Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais as Mudanças da Reforma do Ensino Médio?

Quais as Mudanças da Reforma do Ensino Médio?

Olá,

As mudanças da reforma do ensino médio já aconteceram, não foram muitas, mas essas novas diretrizes podem mudar bastante a forma dos alunos de estudar. A reforma do ensino médio é um conjunto de mudanças que divide o conteúdo em duas partes 60% para disciplinas comuns a todos e 40% para que o aluno aprofunde seus conhecimentos em uma área de interesse.

Para que você entenda melhor o que está acontecendo vamos mostrar quais são as mudanças da reforma do ensino médio e o que vai realmente fazer diferença para os estudantes. Essas modificações geram muitas dúvidas, não só entre os alunos, professores e escolas, mas na comunidade em geral. Algo que foi bastante discutido era a obrigatoriedade das matérias de artes, educação física, filosofia e sociologia, elas seguem obrigatórias no ensino médio.

Mas essas matérias serão optativas, ou seja, as disciplinas de sociologia, filosofia, artes e educação física podem ser feitas ou não pelos alunos, será uma escolha deles. Mas a escola é obrigada a oferecer essas matérias, eles também querem ampliar a oferta de turno integral de 800 horas para 1,4 mil horas anuais.

Veja as principais mudanças

Atualmente a grade curricular dos alunos é de 13 disciplinas obrigatórias ao longo dos três anos, a reforma pretende mudar isso, o objetivo é a cada ano, 60% da carga horária para a Base Nacional Comum Curricular e 40% para itinerários formativos. Sobre as matérias que geraram muita discussão, como falamos elas podem ser uma escolha do aluno, até hoje elas são obrigatórias nos três anos.

A reforma também afeta os professores, até então somente professores que fizeram cursos de formação de professores podem lecionar. Com a reforma mais pessoas poderão dar aula, se você tem conhecimento na matéria pode ser professor, veja:

  • Docentes de “notório saber” para o ensino técnico e profissional;
  • Profissionais graduados em outras áreas, mediante cursos curtos de formação pedagógica;
  • Professores formados não só em universidades e institutos superiores, mas também em “faculdades isoladas”.

A regra para ser professor está bem mais leve e outras pessoas que também tem capacidade de ensinar podem ensinar com essa reforma.

Outra mudança é a divisão do ensino médio, atualmente como já sabe, ele é dividido em três anos, com a reforma esses percursos formativos são divididos em módulos e existe a possibilidade de conceder certificados intermediários. Essas são as principais mudanças da reforma do ensino médio, é importante ficar atento e conhecer o que será feito.

Por mais que você não seja afetado, conhecer e saber o que está acontecendo é importante, além disso você também pode optar pelas suas matérias preferidas, o que acha dessa reforma? A população também deve opinar e dizer o que acha, até porque você não vai sofrer com as mudanças, mas deve conhecer muitas crianças que vão.

O objetivo do governo é melhorar o ensino e dar mais liberdade para os alunos, essa é uma forma bem interessante até mesmo para ajudar o aluno a escolher uma profissão e se tornar mais independente. Não deixe de comentar e falar o que achou, agora você já sabe quais as mudanças da reforma do ensino médio, ajude outras pessoas a entender compartilhando esse artigo.

Não deixe de comentar aqui falando o que você acha dessas mudanças da reforma do ensino médio e se realmente vai favorecer os alunos, nós queremos saber.  

Até logo!

comentários (2)

  • Bárbara Viana

    Como o objetivo do governo é melhorar o ensino tornando menos ‘criterioso’ quem pode ensinar?
    O que seria uma pessoa com notório saber? Como isso é medido?
    Totalmente irresponsável essa mudança no Ensino Médio.

    Responder
    • Priscila

      Pois é Bárbara! E se as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes serão optativas, mas a escola terá que dispor de profissionais, os mesmos ficarão a dispor dos poucos alunos ou só terá oferta em determinadas escolas?
      Esta reforma veio pra acabar com o incentivo de cursar 4 anos de Licenciatura…os alunos já não querem nada, podendo escolher então…

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo