Você está aqui:Home » Livros Grátis » Informática e Internet » Programe brincando: cursos de fundamentos de Ciência da Computação

Programe brincando: cursos de fundamentos de Ciência da Computação

Olá, professor(a)!

Quer estimular os seus alunos a estudarem sobre a Tecnologia da Informação de modo divertido, online e gratuito?

Saiba que o Brasil mais TI, projeto inovador e dinâmico de educação a distância, oferece cursos de Fundamentos de Ciência da Computação. São mais de 40 cursos, com duração média de 20 horas, de introdução à Tecnologia da Informação, programação, desenvolvimento de competências e conteúdos gamificados. O intuito é estimular todas as pessoas a se inserirem nesse universo.

Por isso, as aulas estão estruturadas para todas as idades, ou seja, são destinadas a crianças, jovens ou adultos que tenham interesse por esse assunto. O projeto oferece aos participantes “um conjunto de atividades e recursos da computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso de diversas informações”. Ao finalizar o conteúdo, o estudante poderá baixar o certificado de conclusão. 

Veja alguns cursos disponíveis:

cursos gratuitos, ciências da computação

Fonte: Reprodução

Alfabetização Digital – Curso 1

Indicado para alunos que estão começando a ler (crianças da pré-escola até o 1º ano). Os participantes criarão programas de computador e aprenderão a personalizar seu próprio jogo ou história, podendo compartilhar com outras pessoas. 

Alfabetização Digital – Curso 2

Curso destinado para alunos (do 2° ao 5° ano) que sabem ler e não têm experiência prévia em programação. A criança criará programas para resolver problemas e desenvolver jogos ou histórias interativas, podendo compartilhar com outras pessoas.

Alfabetização Digital – Curso 3

Nesse curso, os alunos (do 4º ao 5º ano) irão se aprofundar nos tópicos de programação introduzidos nos cursos anteriores (1 e 2), buscando soluções flexíveis para problemas mais complexos. No final, criarão histórias e jogos interativos, os quais poderão compartilhar com qualquer pessoa. 

Alfabetização Digital – Curso 4

Curso destinado aos alunos (do 4º ao 8º ano) que já concluíram os tópicos 2 e 3. Aqui, eles aprenderão a resolver desafios de maior complexidade, à medida que conseguirem combinar vários conceitos ao resolverem cada desafio. No final, criarão programas que permitirão a demonstração de diversas habilidades, incluindo laços e funções com parâmetros. 

Alfabetização Digital – Curso Acelerado

Nesse tópico, a criança será introduzida ao conceito de Ciência da Computação e compreenderá o que faz um cientista da computação. Nesse curso, é possível dar aos alunos a oportunidade de assumirem o papel de um cientista. No final da atividade, cada criança vai levar para casa uma lembrança do que ele ou ela aprenderam. 

Clique aqui e veja outros cursos.

Bons estudos.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo