Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Professor tutor: como lidar com os alunos online?

Professor tutor: como lidar com os alunos online?

Olá, leitores!

O professor tutor não é uma novidade, o ensino a distância já trabalha com esse profissional há bastante tempo, mas já mostramos que o professor tutor pode ser uma tendência em escolas normais também.

Na educação EAD existem diferentes tipos de profissionais, já falamos sobre o tutor virtual, ele é responsável por entrar em contato com o aluno, interagir com ele e fazer com que ele seja ouvido pelo professor. Esse profissional nem sempre é um professor, ele pode ter outra formação, o trabalho dele não é de ensinar, mas sim garantir que a interação aluno professor esteja acontecendo.

Mas e o professor tutor? Em algumas escolas a distância existem esse profissional, muitas vezes ele faz o papel do tutor, caso ele não exista na instituição de ensino, mas a função dele aqui é outra. O professor tutor precisa ter uma formação específica, ele precisa ser graduado na área em que vai atuar como professor tutor e também precisa ter formação de professor tutor para EAD (esse curso é ofertado por várias escolas como por exemplo, pela SEED.

As responsabilidades do profissional professor tutor são várias, ele precisa orientar os cursistas, mediar as discussões, fazer o encaminhamento metodológico, avaliar as atividades, entre muitas outras coisas.

Como lidar com os alunos

livros-e-computador

Essa tarefa não é fácil e nem simples, o tutor vai precisar lidar com muitos problemas e muitos alunos, muitas vezes o professor tutor orienta inúmeros cursos e essa é uma tarefa bem complicada. O professor precisa mediar, orientar e facilitar o acesso dos alunos, lidar com tudo isso não é simples, até porque muitos estudantes não vão saber usar muito bem a tecnologia e isso complica um pouco.

Os alunos vão estar a todo momento em contato com esse profissional, além de tirar dúvidas o professor tutor também vai lidar com reclamações, justificativas por não ter entregado um trabalho e muitas outras coisas. Nesse caso é necessário ter o “pulso firme”, você não vai ver o aluno pessoalmente e por isso a comunicação pode ficar um pouco mais complicada, é preciso medir as palavras e mostrar que você está ali para ajudar e auxiliar o aluno no que ele precisa, mas ele também deve cumprir com os deveres de estudante.

Você já deve saber que na internet as pessoas ficam mais corajosas e falam o que pensam sem pensar no próximo e, esse, pode ser um problema para o professor tutor, pois ele vai precisar lidar com pessoas reclamando de alguma coisa. Essas pessoas nem sempre estarão certas, mas vão fazer de tudo, por isso, lidar com  esse tipo de aluno é um grande desafio.

Além dos alunos mais estressados e descompromissados você vai precisar ajudar e orientar os alunos na entrega de atividades, vai monitorar e avaliar as atividades propostas no curso, enviar relatórios para a coordenação de EAD, etc. Nesse caso é necessário lembrar os alunos de suas responsabilidades, dos prazos estipulados para entregar os trabalhos e exercícios, entre outras coisas.

É preciso lembrar o aluno que existe penalidade para quem não entrega o trabalho ou entrega com atraso. O curso a distância é um curso sério que valoriza os bons alunos e reprova aqueles que não tem compromisso. As pessoas precisam acabar com o preconceito que tem sobre os módulos a distância, afinal com a escola ou faculdade de curso EAD, é possível conseguir graduações reconhecidas pelo MEC.

Nossa dica para você que está trabalhando como professor tutor ou tem a intenção de trabalhar é de desenvolver a comunicação com os alunos, essa é a melhor forma de lidar com eles, converse entenda o que cada um precisa. Se você agir apenas como uma máquina que responde as dúvidas, os alunos vão se sentir prejudicados, por isso tenha diálogo e comunique-se com seus alunos de EAD.

Não deixe de compartilhar esse artigo e também comentar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo