Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais as semelhanças entre química, física e biologia

Quais as semelhanças entre química, física e biologia

Olá, leitores!

Qual seria a semelhança entre essas três matérias, afinal um adolescente só começa a aprender química, física e biologia no ensino médio (em muitas escolas), por isso o estudante tem essas matérias apenas três anos durante toda sua vida acadêmica. Mas essa não é a única semelhança entre essas áreas, existem outros fatores que podem unir o estudo da ciência da natureza. Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto e descobrir como estudar essas três matérias, acompanhe o artigo.

Essas três matérias estudam a ciência da natureza, cada uma em sua área, mas estão ligadas pela ciência da natureza. Elas estudam os fenômenos naturais, cada uma de sua maneira, a ciência exata é a física e química e a ciência descritiva é a biologia. Elas têm muitas diferenças, mas também semelhanças e a principal delas é o estudo da natureza, esse é o fator que une a biologia, física e química.

Como estudar as ciências da natureza

elementos-da-ciencias-da-natureza

O estudo da ciência da natureza é bem extenso e por isso foi feito essa divisão, mas, mesmo assim, existem divisões dessa matéria. Para fazer um bom estudo de cada uma delas é importante fazer um cronograma, principalmente se você deseja passar em uma prova de vestibular.

Por mais que existam semelhanças entre essas matérias, o ideal é estudar cada uma delas separadamente para não fazer confusão. Além dos livros da sua escola e das aulas que você tem, é interessante estudar em casa e de outras formas, você pode fazer um cursinho e focar mais na química, física e biologia, pode também fazer cursos gratuitos na internet.

O ideal para estudar biologia é ler, você vai precisa ler muito, entender a matéria e até fazer resumos dos assuntos. A biologia é um estudo descritivo e, por isso, a melhor forma de estudar essa matéria é lendo e fazendo resumos e textos.

Com a química e a física é diferente, para você aprender os conceitos de cada uma é preciso fazer exercícios, é claro que os exercícios também são bons para o estudo da biologia, mas são mais previsíveis. Com a química e a física você só vai aprender as fórmulas e outros assuntos se fizer os exercícios.

Não deixe de estudar essas matérias, elas são importantes para a formação acadêmica, essas matérias são cobradas em vestibulares e no Enem, por isso você deve conhecer e saber aplicar cada uma. Se você não se dedicar no estudo dessas matérias pode não conseguir boas notas no Enem e isso vai impossibilitá-lo de concorrer a uma boa vaga em uma faculdade ou até conseguir participar de programas do governo como o Prouni e Fies.

Sites gratuitos para estudar ciências da natureza

Um site muito bom para estudar essas três matérias é o Enem quiz, nele além de fazer exercícios, você também pode assistir vídeos com explicações das matérias que não foi muito bem. Tem todas as áreas exigidas na prova do Enem, você pode aprender muito usando esse site que é gratuito e qualquer pessoa pode usar, independente da idade.

Outro site muito interessante, mas que terá apenas as matérias de física e química é o Ciência Tube, são vídeos bem divertidos e didáticos que ensinam essas duas matérias de forma bem diferente. Vale a pena conhecer. Para não deixar a biologia prejudicada vamos indicar o ScienceBlogs, essa é uma rede com cerca de 22 blogs de professores universitários e pesquisadores, os blogs tratam se assuntos diversos, mas você vai aprender muito de biologia, química e física em cada um deles.

Pronto para estudar? Então anote todas as dicas e comece agora mesmo, aprender é muito bom.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo