Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Quais as competências de um professor de nutrição

Quais as competências de um professor de nutrição

Olá, leitores!

Não estamos falando do professor de nutrição da graduação superior, mas sim do professor da escola fundamental e do ensino médio, você sabia que algumas escolas ensinam um pouco sobre a nutrição para os alunos? Esse assunto é muito interessante e deve ser levado a sério nas escolas.

Se na sua escola não tem um professor especializado nessa área, alguns professores podem fazer esse papel, como o professor de ciências e biologia, por exemplo, essas matérias tem muita relação com a nutrição. Como professor dessa área você pode usar algumas aulas para falar sobre a nutrição, ele precisa conscientizar os alunos em alguns assuntos importantes nessa área.

Por isso, um professor de biologia ou ciência pode fazer esse trabalho, o papel do profissional nutricionista é investigar e controlar a relação que o homem tem com a alimentação preservando dessa forma a sua saúde. O professor dessa área pode fazer o mesmo, claro que ele não terá conhecimento para indicar uma dieta, por exemplo, mas falar sobre os alimentos saudáveis ele pode.

Lembre-se que o profissional de nutrição que vai pedir exames e definir cardápios, o professor na escola vai ajudar a conscientizar as crianças e adolescentes quanto a alimentação, isso é muito importante. Você já deve ter observado que as crianças e adolescentes de hoje tem uma alimentação muito errada, elas comem muitos alimentos industrializados, gorduras, frituras e doces. É importante mostrar parar todos os alunos que esses alimentos não fazem bem a saúde.

O que o professor pode falar

Entre as competências de um professor de nutrição está a conscientização, mas não é só isso, ele pode explicar um pouco sobre os alimentos, o que eles fazem no nosso organismo, falar sobre os nutrientes importante e até dar dicas simples. Por isso, para te ajudar a criar uma aula bem interessante de nutrição vamos dar algumas dicas do que você pode falar em suas aulas e das dicas que pode dar aos alunos:

criancas-comendo

A primeira dica é a variação no consumo de frutas, verduras e legumes, crianças e adolescentes muitas vezes tem costume de gostar só de uma fruta e comer só ela, mas você como professor precisa mostrar a importante de cada um deles e da variação. Eles não podem comer só banana, é necessário comer maçã, goiaba, laranja, manga, entre outras frutas. É importante variar os legumes e verduras também, por isso, ensine a importância de cada alimento e como contribuem para a saúde.

Um grande problema nas crianças hoje em dia e a anemia, ela é causada pela falta de ferro, portanto mostre aos alunos a importância de comer feijão e outros alimentos que contém ferro. Eles devem comer feijão pelo menos uma vez ao dia, a quantidade deve ser de um para dois com o arroz. A quantidade de sal também deve ser maneirada, por isso, mostre aos alunos que o sódio é importante, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão sanguínea.

Ensine também que é importante fazer pelo menos 4 refeições ao dia, o café da manhã, o almoço, o jantar e lanches entre as refeições. As crianças e adolescentes não devem pular as refeições, por isso mostre o quanto a alimentação é importante. Ensine também que é interessante reduzir o consumo de alimentos gordurosos,  pode ter certeza que ensinando na escola eles vão transmitir o que aprenderam para os pais e a alimentação irá mudar.

Por fim, explique sobre o IMC, que é o índice de massa corpórea, todas as pessoas precisam manter um peso dentro dos limites saudáveis, quando medir o IMC ele deve estar entre 18,5 a 24,9kg/m2. O legal é que o IMC mostra se o peso está adequado para a altura.

Essas são algumas das dicas e ensinos que você como professor pode ensinar aos alunos, não é complicado falar sobre esse assunto, até porque ele precisa ser de conhecimento geral. Será interessante também mostrar a importância do nutricionista para as pessoas que tem dificuldade de emagrecer ou engordar. Mostramos aqui apenas algumas competências de um professor de nutrição, se você conhece mais e até trabalha esse assunto com seus alunos não deixe de comentar e deixar sua opinião sobre o assunto.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo