Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Biológicas » Fertilização do solo: aula interdisciplinar, ao vivo e gratuita, nos moldes das provas do ENEM

Fertilização do solo: aula interdisciplinar, ao vivo e gratuita, nos moldes das provas do ENEM

Olá,

A fertilização do solo é um assunto pertinente e sempre presente no Enem e nos diversos vestibulares do país. Por ser um tema de grande amplitude em nosso país, pode ser abordado de diversas formas no seu exame, por isso, é essencial saber o que é, como afeta o meio ambiente e interfere na vida humana.

Esse será o assunto da próxima aula interdisciplinar do curso do QG do Enem, Completo Enem+. A aula, ao vivo e gratuita, acontece no dia 25 de julho, terça-feira, das 20 às 21 horas.

Os professores do QG do Enem, Helton Moreira (Química) e Fabrício Pinheiro (Biologia), farão uma análise interdisciplinar da fertilização do solo, mostrando conceitos básicos, como a questão é encontrada no nosso dia a dia problemas ambientais que enfrentamos na contemporaneidade, e de que forma este tema está presente no Enem e em outros vestibulares.

Apesar de fazer parte deste curso, a aula trata de um tema importante para qualquer candidato ao Enem, por isso será aberta para todos que tiverem interesse no assunto.

Confira o calendário de aulas gratuitas do QG em julho:

27/07 às 20h00 – Aula de Redação na Prática sobre O Conceito de Família na Contemporaneidade

31/07 às 16h10 – Aula Revisão Enem sobre Redação

31/07 às 20h00 –Aula Revisão Enem de Biologia sobre o Sistema Endócrino

 Confira abaixo uma breve explicação da fertilização do solo:

O solo é a principal matéria-prima da agricultura, além disso, é renovável. Apesar de se mostrar como recurso natural muito importante para a produção, ele sofre muito no processo agrícola.

No processo de agricultura, as máquinas são as primeiras a maltratar o solo ao compacta-lo. Estas são tratores, plantadeiras, pivôs entre outras. Entretanto, um dos maiores perigos que o solo sofre, é o uso dos fertilizantes.

Para aumentar a área de plantio e acelerar a produção, os fazendeiros fazem uso indiscriminável de fertilizantes e inseticidas. Em termos econômicos, é mais rentável a venda de um produto, fazendo com a agricultura seja monocultora. O problema que isto traz é a diminuição físico-químicas persentes no solo.

O uso frequente dos fertilizantes gera problemas como:

– rompe o equilíbrio ecológico do solo;

– diminui a quantidade de matéria orgânica presente no solo;

– perda de húmus no solo;

– solo se torna seco e estéril;

– favorece a erosão provocada pelo vento e pela água.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo