso muita dedicação para ser aprovado por meio de concursos públicos. Tanto na Polícia Federal, quanto na Polícia Civil, é necessário ser bacharel em direito, porém não é necessário ter experiência profissional, nem ter passado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

As funções de um delegado vão ser distintas de acordo com a corporação na qual serve: na Polícia Civil, esse profissional se ocupará com questões de âmbito estadual, já na Polícia Federal, se responsabilizará pelos crimes cometidos contra a União, como aposentadorias fraudulentas e lavagem de dinheiro (em casos especiais, como assalto a um órgão federal, as duas podem vir a trabalhar juntas).

Apesar da diferença, a função de ambas é, praticamente, a mesma: investigar e reprimir o crime. Seu objetivo é descobrir a autoria e como que o crime foi realizado, para isso, preside o inquérito policial, toma depoimentos e, depois de todo o esclarecimento, faz um relatório para o juiz, que autoriza e encaminha para o Ministério Público (órgão encarregado de fazer ou não a denúncia).

Além das atribuições investigativas, os delegados também são responsáveis por funções administrativas, coadministrar a expedição de documentos como carteira de identidade (Polícia Civil) ou passaporte (Polícia Federal).

Na Polícia Civil, as atividades são divididas entre o delegado-chefe, o delegado-assistente (realiza funções administrativas), o delegado-cartorário (encaminha os inquéritos, cuida da tramitação dos processos etc.) e o delegado plantonista (comanda a delegacia durante os plantões, que geralmente são de 24 horas de serviço seguidas de 72 horas de folga).

Quais são as características de um delegado?

O delegado é um profissional que precisa saber agir com muito bom senso, coragem e idealismo por justiça, além de ter um vasto conhecimento técnico, ser intuitivo é um dom que é bem-vinda para a profissão.

As características pessoais que são atrativas são: autoconfiança, autocontrole, boa memória, capacidade de análise, comunicação, convencimento, saber lidar com situação adversas, agir sob pressão, equilíbrio emocional, espírito de investigação, gosto pelo debate, iniciativa, interesse por temas da atualidade, resistência física, senso crítico, ético e de responsabilidade.

Quero ser um delegado, como faço?

Como dissemos no início deste texto, é necessário ser aprovado em um concurso público. O concurso é dividido em duas etapas: a primeira consiste em prova escrita, teste de aptidão física e investigação social. Aprovado nessa fase, o futuro delegado precisa, então, fazer o curso na Academia de Polícia Civil (APC) ou na Academia Nacional de Polícia (ANP), no caso da Federal.

Ambos são classificatórios e eliminatórios e os programas são praticamente os mesmos: aulas de armamento e tiro, defesa pessoal, direitos humanos, psicologia, técnicas de investigação, direito penal, direito processual penal etc. A diferença é que, na APC, o programa tem duração de seis meses e os candidatos não recebem nenhuma ajuda de custo e, na ANP, o curso dura quatro meses e o aluno recebe cerca de 50% do valor do salário dos delegados da ativa.

Quer se preparar para a prova? Confira nossos principais cursos online para delegado clicando aqui. O conteúdo é lecionado pelos melhores profissionais do mercado, por meio de aulas dinâmicas e aprofundadas. O aluno conta com a melhor infraestrutura de aprendizagem do país, são simulados de provas, questões aula a aula, além do suporte de um Orientador de Aprendizagem durante todo o curso.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo