Quais são as causas da evasão escolar e 6 formas de combatê-la
Olá, leitor(a)!Â
Hannah Arendt (1906 – 1975), importante filósofa alemã de origem judaica, defendeu que é a partir da educação que expressamos o nosso amor pelo mundo. Para ela, a grandeza desse sentimento influencia no reconhecimento das responsabilidades que temos em relação ao futuro do planeta e das nossas crianças. Em outras palavras, ela enxergava a educação como uma das maiores pontes para a existência do amanhã. Â
Pensando nisso, torna-se cada vez mais urgente entender e solucionar o problema da evasão escolar — um dos maiores inimigos da educação brasileira. Nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19, essa questão se agravou em nosso paÃs e pode impactar o cenário educacional pelas próximas duas décadas. Â
Evasão escolar no Brasil

Fonte: Reprodução
Para quem desconhece, evasão escolar diz respeito ao abandono do processo formal de ensino e aprendizagem — independentemente do motivo. Trata-se, então, de estudantes que deixam de frequentar a escola. Â
Segundo o relatório Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, disponibilizado em abril de 2021 por meio da parceria entre UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância) e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação), no ano de 2020 mais de 5 milhões de crianças e jovens entre 6 e 17 anos estavam fora da escola. Â
Comparando ao ano anterior, o aumento foi de quase 4 milhões e tem relação direta com o contexto pandêmico, uma vez que as escolas fecharam e passaram a adaptar atividades presenciais ao modelo on-line. Essa mudança impactou alunos(as) que fazem parte de grupos socialmente vulneráveis, principalmente os(as) que vivem em regiões rurais, que possuem pouco ou nenhum acesso à internet.Â
Principais causas da evasão
A falta de conectividade, entretanto, não é a única causa da evasão escolar — ainda que seja o principal motivo no cenário atual. Como demonstrado no estudo, há questões ainda mais complexas e que requerem envolvimento de diversos setores da sociedade: Â
Decisão dos(as) responsáveis
Os dados de 2019, ano anterior à pandemia, revelam que 48,5% das crianças entre 4 e 5 anos não frequentam escolas por escolha dos(as) cuidadores(as). Como justificativa, eles(as) respondem que é muito cedo para que os(as) pequenos(as) ingressem no ambiente escolar — opinião que gera muita discussão, principalmente no que diz respeito à garantia dos direitos das crianças. Â
Falta de vagas nas escolas
Observada em todas as faixas etárias analisadas, a falta de vagas é um dos principais motivos pelos quais crianças não estão frequentando as escolas. A porcentagem mais expressiva, que corresponde a 33,6% dos casos, trata de crianças entre 6 e 10 anos — que deveriam ocupar os primeiros anos do ensino fundamental básico. Isso indica uma desorganização na estrutura educacional pública em relação à criação e à distribuição de vagas. Â
Problema de saúde permanente
Representando 21,1% das respostas sobre a evasão escolar de crianças entre 11 e 14 anos, estão os problemas crônicos de saúde. O relatório não fornece muitas informações sobre a justificativa dada, mas aponta a necessidade de analisar as particularidades de cada região. Trata-se de uma questão complexa, que parece exigir esforços não só das instituições educacionais, mas de toda a sociedade.Â
Desinteresse pelos estudos
A exclusão escolar atinge majoritariamente jovens entre 15 e 17 anos. Um dos principais motivos desse afastamento é o desinteresse pelos estudos, que equivale a 37% dos casos. Dar sentido ao conteúdo que se deseja oferecer aos(à s) estudantes, para que eles(as) permaneçam na escola, é um dos maiores desafios de professores(as) e demais profissionais da educação.  Â
Gravidez na adolescência
Com uma porcentagem significativa, tornando-se uma causa importante de evasão nessa faixa etária, a gravidez de adolescentes corresponde a 11,4% das justificativas fornecidas na pesquisa. O relatório faz uma relevante observação ao enfatizar que a resposta é dada apenas por meninas, demonstrando, assim, que a responsabilidade pela gestação recai unicamente sobre o gênero feminino.Â
Inserção no mercado de trabalho
A desigualdade social fica bastante evidente neste tópico, tendo em vista que 14,6% dos(as) jovens entre 15 e 17 anos deixam de frequentar a escola para trabalhar ou procurar emprego. Esse dado, que também deve ser uma preocupação coletiva, demonstra que, para garantir o direito de ensino e aprendizagem, é preciso antes garantir alimentação e moradia adequadas.Â
Formas de combater a evasão escolarÂ
Considerando todos esses aspectos, e em acordo com o argumento de Hanna Arendt a respeito da responsabilidade coletiva necessária para a viabilização do futuro, reunimos 6 maneiras de agir contra o abandono escolar. Vejamos a seguir: Â
1. Mapear os motivos de evasão
Como na medicina, em que é preciso conhecer a doença para saber como tratá-la, mapear os motivos do abandono escolar é muito importante para saber como e quais esforços devem ser feitos. O relatório aqui apresentado é amplo e considera diversas regiões do Brasil, mas é necessário que cada instituição assuma um compromisso particular para investigar os motivos de afastamento de estudantes de sua comunidade. Â
2. Ter uma escuta ativa
Quando pensamos nas motivações de alunos(as), escutar o que tem causado maior angústia ou falta de sentido no processo de aprendizagem é primordial — e deve ser constante. A escuta ativa exige atenção completa, não se trata de esperar apenas o momento certo de dizer o que se pensa, mas de tentar construir caminhos possÃveis em conjunto. Sentir-se acolhido(a), enxergado(a), relevante, faz muita diferença para crianças e jovens, e pode influenciar na permanência deles(as) no ambiente escolar.  Â
3. Participar da vida escolar de crianças e jovens
Um dos maiores desafios enfrentados por famÃlias que se enquadram em grupos de vulnerabilidade econômica é a disponibilização de tempo para acompanhar a formação escolar de suas crianças (devido a intensas jornadas de trabalho), o que pode ser motivo de evasão. Nesse sentido, o empenho para melhorar a experiência escolar de alunos(as) precisa ser coletivo e mobilizar de familiares a vizinhos(s). Perguntar como andam os estudos, oferecer ajuda e conversar sobre a escola são exemplos de um bom inÃcio. Â
4. Promover a relação entre escola e comunidade
Quanto mais distante e autocentrada for a relação entre a escola e a comunidade, menor será a possibilidade de evitar o afastamento de estudantes do espaço escolar, principalmente em regiões periféricas. A criação de pontes entre a instituição e os(as) moradores(as) ao redor dela não só torna a escola significativa, como encoraja ações voltadas para melhorias em sua estrutura. Â
5. Criar projetos que abordem questões sociais e emocionais
Estabelecida uma relação de proximidade e confiança entre comunidade e escola, é possÃvel criar projetos em conjunto que considerem as dificuldades sociais e emocionais de crianças e jovens. Ao garantir a esse público condições mÃnimas de sobrevivência e cuidado, além da permanência na escola, será possÃvel contar com estudantes ainda mais participativos e criativos. Â
6. Experimentar novas propostas pedagógicas
Cada um de nós possui facilidades e dificuldades diferentes, que se aplicam no processo de aprendizagem. Por essa razão, manter propostas pedagógicas tradicionais na expectativa de que todos(as) correspondam a elas da mesma forma é um problema. As instituições precisam dialogar com alunos(as) e professores(as) e experimentar métodos que proporcionem novas experiências e maior engajamento no ambiente escolar. Â
E-book gratuito sobre evasãoÂ
Para quem deseja se aprofundar no tema e estudar maneiras de reduzir esse problema educacional, apresentamos o e-book gratuito Estratégias para evitar a evasão no Ensino Médio, produzido a partir da parceria entre Nova Escola e Tiken Foundation. Para realizar o download, basta entrar com a conta do Google ou do Facebook. Â
Caso não tenha, é possÃvel realizar o cadastro na própria plataforma. O material está dividido em três capÃtulos principais, que abordam os cuidados necessários com os(as) jovens no ambiente escolar, os métodos de ensino e os tipos de avaliação. Todo o conteúdo teve assessoria de diversos profissionais, desde a área pedagógica até a psicológica. Â
Você conhece outras maneiras de combater a evasão escolar? Deixe nos comentários!Â
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Até o próximo texto! Â