Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Quais são as diferenças entre artes e educação artística?

Quais são as diferenças entre artes e educação artística?

Olá, leitores!

Por mais que algumas pessoas o considerem – equivocadamente – a educação artística não deveria ser tratada como um luxo. Os alunos, mesmo os de baixa renda, nas escolas públicas, devem ter contato com a arte.

A arte é a forma mais pura de expressão humana. É por isso que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

O que são as artes?

Segundo o dicionário, dentre a vasta gama de significados que a palavra arte pode ter, arte significa a produção consciente de obras, formas e objetos para a expressão da subjetividade humana. Essa expressão da subjetividade tem ramos muito amplos e pode se definir de diversas maneiras. Se os pintores renascentistas viam arte no realismo e na perfeição das formas, Duchamp viu arte em um mictório, Beuys viu arte no seu confronto com um coiote, Mozart viu arte nas suas sinfonias.

Existe uma definição guarda-chuva que engloba de sete a dez tipos de manifestações artísticas, a saber: a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, a poesia, o cinema e mais contemporaneamente (e extra-oficialmente), a fotografia, os quadrinhos e os games.

Tudo pode ser arte.

A arte é uma das expressões da manifestação cultural humana. Desde as pinturas rupestres, feitas nas cavernas por homens em eras pré-evolutivas, passando pelos jardins babilônicos; a arquitetura de grandes impérios, a pinturas e danças do extremo oriente. Pelos quadros religiosos dos séculos que contemplam o contexto do feudalismo, o renascentismo que nos presenteou com tantas obras. Até os quadros e esculturas contemporâneos, as formas de arte que podem ser vistas nas roupas, em uma foto com uma mosca sobre um comprimido, em uma montanha de balas e nos hologramas e projeções.

O que é educação artística?

pintura-de-maos-no-papel

A educação artística é a transmissão de conhecimento que coloca o indivíduo em contato com a arte. Oferece assim, condições para que se possa interpretar, interagir e produzir arte e se inserir socialmente de maneira mais ampla. Tal transmissão pode ser feita através do ensino regular, ou seja, em sala de aula ou pela comunicação em massa.

Ainda, segundo as diretrizes regulares do Ministério da Educação, a educação artística fomenta que se desenvolvam o pensamento artístico e a percepção estética, de maneira que a experiência humana seja ordenada e haja sentido, a seu modo. O aluno, então, desenvolve seus sentidos, percepções e imaginação tanto na apreciação das artes, como no conhecimento das diferentes expressões em suas próprias produções artísticas e de seus colegas.

Quais as diferenças entre artes e educação artística?

A arte é o que é produzido; a educação artística é o que é de fato ensinado. Os ensinamentos, a aprendizagem de técnicas, de conceitos, de cores, de materiais faz parte da educação artística. Os desenhos, os quadros, as esculturas de macarrão, os curtas-metragens, os quadrinhos, tudo isso é arte.

De uma maneira simplificada, se entende que: a educação artística é a transmissão do conhecimento sobre arte; a arte é o objeto, ou obra, ou forma que acabam sendo produzidos. Na aula de educação artística pode se fazer arte (ou só aprender sobre) e você pode fazer arte sem necessariamente passar por uma aula de educação artística.

Qual é a importância do ensino artístico?

Os alunos precisam tomar a consciência de que a arte é uma maneira de se expressar. A arte liberta os alunos, que não se habituam apenas a realidade de violência, mortes e miséria ou a falsa realidade de um mundo ideal. A arte pode se desenvolver das maneiras mais simples, como a expressão corporal, e pode fazer com que o aluno tome a consciência do mundo no qual ele faz parte.

Até logo!

comentários (1)

  • Jorge Douglas

    Olá Gabriele
    Parabéns pelo artigo, estou fazendo um trabalho acadêmico e gostaria de incluir seu artigo no conjunto da pesquisa para o referêncial bibliográfico, por gentileza, poderia me informar os dados para referência bibliográfica: nome do artigo, nome do autor e ano e local de publicação.brato.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo