Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Quais defeitos citar em uma entrevista de emprego

Quais defeitos citar em uma entrevista de emprego

Olá, leitor(a)!

Preparar-se para uma entrevista de emprego é muito importante, pois o ajudará a se destacar e a conseguir a vaga que tanto almeja. Quer uma força para superar esse desafio? Confira quais defeitos citar em uma entrevista de emprego. Aprenda a responder sem se prejudicar. 

Quais defeitos citar em uma entrevista de emprego

quais defeitos citar em uma entrevista emprego

Fonte: Reprodução

Ao perguntarem sobre os defeitos, os recrutadores pretendem saber qual é o seu nível de autoconhecimento e analisarem a sua percepção sobre eles. Porém, mencionar as nossas  imperfeições nos deixa em uma situação desagradável. Isto porque tendemos a não aceitá-las ou, às vezes, por falta de autoconhecimento, não sabemos quais são as nossas falhas. 

Lembre-se: Os defeitos não lhe tornam uma pessoa ruim para a vaga de emprego. Pelo contrário, demonstram que você os reconhece e trabalha para amenizá-los. Além disso, por meio deles, é possível sempre evoluir. 

Diante disso, o primeiro passo é listar os seus pontos fracos. Após conhecer-se, avance para a próxima etapa: reflexão. O que você pode fazer para lidar com esses pontos a melhorar? Elabore uma justificativa. Agora, veja abaixo como falar para o recrutador.

Durante a entrevista, é muito importante ser sincero(a) e evitar clichês. De tanto escutar as mesmas respostas, os avaliadores sabem identificar quando o depoimento não procede. A dica é: aponte as suas fraquezas e tente relacioná-las com alguma atitude positiva, assim, você mostrará que deseja superá-las. Por exemplo: “Sou desorganizado(a). Por isso, utilizo agendas e aplicativos no celular de organização que me ajudam nas atividades.” 

Mas a resposta deve ser verdadeira, viu? Parece óbvio, mas vale lembrar: Não seja aquilo que não é.

Evite resposta padrão:

  • Sincero(a);
  • Perfeccionista;
  • Sou muito preocupada(o) com o trabalho.

Veja alguns exemplos de respostas para mencionar:

  • Sou tímido(a), por isso tenho dificuldades de falar em público. No entanto, comecei um curso de oratória que me ajudará a superar esse desafio;
  • Sou ansioso(a). Para isso não atrapalhar no meu trabalho, busco controlá-la com sessões de relaxamento e organização de tarefas.
  • Sou muito organizado(a). Tenho dificuldades de ficar em um ambiente bagunçado e próximo(a) de pessoas desorganizadas. Esse é um ponto que devo melhorar, pois preciso respeitar o espaço do outro.
  • Sou teimoso(a). Essa característica me faz não desistir dos meus projetos, mas consigo me controlar para não desobedecer as diretrizes do(a) meu(minha) líder.

Gostou das nossas dicas? Veja também, aqui no Canal do Ensino, 7 dicas para entrevista no primeiro emprego e, caso o encontro com o recrutador seja online, saiba como treinar para uma entrevista virtual

Compartilhe esse artigo com outras pessoas, com certeza você irá ajudá-las.

Boa sorte na entrevista!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo