Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais as vantagens do intercâmbio antes de entrar na faculdade?

Quais as vantagens do intercâmbio antes de entrar na faculdade?

Olá, leitores!

Fazer intercâmbio é algo muito comum atualmente, o valor necessário para pagar pode ser financiado e o governo ajuda e muito os alunos estrangeiros, principalmente aqueles que já estão em uma faculdade. Mas você já pensou em fazer intercâmbio antes mesmo de entrar na faculdade? Existem vantagens de se fazer essa escolha. Se está na dúvida em fazer um intercâmbio depois do ensino médio ou quando está na faculdade, nós vamos mostrar 7 vantagens do intercâmbio antes da faculdade.

Pode parecer bobagem, mas o momento do intercâmbio pode ser decisivo na sua vida, portanto é preciso saber quando ir, não apenas para onde ir, o que fazer e o quanto gastar. O tempo certo é o mais importante e, por isso, vamos te ajudar mostrando os benefícios de fazer um intercâmbio, antes de entrar na faculdade:

Ganha experiência – O intercâmbio pode dar inúmeras experiências, não vai ajudar apenas na língua que você vai estar aprendendo ou aprimorando, mas será um momento de viver em outra cultura. Lá, você também vai ficar sozinho, pode até fazer amigos, mas vai precisar aprender a se virar e isso é muito importante nessa idade. Um indivíduo com 17 ou 18 anos, que já mora sozinho e tem responsabilidades, torna-se uma pessoa muito mais comprometida.

Tem tempo para escolher o que quer fazer – Muitas pessoas saem do ensino médio e já entram na faculdade, isso é bom, pois você vai conseguir uma formatura mais cedo. A vantagem de fazer o intercâmbio antes da faculdade é que o adolescente tem mais tempo para pensar e descobrir o que quer fazer na vida e, esse é um momento de autoconhecimento muito importante.

Desenvolve o autoconhecimento – O intercâmbio pode ajudar em muitos aspectos e, uma delas é o autoconhecimento. O adolescente e jovem pode se conhecer melhor quando está longe das pessoas que convive. Ele vai poder experimentar outras coisas, pode fazer um curso diferente e que talvez jamais faria, vai viajar e conhecer outras culturas e pessoas, tudo isso ajuda no autoconhecimento. Além disso, o intercambista vai passar mais tempo sozinho e pode pensar, refletir e adquirir conhecimento. Tudo isso vai acontecer antes mesmo de entrar para a faculdade.

Amadurece mais cedo РMuitas vezes os jovens entram para a faculdade acreditando que ainda esṭo no ensino m̩dio, eles demoram um tempo para amadurecer e entender que, na faculdade, as coisas ṣo diferentes. Mas quando o jovem faz o interc̢mbio antes, ele ̩ praticamente obrigado a amadurecer, isso ̩ muito bom para o estudante quando ingressa em uma universidade com essa experi̻ncia internacional.

Conhece novas pessoas – O adolescente ou jovem tem mais facilidade para fazer amizades, essa época é a melhor para fazer um intercâmbio, pois eles vão conhecer mais pessoas e terão uma vivência prazerosa.

grupo-de-pessoas-felizes

Aprende a ter o “pé no chão” – Essa é uma idade em que os sonhos são muitos e, muitas vezes sonhar demais não é bom, você precisa ter o “pé no chão” para conseguir realizar aos poucos os seus sonhos. Você vai aprender a ser mais racional e vai saber lidar melhor com os problemas e as decisões que precisa tomar. Sonhar é muito bom e você precisa aproveitar essa idade, mas ter a consciência do que se faz para saber quais passos dar e quando dar é uma atitude necessária.

Facilita na hora de procurar trabalho – O jovem que faz um intercâmbio antes da faculdade tem a oportunidade de conseguir um emprego na área que desejar, bem antes que um jovem que não fez. Isso porque o aluno que fez o intercâmbio tem muita experiência, é mais maduro e sabe exatamente o que quer. Claro que, quem não fez um intercâmbio também pode ter qualificação e saber o que quer, mas as chances de um intercambista conseguir trabalho antes dos outros é muito maior.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo