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Publicidade: guia completo da carreira e curso

Olá, leitor!

Muitas empresas precisam e utilizam serviços de publicidade de alguma forma. Por exemplo, uma confecção de roupas pode querer lançar uma nova campanha de publicidade, uma agência de viagens pode precisar pesquisar o que motiva os compradores a comprar um pacote de viagem específico.

Uma ONG (organização não governamental) pode precisar de um profissional de publicidade e propaganda para aumentar a conscientização por uma causa particular.

Todas essas demandas de comunicação com um consumidor ou público-alvo de uma marca, podem ser atendidas por profissionais formados em Publicidade.

Saiba mais sobre as carreiras e quais cursos fazer, para atuar no mercado de trabalho atual com este guia que preparamos sobre a profissão de Publicidade e Propaganda. Confira mais informações a seguir!

Publicidade e Propaganda e o mercado de trabalho

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Os cursos de Publicidade ensinam os estudantes a analisar a demanda dos consumidores e promover produtos para públicos específicos. O profissional de Publicidade atua principalmente com a comunicação. Há cursos de comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda e também com ênfase em Marketing.

Existem várias possibilidades de formação, que permitem que os alunos trabalhem em áreas diferentes; esta flexibilidade é uma razão pela qual os cursos de Publicidade são tão populares.

Diferenças entre os cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda

Muitos estudantes têm duvidas quanto aos de cursos de Publicidade e Propaganda e os de Marketing.

Para esclarecer, a área de marketing atua em desenvolvimento de produtos e vendas. É função dos profissionais de marketing criar, gerenciar e aprimorar as marcas. Essa valorização faz com que os consumidores olhem além do preço em função de um produto ou serviço.

Uma parte fundamental de uma carreira em marketing é entender as necessidades, preferências e restrições que definem o público-alvo de consumidores ou o nicho de mercado correspondente a marca. Nesse campo atuam os profissionais de marketing que fazem pesquisa de mercado.

Já os profissionais de Publicidade atuam prestando serviços para empresas e executando o conceito da estratégia de marketing. Por isso, a maioria dos empregos estão relacionadas a área comercial e incluem gerenciamento de contas e mídia.

Áreas de atuação

Há várias áreas que o profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar. Os diversos setores requerem criatividade, disponibilidade para viagens, contato com outras pessoas e visão sistêmica.

A maioria dos empregos de publicidade são oferecidos por agências de publicidade, organizações de mídia, departamentos de publicidade em empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos como as ONGs e empresas especializadas em pesquisa de marketing.

As principais funções em publicidade são o gerenciamento de contas, criação, gestão de mídia e de pesquisa.

Algumas funções que o profissional de Publicidade pode exercer:

Gerenciamento de Marca e Gerência de Marketing

Os gerentes de marca também são profissionais de Publicidade com ênfase em marketing, e atuam em funções que vão orientar a equipe de pesquisa de mercado, estabelecendo a agenda, os critérios e também selecionando as formas de comunicar e se aproximar do público-alvo, como declaração de custo-benefício, imagens, amostras de produtos e videoclipes.

Uma vez que a pesquisa está completa, é trabalho do gerente da marca de analisar os dados que foram coletados, em seguida, desenvolver uma estratégia de marketing.

Gerência ou Executivos de contas

Nas funções executivas como os gerentes de produtos, atuam como a ligação entre os vários departamentos da agência e o cliente. A função deles é gerenciar a execução de anúncios, certificando-se de que eles são criados dentro da agenda e do orçamento alocados.

Já os que trabalham nas funções de planejamento de contas, se concentram mais no consumidor. A função deles é realizar pesquisas sobre dados demográficos dos consumidores e seus hábitos. Logo após, usam essa pesquisa para conhecer o que motiva o comportamento dos consumidores alvos dos produto e serviços.

Funções executivas que o profissional de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pode atuar: Gerentes de publicidade, Diretor de vendas publicitárias, Diretor de Marketing, Gerente de Marketing Sênior, Gerente de Produto Sênior, Diretor de Marketing de Produto, Gerente de Marketing de Produto Sênior.

Diretor e compradores de Mídia

Diretor de mídia e Coordenador de mídia: são os profissionais de Publicidade que supervisionam a forma como uma campanha publicitária atingirá clientes através do uso de vários tipos de mídia;

Compradores de mídia: o trabalho do comprador de mídia (Media Buyer) é negociar um espaço de mídia para colocar anúncios, como TV, rádio, outdoors, revistas e internet. Eles utilizam os dados e pesquisa de mercado para definir o melhor local para comprar espaço publicitário.

Equipe de Promoções

Uma área de atuação envolve as funções que trabalham na criação e execução de estratégias de marketing para promover incentivos, como descontos especiais, cupons, amostras, brindes, descontos e sorteios. Para promover essas promoções se utilizam meios de comunicação em vários canais como e-mail, telemarketing, displays de lojas, propagandas, demonstrações de produtos ou eventos especiais.

Funções de publicidade e propaganda relacionadas a promoções: Diretor de Promoções, Assistente de Promoções e Relações públicas.

Mercado flexível

Além destas funções, o profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em jornais, revistas e internet, na criação de conteúdo e arte. Em gráficas na criação de materiais de propaganda e promoções.

Em diversos seguimentos de agências de comunicação, em redação, produção de conteúdo, direção de arte, atendimento ao consumidor, mídia, empresas com foco em mídias digitais, como construção e manutenção de sites, blogs, banners e redes sociais. Em produção de som e vídeo para campanhas publicitárias. Em institutos de pesquisas, entre outras ocupações como professores universitários.

Salário

A ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) divulgou uma a média dos salários pagos para algumas posições de publicitário. Um analista de mídias sociais pode ganhar um salário médio de R$3 mil, já um redator publicitário pode chegar a ganhar um pouco mais de R$ 4 mil, nos cargos executivos o valor médio do salário para gerentes e diretores de publicidade e marketing vão de R$9 mil a R$13 mil.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Dependendo dos objetivos e qual função o profissional de publicidade quer atuar, será necessário ir além da formação universitária. Principalmente para publicitários que almejam cargos de liderança, como diretores de marketing ou vice-presidente de vendas.

Embora existam diferentes cursos de pós-graduação em marketing, um diploma de pós-graduação como um Mestrado em Administração de Empresas (MBA – Master in Business Administration) é recomendável para chegar ao topo numa posição executiva.

Outros cursos de especialização e de pós-graduação são mais focados em um aspecto específico do marketing, como marketing digital e gerenciamento de marketing.

Atualmente é possível também realizar um curso de tecnólogo em publicidade na área de Marketing, como Marketing Digital e Marketing Tecnólogo.

Se você tem dúvidas sobre os cursos de graduação, como tecnólogo com duração de 2 anos, veja este guia que preparamos aqui no Canal do Ensino.

Já para atuar com pesquisas avançadas e lecionar em universidades, fazer um doutorado é recomendado.

Duração do curso e estágio

A formação de bacharel em Publicidade e Propaganda leva quatro anos para ser concluída e é comum que os cursos ofereçam ênfase em marketing, alguns cursos de Comunicação Social oferecem a habilitação de Publicidade e Propaganda.

Os cursos de graduação exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do 8º semestre.

Estágio em Publicidade e Propaganda

Nem todas as faculdades exigem a realização de estágio, isto é, não é obrigatório, mas é muito recomendado. Um estágio é um passo importante para entrar no mercado de trabalho e conquistar um emprego, realizar um estágio numa agência de publicidade oferece uma experiência real e prática, e ajuda os estudantes a estabelecerem conexões profissionais (networking) e conhecer potenciais empregadores.

Publicidade e Propaganda – grade curricular

A maioria dos cursos de graduação de Publicidade ou de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, tem as seguintes matérias em sua grade curricular:

  • Antropologia,
  • Sociologia,
  • Língua Portuguesa,
  • Filosofia,
  • Teoria da Comunicação,
  • Responsabilidade Social e Cidadania,
  • Criatividade em Propaganda,
  • Fundamentos da Propaganda e Marketing,
  • História e Teoria da Publicidade,
  • Fotografia Publicitária,
  • Economia e Ciência Política,
  • Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos,
  • História Contemporânea e História da Arte,
  • Marketing,
  • Administração em Publicidade,
  • Design Gráfico,
  • Atendimento e Planejamento de Campanha Publicitária,
  • Direção de Arte,
  • Mídia,
  • Produção Publicitária de Áudio e Vídeo,
  • Marketing Promocional & Merchandising,
  • Ética e Legislação Publicitária,
  • Psicologia em Publicidade e Propaganda,
  • Gestão de Negócios – Produtos e Marcas.

>> Confira opções de Bolsas de Estudo para curso de Publicidade

Onde estudar Publicidade e Propaganda?

Melhores faculdades de Publicidade e Propaganda

Faculdade a distância de Publicidade e Propaganda (EAD)

  • Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing na UNOPAR
  • Marketing Digital – Tecnólogo na Anhaguera
  • Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Uningá
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia na Unisul

Alguns profissionais de publicidade se especializam em uma determinada área de propaganda e marketing, como marketing de conteúdo ou design gráfico. Há uma crescente demanda no mercado digital que, está se expandindo à medida que os consumidores dependem cada vez mais de dispositivos móveis e tecnologias baseadas na web.

Por isso, se você tem interesse por esta área invista em cursos de automação de marketing, CRM, sistemas operacionais, ferramentas de apresentação, design gráfico e publicação para valorizar sua formação.

Veja o infográfico sobre Publicidade: guia completo da carreira e curso

infografico_publicidade-guia-completo-da-carreira-e-curso-01

Até logo!

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