Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Professora ensina fração com chocolate e fatias de pizza

Professora ensina fração com chocolate e fatias de pizza

Olá professores!

Para os alunos que têm irmãos com idades parecidas, as frações fazem parte do dia a dia. O suco do almoço é dividido milimetricamente pela metade entre os dois. O pacote de bolachas, no lanche da tarde, é dividido não só entre os irmãos, mas com o coleguinha que veio fazer lição de casa junto com eles. A pizza, do jantar, é dividida em pedaços iguais, distribuídos entre toda a família.

Sem que eles percebam, os conceitos de numerador e denominador estão ali, rondando as atividades cotidianas. É com situações como essas, concretas e lúdicas, que professores do Ensino Fundamental I inserem os conceitos de fração em sala de aula. Afinal, as brincadeiras trazem muito mais informação que a definição padronizada de fração (número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade).

Com os alunos do 4º ano, pode-se trabalhar as partes do inteiro (um terço, dois terços, três terços). Já com os do 5º ano, é possível ir além do inteiro, pois a capacidade de abstração é maior. Nessa fase, as noções de equivalência e comparação também podem ser trabalhadas com mais ênfase. Confira algumas atividades para ajudar no trabalho e mãos à obra!

4º ano: atividade com barbante – (Você vai precisar de um rolo de barbante).

1. Divida o barbante em pedaços de 1 metro na quantidade necessária para que cada um de seus alunos receba um pedaço.
2. Avise-os de que cada pedaço possui 1 metro (ou 100 centímetros) e peça para que eles dividam o barbante pela metade. Proponha algumas questões até que eles cheguem à conclusão de que metade do barbante equivale a 50 centímetros.
3. Faça a atividade novamente, propondo agora que os alunos cortem o barbante em quatro partes iguais. Introduza o conceito de frações, de partes de um todo.
4. A atividade pode se tornar mais complexa se a professora sugerir a soma das partes em que o barbante foi cortado. Se quisermos chegar à metade do barbante novamente, quantas partes temos que somar? E se juntarmos apenas três das partes em que o barbante foi cortado, como podemos representar isso numericamente?

5º ano: chocolate e pizza – (Você vai precisar de um chocolate para cada aluno).

1. Cada aluno deve abrir seu chocolate e contar quantos pequenos retângulos formam o todo. 
2. Peça para que cada um divida seu chocolate ao meio e, depois, quebre cada um dos pequenos retângulos que o formam. 
3. Trabalhe noções de equivalência (1/2 equivale a 6/12, por exemplo). Dificulte a atividade, pedindo a equivalência em pedaços do chocolate para 1/3, 1/4, 1/6. 
4. Peça para os alunos dividirem seus chocolates em tamanhos diferentes (1/2, 1/3, 3/4 etc.) e depois peça para compararem os tamanhos com os dos colegas. Assim, eles vão perceber qual é maior. 
5. Trabalhe também noções de soma de frações. Se somarmos 1/4 do chocolate com 1/2 do chocolate, quantos quadradinhos teremos? Qual será a representação dessa soma numericamente? 
6. Feito isso, peça para que os alunos entreguem 1 quadradinho para a professora e monte o chocolate inteiro. Elas vão perceber que, a cada quadradinho recebido, muda o numerador, mas o denominador continua igual. 
7. Assim que esse conceito estiver bem trabalhado, peça para que mais alguns (três ou quatro) alunos lhe entreguem um quadradinho. Assim, teremos uma situação em que o numerador passa a ser maior que o denominador. Ficará fácil para os alunos perceberem que isso é possível, já que é possível ter mais de um chocolate ao mesmo tempo.

Sugestão: Essa situação pode ser representada também com o modelo da pizza. Para isso, os alunos podem confeccionar uma pizza na aula de arte (veja abaixo) e, durante as aulas de matemática, usam tesoura e régua para dividir a pizza em fatias.

Compartilhe este artigos com outros professores.

Até logo!

comentários (1)

  • Maria Ivanete Nogueira

    Fazia tempo que eu não via ideias tão interessantes, vou já começar a confeccionar estes materiais, afinal coisa boa é pra se vivenciar e compartilhar com outras cabecinhas lindas, que adoram aulas coloridas e recheada de lúdico. Amei colegas.
    Beijos

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo