Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais os segredos do aluno nota 10?

Quais os segredos do aluno nota 10?

Olá Leitores!

Ser um ótimo aluno em alguns momentos pode ser difícil às vezes, quando ao mesmo tempo quer ter uma vida social, sair e se divertir, tem que se dedicar ao estudos. Porém como alguns estudantes conseguem adquirir tantas notas altas no boletim?

Dormir bem é importante

Muitas pessoas têm o péssimo hábito de irem dormir tarde após uma longa noite de estudos. Isso é uma péssima escolha, já que com a mente cansada, não se aprende nada, só pode piorar o seu rendimento para o dia seguinte.

Tenha entre 8 e 9 horas de sono por dia. E desligue-se de tecnológicos pelo menos 1 hora antes de dormir. Você estará mais disposto e seu rendimento melhorará com a mente descansada.

Preste atenção no seu professor

Se ele não fosse importante, não seria necessária a sua presença ali. Ele estudou por anos para poder te ensinar aquela determinada matéria e nas maioria das vezes sabe o que diz. Preste atenção no que ele diz, onde foca mais porque pode ter certeza que será o que vai cair nas avaliações.

Tire notas em sala de aula

Mais importante do que ouvir o que o professor tem a dizer, anote aquilo que achar importante. Se preferir, utilize até aplicativos de Blocos de Notas no celular (desde que o seu Facebook e Whatsapp não desviem sua atenção).

Evite se distrair

Dando um complemento ao tópico anterior, evite ao máximo utilizar seu telefone celular, ele pode ser o seu pior inimigo na hora de aprender o conteúdo. Mantenha seu foco no que está sendo passado em sala de aula e principalmente crie regras na hora de estudar em casa.

Faça suas tarefas e confira suas respostas

Já ouviu aquela história de que só se aprende fazendo? É bem por aí mesmo… Você só consegue fazer uma auto avaliação de si próprio quando coloca o que apenas ouviu em prática.

Faça todos os seus exercícios, com atenção e de preferência sem consulta. Caso precise consultar por dúvida, não consulte buscando a resposta exata e sim algum ponto que possa te ajudar a lembrar. O aluno nota 10 é curioso e está em busca de conhecimento, não de respostas dadas de mão beijada.

Mais importante que fazer é corrigir. Depois de ter feito sua tarefa, sem consulta e com atenção e dedicação. É a hora de ver os seus erros e acertos. Somente através dessa correção você poderá saber quais foram os erros bobos que teve e o que não aprendeu tanto assim.

Entregue seu trabalho no prazo

Não existe nada pior para professores do que alunos que chegam com desculpas esfarrapadas quanto a entrega dos trabalhos. Entenda se ele pediu para um determinado dia é porque está no plano de ensino que ele tem pra você, portanto faz parte do seu aprendizado.

Se você o faz com atraso, isso significa que o seu aprendizado está atrasado também. E pior se o seu professor for rígido, sua nota poderá ser menor e seu trabalho desvalorizado. Mantenha a organização.

Revise as aulas em casa

Depois de fazer as suas notas, prestar atenção e ter feito suas lições e trabalhos, chegou a hora de revisar tudo que aprendeu. Um conselho é escrever o que achou mais interessante de tudo isso, o que poderá ser usado na avaliação e o que teve dúvidas ou não.

Caso tenha tido alguma dúvida ao revisar na sua casa, leve para o seu professor e peça para que ele te auxilie na solução da mesma, porém não deixe de revisar.

Faça intervalos ao estudar em casa

Como citado no primeiro tópico, a mente cansada não consegue trabalhar com eficiência. Divida seu tempo de estudo em tarefas, o que deverá ser estudado e quais são os exercícios que deverão ser realizados, existe algum trabalho a ser feito? E por aí vai…

Porém estabeleça horários de intervalo entre essas tarefas para a mente descansar e você não se sentir tão cansado. Cerca de 5 a 10 minutos já ajudam a relaxar e conseguir voltar para ter um estudo qualificado que te renderá uma nota 10.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo