Você está aqui:Home » Dicas » Notícias » Professores premiados inspiram com exemplos de superação

Professores premiados inspiram com exemplos de superação

O dia a dia da sala de aula é duro? Com certeza! Mas com uma dose de sensibilidade e muita persistência é possível superar os maiores desafios. Para inspirar todos os educadores e gestores escolares, a Bett Brasil Educar reuniu este ano um time de excelência que está transformando a educação no país turma por turma.

Diego Mahfouz Faria Lima é de Mato Grosso do Sul, mas foi graças ao seu trabalho como diretor de uma escola municipal em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que se tornou um dos finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2018, da Varkey Foudation, considerado do Nobel da Educação. (assista aqui ao vídeo produzido pela fundação)

Nos seus primeiros dias como diretor, alguns alunos chegaram a virar latas de lixo sobre ele. Mas Diego não se intimidou. Ele percebeu que precisava ouvir os alunos. O que ouviu? Que a escola era feia e punitiva. Sua resposta foi organizar um mutirão com pais e comunidade para pintar a escola. Também trocou as suspensões por outras medidas disciplinares, como ajudar na biblioteca. Um dos resultados mais claros da transformação positiva liderada por Diego foi a queda nos casos de evasão: em apenas um ano, foram de 202 para apenas 2.

Outro palestrante da Bett Educar este ano é José Marcos de Assis Couto Junior, professor de história de uma escola pública no bairro de Realengo, Rio de Janeiro. Com um projeto chamado Caravanas de Visibilidade ele venceu o prêmio Educador Nota 10 de 2018.

Partindo da análise da letra da música Caravanas, de Chico Buarque, (veja aqui o clipe oficial), fez os alunos refletirem sobre os níveis de invisibilidade, inclusive dentro da própria escola. Quantos dos alunos sabem o nome da pessoa que lhes serve a merenda diariamente? O professor continuou o trabalho levando os alunos para visitarem espaços culturais da cidade que eles desconheciam e propondo que eles também se expressassem por meio da arte. O conteúdo autoral dos estudante acabou virando um livro.

A transformação pela educação pode começar desde a primeira infância. É isso que demonstra a experiência de Luciana Bossy Demetrio, educadora de uma creche de Joinville, Santa Catarina, uma das finalistas no ano passado do Prêmio Professores do Brasil, na categoria creche. A premiação é organizada pelo MEC.

Ao notar que tinha em sala muitas crianças que, como ela mesma, vinham de outras cidades, desenvolveu com seus pequenos um projeto chamado “Filhos Da Chuva: Conhecendo Nossa Cidade Pela Ótica de Juarez”. A ideia foi aproximá-los da nova morada por meio das obras do artista plástico da cidade Juarez Machado.

As palestras dos professores premiados serão todas na sexta-feira, dia 17 de maio. Conheça aqui a programação completa do Congresso.

Saiba mais: Bett Educar

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo