Você está aqui:Home » Enem » Profissão é para vida toda?

Profissão é para vida toda?

Olá,

Acabou o ensino médio, e agora? Quando o aluno se depara com essa pergunta, as vezes fica assustado, portanto ele deve considerar alguns pontos. Antigamente, era normal as profissões se perdurarem por toda vida, no entanto, nos dias atuas essa realidade é outra. Ao completar 18 anos e o ingresso a universidade, o aluno pode sim mudar de curso ou de profissão. É importante gostar daquilo que faz, se achar melhor mudar de carreira, mude.

Não há como adivinhar sua carreira profissional no futuro, o mercado de trabalho é bem flexível. Muitas vezes uma formação pode atuar em diversas áreas, assim você pode permanecer na qual melhor se enquadra. Ex: Formado em Jornalista, pode ser editor, redator, repórter, fotojornalista, assessor etc. Viu? Uma única formação abre espaço para várias atuações.

Faça algumas perguntas para si mesmo:

  1. O que eu estou fazendo? Pense no seu propósito.
  1. Como posso melhorar? Liste tudo.
  1. Como eu gostaria que ocorresse essa mudança? Seja criativo e expanda seus limites.
  1. Quais as escolhas que preciso fazer? O que você precisa eliminar e o que alimentar no seu eu? Faça outra lista.
  1. Onde quero chegar? Quais caminhos deve seguir?

Ter um objetivo o ajudará a encontrar a profissão correta. Mas lembre-se, você tem toda a chance de recomeçar e fazer o que realmente gosta.

Logo, ao iniciar a sua preparação para o seu ENEM/Vestibular, tenha em mente essas perguntas internas e claro, procure uma ótima plataforma de estudos para ter a garantia de que a escolha do curso/faculdade que vai fazer seja bem sucedida e que você possa chegar lá.

Veja também: Vestibular, a escolha do curso/faculdade.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo