Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Quais as maiores dificuldades em aprender alemão?

Quais as maiores dificuldades em aprender alemão?

Olá Pessoal,

Em um mundo moderno e globalizado, no qual existe a preferência em aprender as línguas inglês e espanhol, mais exigidas no mercado de trabalho pelo fato de serem os idiomas mais falados atualmente, sobra pouca atenção para dialetos tão importantes e interessantes quanto os citados.

É o caso do alemão. Porém, existem diversas outras razões pelas quais o alemão não é umas das línguas mais procuradas para o aprendizado atualmente.

Poucos locais de aprendizado

No dia a dia, enquanto se caminha pelas ruas, quantas ofertas de cursos de alemão podem ser encontradas? De poucas a nenhuma, não? E quanto ao número de escolas de outros idiomas, principalmente o inglês? São encontradas aos montes, em cada quarteirão, principalmente grandes franquias de escolas.

Muito raramente se encontra ofertas para aulas do idioma alemão. Elas são encontradas mais facilmente na Internet, em cursos online acessíveis a quem se interessar em procurar. O que não é todo mundo, certo?

Poucos professores

A falta de professores profissionais e habilitados a ensinar a difícil língua também é um dos maiores obstáculos ao aprendizado. Como é um idioma pouco comum no país, são poucos os profissionais formados e preparados ao ensino do dialeto, sendo mais comum que se encontre brasileiros que moraram na Alemanha ou aprenderam a língua de algum outro modo.

Há também alemães nativos dispostos a ensinar seu dialeto, com grande dificuldade tanto para o professor quanto para o aluno já que a comunicação entre os dois pode ser difícil.

Valor

Como trata-se de uma língua pouco comum, com raríssimos profissionais preparados para o ensino e pouca concorrência, os custos dos cursos de alemão não costumam ser baratos ou acessíveis ao bolso da maior parte da população, afastando os interessados que não possuam as condições financeiras necessárias.

Língua nativa

Pela enorme diferença entre as línguas, que não possuem palavras ou expressões semelhantes ao português como é o caso do inglês e do espanhol e algumas poucas outras línguas, o alemão parece ao brasileiro um idioma muito complicado e de difícil compreensão.

Não existem semelhanças que facilitem o aprendizado por meio da comparação com as palavras de som ou escrita familiares.

Falta de interesse

O interesse entre a população em aprender um idioma fora do circuito escolar é quase inexistente. É comum estudar apenas o essencial para o mercado de trabalho. O opcional de possuir o conhecimento do alemão como uma língua a mais também é desmotivado pelo fatores citados anteriormente, que representam obstáculos que não valem a pena.

Pouco incentivo

Em filmes, séries de TV, livros, novelas e rádio, as principais mídias às quais a população tem acesso, pouco se fala do idioma alemão. Desse modo, não existe contato suficiente para motivar o surgimento de interesse em aprender a língua.

Distante da realidade brasileira

A população brasileira não tem tanto contato com a cultura alemã, possuindo uma visão muito distanciada dela. Na mente popular é “eles lá, nós aqui”.

Não existe um ponto de encontro tão forte entre as culturas brasileira e alemã suficiente para criar o interesse em aprender a língua de um povo que não tem quase nenhuma influência no cotidiano.

Ate!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo